Costumes e Etiqueta holandesa


Visitas - Geralmente os holandeses não gostam de visitas que chegam sem aviso antecipado. Se você tem uma amiga muito especial, você pode telefonar pela manhã e avisar que passará para uma visita à tarde, mas normalmente deveria ser com uma antecedência bem maior.  Mesmo filhos adultos às vezes têm que telefonar aos pais e vice-versa para saber se podem visitá-los no dia e horário desejado. Nunca diga "qualquer hora passe aqui em casa" a não ser que você não queira receber visita dessa pessoa. Sempre tem que se marcar o dia e a hora. Nunca espere que o holandês se atrase para a visita, se você marcou às 14h, ele chegará nesse horário em ponto, tenha portanto o café para ser servido. Assim que a visita entrar você tem que servir café ou chá e não se esqueça de servir uma bolacha ou um bombom com a bebida.  Mesmo para trabalhadores que estão em serviço na sua casa você deve servir café ou chá. É falta de educação servir-se, sempre espere ser servido. Nunca se esqueça de perguntar às suas visitas se elas aceitam mais café ou chá.

Presentinhos de hospitalidade - Geralmente quando visitamos alguém levamos algo para essa pessoa. Os presentes mais apropriados são: flores, chocolates ou alguma guloseima doce. Não se esqueça de levar flores se sua anfitriã for diabética ou estiver em dieta.

Beijos - O ritual ao encontrar-se com amigos e membros da família pega alguns estrangeiros de surpresa. São dados três beijinhos nas bochechas, direita-esquerda-direita, os homens se cumprimentam com aperto de mão. É um protocolo básico um aperto de mãos e dizer seu nome - primeiro e último ou somente o último - ao ser apresentado para alguém.

Cartões e presentes - Holandeses sempre gostam de presentear ao visitar alguém, em aniversários e formaturas. Esses presentes são flores, chocolates, vinhos ou alguma outra coisa que não seja muito cara. Também é muito comum dar um envelope com dinheiro para quem está casando, aniversariando ou formando.  O presente deve ser aberto na hora, nunca espere alguma grande reação de um holandês ao receber um presente. Também têm costume de enviar cartões para várias ocasiões como: ser aprovado, tirar carteira de habilitação, casa nova, aposentadoria, agradecimento por um jantar. Quando estão de férias sempre enviam cartões aos amigos.

Aniversários - Os holandeses sempre celebram o aniversário e aguardam visita da família e dos amigos nessa data. É considerado anti-social quando se deixa de celebrar o aniversário (verjaardag) de um amigo ou parente. No local de trabalho, o aniversariante deve levar o bolo e as guloseimas para a comemoração com os colegas. Do mesmo jeito fazem as crianças, elas levam as guloseimas para comemorar o aniversário com os colegas de classe. Calendários de aniversários (Verjaardagkalenders) são pendurados atrás da porta do lavabo para que essas datas não sejam esquecidas. Caso o aniversariante more distante ou por alguma outra razão não haja possibilidade de comemorar em pessoa, cartões são enviados. Nunca se esqueça de cumprimentar um holandês pelo seu aniversário, esse tipo de esquecimento não é bem visto. Cumprimente não só o aniversariante, mas os familiares e amigos presentes na comemoração com um sonoro "Gefeliciteerd" (parabéns), não se assuste quando alguém te cumprimentar pelo aniversário do seu marido, da sua mãe, etc.

Aniversário de 50 anos: Abraham e Sara - Esse aniversário é um marco especial na vida dos holandeses. Se for uma mulher que completa os 50 anos de vida, ela é chamada de Sara, o homem é Abraham, essa tradição vem de uma passagem bíblica (João 8:57- Perguntaram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos e viste Abraão?). Um boneco de tamanho natural é colocado em frente à casa do aniversariante. Ao contrário de outras culturas onde se tenta esconder a idade ou mesmo camuflar o envelhecimento, na Holanda eles ficam extremamente orgulhosos de ter chegado à idade madura. Na concepção deles, quanto mais velho, melhor é.

Casamentos - A cerimônia religiosa (que não é mais celebrada com frequência) só pode ser feita após o casamento civil. Depois da cerimônia a comemoração poderá ser feita em três partes: uma recepção(receptie), um jantar(diner) e uma festa(feest). É comum que para cada uma das comemorações haja um grupo diferente de convidados. Amigos mais chegados e familiares poderão ser convidados para todas as fases da comemoração, enquanto colegas de trabalho e vizinhos são convidados somente para a recepção logo após a cerimônia.

Aniversários de casamento - Quase sempre casais holandeses comemoram com familiares e um grande grupo de amigos os doze anos e meio de casados, os 25 e os 50 anos de casados. Os presentes em geral são flores, um bom vinho ou os convidados se reúnem e se cotizam para compra de um só presente de valor mais alto.

Nascimentos - Se você ver uma cegonha e balões coloridos, rosas para meninas e azuis para meninos, em um jardim de uma casa, saiba que ali nasceu uma criança. Parentes, colegas e amigos telefonam com antecedência para marcar o dia e a hora da visita, sempre levam algo para o bebê, um brinquedo ou uma roupinha. Às visitas serve-se café ou chá acompanhado de "beschuit met muisjes"
(torrada redonda com manteiga e confeitos) cor de rosa se for menina e azul se for menino.

Por que é servido "Beschuit met muisjes" quando visitamos um recém-nascido na Holanda?
Tudo começou por causa das sementes de anis. Antigamente as mulheres que acabavam de dar à luz comiam sementes de anis para estimular a produção de leite. Às crianças, ao visitarem o bebê recém-nascido, servia-se pão com manteiga e açúcar. Os confeitos conhecidos por muisjes foram inventados naquela época: sementes de anis com uma cobertura açucarada. Quando o "beschuit" (tipo de torrada redonda) foi inventado na metade do século XIX começou o hábito de servir "beschuit met muisjes"* às pessoas que visitavam o recém-nascido pela primeira vez.

Falecimento - Quando alguém morre, um membro da família envia um cartão com uma tarja preta avisando do acontecimento, muitas vezes esse cartão traz os seguintes dizeres: "bezoek is niet gewenst" (não desejamos visitas) ou "de overledene wordt in besloten kring begraven" (o funeral será somente para pessoas da família) . As pessoas que quiserem fazer uma visita de despedida ao falecido, deverão telefonar para marcar o dia e horário com a família enlutada. Depois do enterro ou cremação, há uma recepção às pessoas ali presentes onde terão oportunidade de manifestar suas condolências à família enlutada.

- Datas e Tradições