Informações sobre estudo superior para estrangeiros na Holanda.

(Fonte: site da Embaixada dos Países Baixos)

De engenharia a museologia, a Holanda é referência no mundo acadêmico. Segundo o ranking “Times Higher Education”, o país é o terceiro colocado na listagem dos melhores sistemas educacionais do mundo e a excelência em educação e pesquisa é assegurada pelo sistema nacional de regulação e garantia da qualidade. Com didática focada no sistema “problem-based learning”, o estudante aprende a analisar e resolver problemas por si mesmo através da ênfase no autoestudo e autodisciplina.
 
Localizada em um ponto central da Europa, a Holanda possui mais de 10% da sua população acadêmica formada por estudantes estrangeiros, o que torna o ambiente de estudos multicultural e amplamente favorável à construção de uma rede de relacionamentos internacional. 
 
Além da reputação mundialmente reconhecida, o país atrai diversos estudantes internacionais pela variedade de cursos ministrados em inglês: São mais de 1.700 programas de nível superior entre opções de graduação, pós-graduação e curta duração, em todas as áreas de conhecimento. Toda essa diversidade confere à Holanda a liderança mundial na quantidade de cursos oferecidos em inglês fora dos países de língua oficial inglesa. 
 
Para informações completas acesse: www.estudenaholanda.org
 
1) Eu preciso saber falar holandês para poder estudar na Holanda?
 
Não. Há mais de 1.700 cursos de nível superior ministrados em inglês no país. Esses cursos compreendem todos os níveis de formação superior (Bacharelado, Mestrado e Doutorado) e as mais diversas áreas do conhecimento humano.  Além disso, cerca de 85% da população domina o inglês, o que possibilita ao estrangeiro viver tranquilamente no país sem dominar o idioma local.
 
Os candidatos a cursos superiores na Holanda devem comprovar sua proficiência em inglês através de exames como o TOEFL ou o IELTS.
Para conhecer os programas ministrados em inglês na Holanda, acessewww.nesobrazil.org/encontreseucurso
 
2) Como funciona o Ensino Superior nos Países Baixos?
 
Existem dois tipos de educação superior: um voltado para educação acadêmica, oferecido em 14 universidades de pesquisa (research universities), e outro orientado para aplicação prática do conhecimento, presente em 43 universidades de ciências aplicadas (universities of applied sciences). Há ainda instituições especializadas em educação internacional, que oferecem programas especialmente voltados para estudantes estrangeiros.
 
Nas universidades de pesquisa, recebe-se o título de bachelor após três anos de estudo e nas de ciências aplicadas superior, após quatro anos. Depois de obter este título, o estudante pode matricular-se no curso master, que tem a duração de um a dois anos. Estudantes estrangeiros que já possuam um diploma de bacharelado podem entrar num curso master, sempre respeitando as condições impostas pela universidade. 
 
Já o programa de doutorado leva ao título de PhD, obtido após pesquisa realizada sob a supervisão direta de um catedrático, apresentação e defesa de tese. O doutorando (promovendus) trabalha de forma independente e em tempo integral, por quatro ou cinco anos. Estudantes estrangeiros, na posse de um master´s degree, podem solicitar um trabalho como promovendus numa universidade holandesa. Para cursar doutorado no modelo sanduíche, realizado parte na Holanda e parte no seu país de origem, é necessário que sua universidade possua um acordo de cooperação com a universidade holandesa.
 
 
3) Quanto custam os cursos na Holanda?
 
Os preços dos cursos podem variar de acordo com os níveis de graduação, a área de conhecimento e a estrutura da instituição. Para cursos de bacharelado, por exemplo, os preços variam entre 4.000 e 10.000 euros por ano. 
 
Alunos da União Europeia têm preços especiais, entre 1.000 e 2.000 euros por ano, para a maioria dos cursos. Uma ótima oportunidade para brasileiros com dupla nacionalidade.
 
As universidades costumam divulgar o valor dos programas no banco de cursos da Nuffic:www.nesobrazil.org/encontreseucurso
 
4) Que exigências são feitas para admissão de estudantes estrangeiros?
 
Diferentes universidades podem ter diferentes requisitos, por isso é muito importante que você entre em contato com a sua instituição escolhida para saber exatamente quais são as exigências no seu caso. 
 
Em todo caso, a validação dos diplomas e os testes de proficiência em inglês são requisitos mandatórios. Para estudantes de bacharelado é exigido um diploma de ensino médio, para alunos de mestrado é exigido um diploma de graduação e assim por diante. Com relação aos testes de proficiência em inglês, os TOEFL e o IELTS são os mais comumente aceitos. Algumas universidades também aceitam outros exames. Para o TOEFL, normalmente é exigida uma pontuação mínima de 550 para o teste no papel e 213 para o teste no computador. Para o IELTS é exigida uma pontuação mínima de seis.
 
5) Como reconhecer os diplomas obtidos na Holanda?
 
Estudantes brasileiros nos Países Baixos têm sempre que levar em conta que os diplomas neerlandeses, assim como todos os diplomas obtidos no exterior, não são automaticamente reconhecidos no Brasil. Para dar entrada ao pedido de reconhecimento do diploma no Brasil, é necessário primeiramente legalizar o documento junto aos Ministérios neerlandeses de Educação e Relações Exteriores e no Consulado brasileiro em Roterdã.
 
Em seguida, o estudante deverá apresentar o diploma legalizado, acompanhado de histórico escolar, com ementa de todas as disciplinas estudadas, a uma universidade pública brasileira que ofereça curso similar ao que concluiu no exterior, a fim de que seja feita a equiparação de matérias. 
 
Para mais informações, confira a página de reconhecimento de diplomas do Nuffic Neso Brazil.
Você pode também conferir mais informações no site do Ministério brasileiro de Educação. 
 
6) Há programas de bolsas para estudantes estrangeiros?
 
Sim. 
A Holanda é parceira do Ciência sem Fronteiras, iniciativa do governo brasileiro. Dessa cooperação nasceu o Science without Borders Holland, que oferece bolsas de graduação e doutorado nas universidades holandesas. Lançado em 2010, o programa já enviou mais de 700 bolsistas para as instituições de ensino dos Países Baixos. www.swbholland.org
 
Para os brasileiros, O Nuffic Neso Brazil organiza o Orange Tulip Scholarship Programme, que oferece bolsas de estudos e/ou descontos da anuidade de diversas universidades na Holanda. Essas vantagens são exclusivas para estudantes do Brasil. www.nesobrasil.org/ots
O Ministério neerlandês do Exterior oferece o programa Netherlands Fellowship Programme (NFP), que concede bolsas de estudo a profissionais estrangeiros de alguns países, dentre eles o Brasil. 
 
Muitas universidades e fundos privados oferecem bolsas de estudos para alunos que desejam ir estudar na Holanda. Para pesquisar as opções, visite: www.nesobrazil.org/bolsas
 
É importante ressaltar que para se candidatar a qualquer programa de bolsas de estudos, o estudante já deve ter recebido a carta de aceitação da Universidade.
 
7) Como devo proceder para me candidatar?
 
- Em primeiro lugar, você deve escolher o curso mais adequado aos seus objetivos. Para isso, viste: www.nesobrazil.org/encontreseucurso
- Entre em contato com a instituição de ensino escolhida para obter detalhes sobre os requisitos de admissão.
- Mande os documentos requeridos para a Universidade e espere a carta de aceitação.
 
8) Como faço para estudar em holandês na Holanda? 
 
Caso você deseje estudar em holandês, precisará dominar o idioma. Muitas universidades oferecem aos alunos estrangeiros a possibilidade de seguirem um curso preparatório de língua neerlandesa, com duração de um ano, antes de ingressarem em cursos ministrados neste idioma. Em todos os cursos, porém, o conhecimento do inglês é indispensável, já que grande parte da literatura a ser usada está em inglês. Para mais informações sobre os cursos em holandês, acesse: http://www.nuffic.nl/international-students/study-options/study-programmes-in-dutch
 
9) Existe alguma representação oficial do ensino superior holandês?
 
Sim. O Nuffic Neso Brazil é a representação oficial no Brasil para todas as questões referentes ao ensino superior holandês e atua promovendo e fornecendo informações sobre os programas de estudos ministrados em Inglês na Holanda. O escritório inicia e facilita a cooperação institucional entre as instituições de ensino superior brasileiras e holandesas, além de orientar e informar gratuitamente os interessados em estudar na Holanda. 
 
Nuffic Neso Brasil é o escritório de representação da Nuffic, a Organização Holandesa para a Cooperação Internacional no Ensino Superior, sem fins lucrativos e subsidiada pelo Ministério da Educação holandês. 
 
Acesse o site www.nesobrazil.org ou escreva para info@nesobrazil.org
Também é possível acompanhar a fundação pelo facebookhttp://www.facebook.com/nufficnesobrazil ou twitter @nesobrazil 

Lista das Escolas Superiores na Holanda