Voltar à página inicial
TEMPO NA HOLANDA
Tempo na Holanda
TEMPO NO BRASIL
Compre livros do Brasil e receba-os em sua casa!
Recantos da Holanda
Marken

 

Marken - onde o tempo esqueceu de passar

Marcia Curvo

Marken é um dos vilarejos mais autênticos da Holanda e está situado em uma minúscula península a 20 minutos de distância de Amsterdã. Somente a partir de 1957 Marken foi conectada com a terra firme por um dique que atravessa o Lago de Marken e o Mar de Gouw. Mesmo depois de feita esta conexão sentimos a atmosfera de uma pequena ilha com suas ruelas estreitas, as casas verdes de madeira , muitas pontes e a Baía de Marken. As casas foram construídas sobre estacas para proteger seus moradores das enchentes regulares. Os quintais e os arredores ainda mostram um mundo diferente e único.

Não é raro encontrar pessoas vestidas em trajes típicos coloridos andando pelo vilarejo, muito mais ainda no Dia da Rainha. Esses trajes são usados com orgulho nos feriados e também pelos componentes da Banda de Marken.


A pitoresca baía de Marken dá a impressão que o local sempre foi uma vila de pescadores, mas isso não é verdade. Inicialmente a ilha de Marken sobrevivia da pecuária, com o passar do tempo houve o ressecamento e enfraquecimento do solo o que tornou essa atividade muito cara e cada vez mais difícil. A cidade só estava preparada para a criação de gado e isso fez com que os moradores fossem em busca de outra fonte de renda. Daí em diante os homens saíram para pescar enquanto as esposas ficavam em casa cuidando do gado e preparando o feno.

Não muito distante da ilhota encontramos o famoso farol “het Paard van Marken” que sempre foi uma peça de suma importância para guiar os barcos vindos de Amsterdã. Na Baía de Marken turistas podem fazer um passeio de barco até Volendam, ilha típica de pescadores, ali mesmo no embarcadouro se compra o ingresso para o Marken Express.

Marken ficou mundialmente famosa depois que Sitje Boes (1895-1983) inaugurou uma lojinha de souvenirs da região, sua casa está intacta e é aberta aos visitantes mediante o pagamento de uma pequena contribuição, assim os turistas ficam conhecendo como é montada uma típica casa da ilha.

Além das 130 casas monumentos que você vê durante sua caminhada pela vila, também vale a pena conhecer a Igreja Protestante  e o pequeno Museu de Marken onde também estão expostas as roupas típicas do local.

Amantes da natureza podem aproveitar para fazer uma caminhada de 9km pelo dique até chegar no famoso farol e no quebra-gelo que protege a pequena vila na época do inverno.  Há algumas praias onde se pode nadar durante o verão e aluguel de bicicletas para exploração do local, já que não é permitida a entrada de carros no vilarejo. Há um grande estacionamento na entrada onde paga-se uma pequena quantia pelo dia todo.

Mapa de Marken e endereços de locais interessantes

Galeria de Fotos

Comente aqui:


Visite nossa página de anúncios classificados
Como chegar
Guia de mapas e transporte público
 

 

 
 
 
.: Importante :.
Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Suas opiniões não refletem necessariamente o pensamento da criadora do site.
Site criado e mantido por Márcia Curvo - Reprodução proibida ©2005 - Para sugestões ou anúncios entre em contato conosco.