IATISMO - O ANTIGO GOSTO HOLANDÊS PELAS ÁGUAS

Vencer a água foi o primeiro desafio do homem pré-histórico. Desde os mais remotos tempos da antigüidade, embarcações feitas dos mais diferentes materiais foram utilizadas para transportes através de rios e do mar.

A Vela, como esporte, surgiu no século 17. Originada na Holanda, foi introduzida na Inglaterra pelo rei Carlos II, em 1860. Mas alguns historiadores afirmam que a origem do Iatismo está numa aposta feita entre Carlos II e seu irmão, o duque de York, para determinar qual de seus barcos seria o mais veloz.

O mais antigo clube de Iate no mundo é o Royal Cork Yacht Club, que descende do Cork Harbor Water Club, fundado na Irlanda em 1720. O Iatismo, também conhecido por Vela, estreou nas Olimpíadas em 1900, nos Jogos Olímpicos de Paris, França. No entanto, saiu do programa em 1904, nos Jogos de Saint Louis, Estados Unidos, retornando em 1908, em Londres, e permanecendo desde então.

Com o passar dos anos, as categorias do esporte sofreram alterações. Das atuais, a mais antiga é a Star, desde 1932 e a mais veloz é a Tornado, que ingressou na Olimpíada de 1976. Em 1988, pela primeira vez na história, foi incluída a disputa exclusivamente feminina. Hoje, as potências mundiais no Iatismo são a Austrália, Estados Unidos e Espanha.

(fonte/arquivo - O Estado de São Paulo)