Arraial dos Brasileiros na Holanda em Berlicum

Arnild Van de Velde

 

Paulistas, gaúchos, mineiros, baianos, alagoanos, paraenses, goianos - para citar apenas alguns -  e holandeses se reuniram, domingo passado,  para dançar quadrilha no Café " De Witte Zwaan ", em Berlicum , arredores de  's-Hertogenbosch (Den Bosch), em comemoração à passagem dos festejos juninos.  

A festa, promovida pelo site Brasileiros na Holanda, com apoio de patrocinadores, foi animada pelo DJ Rony Boy , do grupo Sambadam e contou ainda com uma participação especial da banda Poco Troppo Loco, formada por brasileiros e holandeses.

Sob o sol do verão holandês, "caipiras" das diversas regiões dos Países Baixos encheram o pátio do " De Witte Zwaan ", por onde desfilaram seus trajes típicos e "forrozaram" à vontade.

O bufê, montado com a colaboração dos participantes, incluiu desde tradicionais canjicas, bolos de milho, aipim e fubá até outros pratos da cozinha brasileira: feijão tropeiro, ensopado de frango, arroz à grega, tortas salgadas diversas, bolinhos de bacalhau, entre outros salgadinhos e doces. Além do indispensável pé-de-moleque, da paçoquinha, pipoca e demais delícias, foram ainda servidos três tipos de sorvete, cortesia de Bakker en Kok. Entre os diversos prêmios, camisetas, relógios, despertadores, vale-compras no valor de EUR 30 cada, peças de picanha e kit-feijoada(Finalmente Brasil), "Portugees voor Zelfstudie", livro didático da língua portuguesa, da lingüista Gisa Muniz (Talent Talen), e passagens áreas(Varig).

O "casamento na roça" marcou o ponto alto da "festança". A noiva grávida, interpretada por Simone Verstappen não somente ganhou a simpatia dos presentes, como também foi brindada no sorteio dos patrocinadores. Na "vida real" sua sogra foi a ganhadora das duas passagens Amsterdã-Paris-Amsterdã, oferecidas pela Varig. O "cabra fujão", Ronaldo Gomes Lobo não teve escapatória: sob a mira da sogra "braba", Márcia Curvo, disse sim à noiva grávida diante do padre, interpretado por João Vital, um dos  organizadores da festa de Berlicum.  O site Brasileiros na Holanda agradece aos patrocinadores, representados pelas pessoas de Dores van den Hoek (GWK MoneyGram), Gisa Muniz (Talent Talen), Vanessa Cassa e Raymond Blackson (Finalmente Brasil), a Danny van der Harst (Varig ) e ao Ministro Carlos Alberto Asfora , Chefe de Chancelaria da Embaixada Brasileira na Haia, por seu apoio e empenho, para que o
"Arraial dos Brasileiros na Holanda" pudesse ser realizado. A festa, em 2006, já tem data marcada: 25 de junho , na mesma hora e local. Anotem na agenda!

A festa vai começar



Comida típica servida à vontade



Sorvete servido pelo sr. Jan Goorman e por João Vital, cortesia de Bakker en Kok

Maria-mole também fez parte do cardápio

D. Célia e Arnild batendo-papo enquanto ajudavam na barraca de comida

Casal João Vital e Hanny idealizadores da festa junina e também da equipe organizadora

Marga de Wit(proprietária do Café de Witte Zwaan), Márcia Curvo(editora do site Brasileiros na Holanda) com seu esposo Gerard van Beek, Hanny e João Vital, comemorando o sucesso do Arraial depois da festa.

Vai começar o casório, a noiva grávida entra acompanhada de seu pai.

Depois de encontrado o noivo fujão, o padre João faz o sermão do casório caipira.


Deixe seu comentário ou sugestão: