Assistência Judiciária na Holanda


1. Quais são as despesas de um processo judicial e quem deve arcar com elas normalmente ?
Os custos de um processo variam em função da importância do processo e da sua natureza. É por conseguinte difícil saber previamente o seu montante exato. A parte essencial dos custos é constituída pelos honorários do advogado. Não existe uma tarifa horária fixa para os honorários do advogado, que podem variar entre 100 e 250 euros, ou mesmo mais. Quando o processo começa também é necessário arcar com as taxas judiciais, que variam em função do tipo de ação referida no tribunal.
2. O que é a proteção jurídica?
A proteção jurídica é a concessão de uma assistência financiada pelo Estado às pessoas que não dispõem de recursos financeiros suficientes para arcar com os custos de um processo.
3. Quem pode se beneficiar da proteção jurídica?
A proteção jurídica subsidiada é concedida para processos relativos a interesses jurídicos que relevem do âmbito de aplicação da legislação holandesa, às pessoas singulares ou coletivas cujos recursos financeiros não ultrapassem um determinado rendimento líquido máximo. A partir de janeiro de 2004, este rendimento líquido máximo - ou seja, o rendimento deduzido do imposto - foi fixado em 1.503 euros para as pessoas solteiras e 2.113euros para os casais, casados ou vivendo em união de fato. Além disso, as pessoas casadas com bens superiores a 9.100 euros e solteiras com bens superiores a 6.370 euros não podem ter proteção jurídica subsidiada. Os beneficiários de proteção jurídica devem pagar uma contribuição em função do seu rendimento. A contribuição está compreendida entre 66 euros (em 2004) e 564 euros. Na maior parte dos processos penais não tem de ser paga qualquer contribuição.
4. A proteção jurídica pode ser obtida para qualquer tipo de questão ou litígio?
Não. A proteção jurídica não é concedida em relação a litígios cujo valor seja inferior a 180 euros.
A proteção jurídica subsidiada está igualmente excluída quando:

-o pedido manifestado é totalmente infundado;

-o custo da proteção jurídica é desproporcional em relação ao interesse do processo;

-o pedido diz respeito a um processo penal relativo a uma infração que será provavelmente sancionada com uma multa de montante reduzido;

-o pedido é introduzido por uma pessoa coletiva (pessoa jurídica) cujo objetivo é intentar uma ação judicial;

-o processo refere-se ao exercício de uma profissão independente ou a uma atividade, a menos que a continuação do exercício dessa profissão ou dessa atividade dependa do resultado do processo;

-o processo é apresentado junto de um tribunal internacional que dispõe do seu próprio sistema de proteção jurídica, ou

-o processo permite que as partes assumam a sua própria defesa, sem recorrer a um advogado.
5. Como sou informado se me foi concedido o apoio judiciário requerido?
Se pretende informações sobre o sistema holandês de apoio judiciário, pode dirigir-se a um advogado, a um gabinete de consultoria jurídica (bureau Rechtshulp) ou ao Gabinete de Apoio Judiciário (Raad voor Rechtsbijstand). Em todos pode obter informações sobre o sistema de apoio judiciário e sobre a possibilidade de beneficiar desse apoio.
6. Se me é concedido o apoio judiciário, quem nomeia o advogado?
Cada pessoa escolhe o seu próprio advogado, independentemente de satisfazer ou não as condições para beneficiar de apoio judiciário. Se necessitar de ajuda para encontrar um advogado pode dirigir-se também ao Raad voor Rechtsbijstand (Gabinete de Apoio Judiciário) ou à Orde van Advocaten (Ordem dos Advogados).
Se não residir nos Países Baixos, é melhor contactar o Gabinete de Apoio Judiciário da Haia (endereço: BP 450, 2501 CL Haia). Se residir nos Países Baixos, deve dirigir-se ao Gabinete de Apoio Judiciário da circunscrição de onde depende.
7. Onde posso obter os formulários de requerimento de apoio judiciário? Se me é concedido o apoio judiciário, o que devo fazer?
Normalmente, é o seu advogado que preenche o formulário do pedido e se encarrega de todas as formalidades. É também a ele que pagará a contribuição relativa ao apoio judiciário.
8. Que documentação devo juntar ao requerimento? Onde entrego esse requerimento?
Se solicitar apoio judiciário subsidiado deve juntar documentos comprovantes dos seus rendimentos e dos seus bens, bem como os documentos necessários relativamente ao seu processo (ver item 4). O seu advogado saberá que documentos é necessário juntar ao formulário de pedido. Caso contrário, pode solicitar um formulário ao Gabinete de Apoio Judiciário, onde são registados todos os pedidos.
9. Se me é concedido o apoio judiciário, este cobre todos os custos do processo?
Não, o apoio judiciário subsidiado cobre apenas os honorários do advogado. Os custos do processo, bem como outros custos, não estão incluídos. Se beneficiar de apoio judiciário, pode solicitar uma redução dos custos do processo. Se essa redução for possível, o seu advogado transmitirá os pedidos necessários. Os custos do processo podem ser recuperados junto da parte contrária.
10. Caso me seja concedido apoio judiciário parcial, quem paga os restantes custos?
Não existe nos Países Baixos apoio judiciário parcial.
11. Caso eu deseje recorrer da sentença judicial, a proteção jurídica que me foi concedida é extensível a esse recurso?
Se quiser recorrer para uma instância superior, deve introduzir um novo pedido de apoio judiciário. Deve também pagar de novo uma contribuição.
12. O apoio judiciário concedido pode ser retirado antes do termo do processo?
Sim. O apoio judiciário pode ser retirado se a sua concessão se tiver baseado em informações falsas, se o beneficiário não pagar a sua contribuição relativa ao apoio judiciário ou se a sua situação financeira registar uma nítida melhoria.
13. Se me for recusado o apoio judiciário, posso recorrer dessa decisão?
Sim. Pode em primeiro lugar contestar a decisão junto do Gabinete de Apoio Judiciário. Se as suas objeções não forem (integralmente) tomadas em consideração, pode recorrer para um tribunal (administrativo). As vias de recurso são mencionadas no próprio texto da decisão ou na carta de acompanhamento.
14. Outras informações
Pode obter informações complementares no site postbus51. A organização Postbus 51 pode fornecer informações de base sobre o sistema (jurídico) holandês e enviar-lhe brochuras sobre o direito holandês. A maior parte destas brochuras encontram-se disponíveis em inglês ou noutras línguas européias.

Não deixe de consultar os órgãos competentes, como o Rechtshulpbureau para saber das modificações no sistema de assistência judiciária da Holanda.
Ultimamente estão sendo feitas muitas mudanças nas leis da Holanda!
Informe-se bem na prefeitura da sua cidade ou no Rechtshulpbureau , antes de começar qualquer procedimento para que você não venha a ter problemas futuros.
O site não é responsável por qualquer mudança nessas informações, verifiquem diretamente na fonte citada ou no Ministério da Justiça .

Fonte: Rede Judiciária Européia- europa.eu.int