Voltar à página inicial
TEMPO NA HOLANDA
Tempo na Holanda
TEMPO NO BRASIL
Compre livros do Brasil e receba-os em sua casa!
Colunas


Festa junina alegra domingo em Berlicum

 
Da redação
 
Pela terceira vez consecutiva, o "Arraiá dos Brasileiros na Holanda"  incrementou, no último domingo,  a rotina do tranqüilo vilarejo de Berlicum, localizado nas imediações de Den Bosch. Cerca de 700 pessoas - vindas de diversas partes da Holanda - lotaram o Café "De Witte Zwaan", palco tradicional da festa.
 
Apesar do temporal, o número de participantes superou o do ano passado. "Vim porque uma amiga disse que a festa é muita boa", comentou a gaúcha Denise, presente pela primeira vez. Com a chuva, algumas celebrações típicas do São João ficaram de fora do roteiro, mas nem por isso o arrasta-pé foi prejudicado: ao som dos goianos Luiz Carlos e Vinícius, o público dançou até o cair da noite - pouco antes  do ínicio da partida que tiraria a Holanda da Copa 2006.
 
Sob o comando do DJ Ronny Boy, a festa foi também embalada por outros ritmos brasileiros. Um sorteio de brindes oferecidos pelos patrocinadores - GWK Moneygram, Finalmente Brasil e este site - agitou os presentes.
 
O "Arraiá dos Brasileiros na Holanda"  surgiu a partir de uma festa junina particular, organizada em 2003, pelos casais Carolina Rutten-Borges e Geert Rutten, Hanny e João Vital. Em 2004, o site Brasileiros na Holanda foi convidado a participar da organização da mesma. Desde então, a festa vem se afirmando como um evento tradicional do verão, em Berlicum. O Arraial é também o principal  ponto de encontro de brasileiros que vivem nos Países Baixos.

O bufê, que é sempre farto de comida típica junina, é montado com a contribuição dos participantes. Fez parte do cardápio deste ano, pinhão cozido, canjica, curau de milho-verde, bolos de mandioca e fubá, caldo de milho-verde, caldo de feijão, arroz doce, entre outros pratos da culinária brasileira: asinhas de frango, arroz à grega, tortas salgadas diversas, bolinhos de bacalhau, vários tipos de salgadinhos e doces. Além do indispensável pé-de-moleque, da paçoquinha, pipoca, amendoim salgado e outras delícias, foi servido sorvete, cortesia de Bakker en Kok.

Este ano, os agradecimentos especiais são destinados ao sr. Jan Goorman que pelo segundo ano nos presenteou com vários quilos de sorvete da Bakker en Kok, à dupla de músicos Luiz Carlos e Vinícius, Tatiana Vardanega, Carolina e Geert Rutten, Gerard van Beek, Arnild van de Velde e Marga (propietária do Café de Witte Zwaan). Brasileiros na Holanda agradece também aos patrocinadores especialmente à Finalmente Brasil.

Galeria de Fotos

Próxima ------>

Comente aqui:

Visite nossa página de anúncios classificados
Como chegar
Guia de mapas e transporte público
 
 
 
 
 
.: Importante :.
Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Suas opiniões não refletem necessariamente o pensamento da criadora do site.
Site criado e mantido por Márcia Curvo - Reprodução proibida ©2005 - Para sugestões ou anúncios entre em contato conosco.