Voltar à página inicial
TEMPO NA HOLANDA
Tempo na Holanda
TEMPO NO BRASIL
 
Compre livros do Brasil e receba-os em sua casa!
Colunas
Alessandra Starling é carioca, mãe de dois filhos, radicada na Holanda há 12 anos desde que foi transferida pela empresa onde trabalhava no Brasil.

 

Amsterdam Gay Pride - "Geloof, Hoop en Liefde"
("Fé, Esperança e Amor")

Por Alessandra Starling

 

O ponto alto do final de semana do Orgulho Gay de Amsterdã  é a famosa parada de barcos que aconteceu neste sábado dia 2 de agosto de 14h até 18h, o segundo dia do evento.Foram mais de 70 barcos desfilando pelo Prinsengracht e o rio Amstel. O desfile começou seu percurso do Westerdok, os barcos, com muitos homossexuais excêntricos e também vários heteros, fizeram sua trajetória pelo centro da cidade até chegar ao IJ .

Milhares de pessoas se acotovelavam ao longo dos canais para assistirem ao evento. De acordo com a organização, a grande presença do público foi devido ao tempo bom que fez durante o dia.

Grandes festas aconteceram pelas ruas do centro da cidade, na Reguliersdwarsstraat (festa jovem e descolada), Amstel (festa holandesa), Reguliersdwarsstraat 2 (Caribenha) Westermarkt , Paardenstraat (para mulheres), também na Rembrandtplein, Zeedijk , Amstelveld e em vários outros locais.

O desfile foi aberto pelo barco da rede gay "Roze in Blauw" da polícia da região de Amsterdã-Amstelland. No barco havia vinte policiais uniformizados, protestando contra a violência crescente contra gays da capital. Logo em seguida veio o barco do município de Amsterdã trazendo o prefeito da cidade, Job Cohen, entre outras autoridades. O prefeito estava rodeado de homossexuais trajando branco. O Ministro Ronald Plasterk e Guusje ter Horst também estavam a bordo da embarcação.

Frank van Dalen, da organização Pro Gay fez uma estimativa de mais de 500 mil pessoas presentes no evento, o maior de todos os tempos. Até este ano, a maior Gay Pride Parade teria sido a edição do ano anterior que teve uma estimativa de 400 mil pessoas. Van Dalen explicou na TV que existem alguns pontos da cidade que são mais populares, "mas hoje há muita gente por todos os lados. Mesmo naqueles lugares onde, no passado, quase não havia interesse das pessoas."

O evento se encerra neste domingo, 3 de agosto. Às 11h será celebrado um culto ecumênico na Rembrandtplein na intenção do tema do evento deste ano "Geloof, Hoop en Liefde" que significa "Fé, Esperança e Amor" . A festa oficial de encerramento, "We are - Amsterdam Gay Pride" será de 14h até 23h  com participação de vários artistas holandeses e DJ's na Stopera, Waterlooplein . 

 

Assista aos videos

Video NOS - Amsterdam Gay Parade
Video NOS - Parada Gay foi movimentada

">1

">2

">3

">4

 

Comente aqui:

Se o link para os comentários não abrir , clique em "atualizar página" no seu navegador.

Visite nossa página de anúncios classificados
Como chegar Guia de mapas e transporte público
 
 
 
.: Importante :.
Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores. Suas opiniões não refletem necessariamente o pensamento da criadora do site. Site criado e mantido por Márcia Curvo - Reprodução proibida ©2008 - Para sugestões ou anúncios entre em contato conosco.