A língua dos Países Baixos, o neerlandês ou holandês, é o idioma materno de mais de 21 milhões de neerlandeses e flamengos. Além disto, no noroeste da França, outras 60.000 pessoas usam um dialeto neerlandês. Nas Antilhas Neerlandesas e Aruba, que formam parte do Reino dos Países Baixos, e na antiga colônia neerlandesa do Suriname, o neerlandês é utilizado freqüentemente pela Administração Pública e no ensino. O afrikaans, uma das línguas faladas na África do Sul, deriva do neerlandês do século XVII. O idioma neerlandês tem tido influências em outras línguas, sobretudo na terminologia da navegação, obras hidráulicas e na agricultura. O neerlandês é ensinado em aproximadamente 250 universidades no mundo e muitas vezes é escolhido como segunda língua nas escolas da região francófona da Bélgica, assim como no norte da França e na Alemanha.

Em 1980, os Países Baixos e a Flandres fundaram a União da Língua Neerlandesa (Nederlandse Taalunie), uma organização que tem como objetivo estimular o neerlandês a nível mundial e formular normas para a ortografia e a gramática.

Na província da Frísia, no norte do país, é também falada uma segunda língua: o frisão. Essa língua oficial é a língua materna de cerca de 400.000 frisões, e mostra semelhanças com o inglês e as línguas escandinavas. O neerlandês é a língua oficial do ensino nos Países Baixos e também na província da Frisia.

Fonte: site da Embaixada dos Países baixos

Existem vários cursos do idioma aqui na Holanda e entre os que mais se destacam são:

James Boswell Instituut - Universidade de Utrecht

Dutch for Foreigners - Universidade de Delft

Dutch Language Course - Erasmus Universiteit em Rotterdam

Regina Coeli em Vught

Em nossa seção de "cursos on line" disponibilizamos vários sites de cursos de holandês on line.