Voltar à página inicial
TEMPO NA HOLANDA
Tempo na Holanda
TEMPO NO BRASIL
 
Compre livros do Brasil e receba-os em sua casa!
Colunas
International Film Festival - Rotterdam

 

Prêmios no 37º International Film Festival em Rotterdam
-23 de janeiro - 3 de fevereiro de 2008 -

Nancy Niemeyer

 

Sexta, 1º de fevereiro de 2008, noite de brilho durante a cerimônia do Tiger Awards - o equivalente ao Oscar neste festival – onde Dinamarca (Go with Peace, Jamil), Malásia (Flower in the Pocket) e Tailândia (Wonderful Town) foram os grandes vencedores.

Os curtas Liberty! (United Kingdom), As I Lay Dying (Malaysia) e Observando el cielo (United States)  receberem sues Tigers na segunda, 28 de janeiro.

Como grande fanzoca deste festival, não poderia deixar de destacar o que “rolou”de maior significação para mim. Lá vai:

O ator João Miguel (foto acima) atuou em três dos longas brasileiros – Mutum, Deserto Feliz e Estômago, neste último, como protagonista. Deu um show de interpretação e versalidade, instigando meu coração verde-amarelo e levando-o ao puro delírio de apreciação e escrachado orgulho;

E, como melhor filme, não brasiliero, o meu voto vai para o australiano Men’s Group. Filmado uma única vez, demorou oito meses para ser editado. O filme prende a nossa atenção “de cabo a rabo”! Sua temática não poderia ser mais atual, apesar do tabu que ainda carrega. É, não quero falar muito porque quero que vocês todos assistam. Na foto abaixo, John L. Simpson, produtor do filme e um entertainer nato, e esta colunista/espectadora feliz.

Quanto aos filmes brasileiros, um resumo:

  • Mutum(Sandra Kogut), um filme muito lindo, aborda a situação indefesa de uma família diante do patriarcado ditatorial do Sertão, imposto, principalmente, pelo isolamento dos grandes centros. Levou todos às lágrimas;
  • Fim da Linha(Gustavo Steinberg), na sua premiére mundial, faturou ovação do público;
  • Juízo(Maria Maros), documenta a fraqueza da integração dos nossos sistemas judiciário, legislativo e executivo, provocando o abandono de uma geração de jovens sem perspectiva de um futuro humano. Apesar disso, não é um filme pesado e desperta, em alguns momentos, o sorriso do espectador;
  • Deserto Feliz (Paulo Caldas), foi considerado “um bom filme” por Rutger Wolfson, diretor do festival – preciso dizer mais alguma coisa?
  • Cleópatra (Júlio Bressane), é uma bela produção deste brazuca que já tem cadeira cativa no festival – todo ano tem filme do Júlio para a gente assistir!
  • Andarilho (Cao Guimarães), é um show de fotografia. É um filme lento, sem ambição comercial;
  • Still Orangutans (Gustavo Spolidoro), foi filmado em uma tomada de 87 minutos, ou seja, a câmara não para, não há edição, não há cortes. O filme é uma compilação de seis crônicas do livro do mesmo nome, que se entrelaçam e mantém o público ligadíssimo na tela. Gustavo Spolidoro é um especilista em filmes de uma só tomada. Ele também filmou o “making of” do filme, que fará parte do DVD que brevemente será lançado. TRI-legal!!!!
  • A Casa de Alice (Chico Teixeira), é uma janela aberta que nos permite observar a dinâmica das muitas facetas da relação de uma família de classe média baixa. É uma linguagem universal, mas tão bem reconhecida pelos criados no patropi...
  • Estômago (Marcos Jorge), contém todos os elementos para sucesso de bilheteria!
  • Ricardo Alves Júnior, diretor do Convite para jantar com o camarada Stalin , veio ao festival pela primeira vez.Seu curta recebeu três prêmios no Festival de Brasília e o prêmio de melhor curta no CurtaCinema do Rio, onde foi descoberto pelos olheiros do festival de Roterdã. Ricardo acentuou que o International FilmFestival de Rotterdam destaca-se dos outros grandes da mesma categoria por possibilitar a exibição de filmes investigativos, lidando com uma outra maneira de fazer cinema;
  • Sentinela (Afonso Nunes), é um curta que exibe um dos rituais simples de solidarideade perante a morte. Muito interessante!

Rutger Wolfson, Diretor do 37º Festival Internacional em Roterdã, teceu vários elegios aos filmes brasileiros, citando Estômago e Deserto Feliz. Na foto, com esta colunista.

O festival terminou na noite de sábado, 2 de fevereiro, com uma super festa. A banda do filme Israelense The Band’s Visit foi responsável pela música da noite.

Coloquem na agenda para o ano que vem!!!!

 

Site do IFFR

04/02/2008

Visite nossa página de anúncios classificados
Como chegar
Guia de mapas e transporte público
 
 
 
.: Importante :.

Site criado e mantido por Márcia Curvo - Reprodução proibida ©2007 - Para sugestões ou anúncios entre em contato conosco.