Voltar à página inicial
TEMPO NA HOLANDA
Tempo na Holanda
TEMPO NO BRASIL
Compre livros do Brasil e receba-os em sua casa!
Colunas
Margô Dalla - natural de Colatina, E.S. , formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo, com especialização em jornalismo e fotografia. Desde 1975 trabalha em veículos de comunicação - jornais impressos como repórter e fotógrafa e em emissoras de televisão apresentadora de jornal. Nos últimos 5 anos, tem prestado Assessoria de Comunicação no Congresso Nacional em Brasília.

 

Urro do Omi boi - Marcelo Evelin

 

“Aqui estamos discutindo a alma do homem, a dúvida, a fragilidade, o desejo.....”,

Por Margô Dalla


Brasileiro, nascido no Piauí, Marcelo Evelin encerrou a temporada no Teatro Frascati em Amsterdam, do espetáculo - Bull Dancing – “Urro do Omi boi” – o segundo de uma trilogia que começou com “Sertão”. A terceira e última montagem - ainda sem nome – conta a história do colonizador e do colonizado. 

Em entrevista, Marcelo explicou que esta última produção – sem data para estrear - da trilogia “Sertão, Bull Dancing –Urro do Omi boi”, conta como fica esse espaço entre ser de um país e viver em outro. De como o brasileiro é visto fora de seu país, de como ele se vê e de como se dá esse “multiculturalismo”, essa imensa troca entre culturas distintas e de que forma está acontecendo e funcionando. De acordo com Marcelo, “Sertão era um espetáculo mais abstrato, mais sobre a terra brasileira, sobre essa idéia do sertão no corpo. O homem no corpo das pessoas quase fazendo o reconhecimento desta terra erma e árida relacionando isto com o corpo”.

Sobre o “Bull Dancing” disse que “é um trabalho onde se fala mais do homem nordestino, do homem que habita este espaço isolado do nordeste com todos os problemas que tem. Na minha próxima montagem quero mostrar esta realidade, a realidade da cultura brasileira em relação ao exterior, em relação ao colonizador, já que todos sabem que fomos colonizados pelos Europeus. Quero mostrar  desde o início, desde o descobrimento do Brasil. E me pergunto: como está isto hoje? Será que ainda é assim? Será que ainda temos algum resquício desse sentimento de colonizado? Até que ponto a referência que temos da Europa é a do colonizador? São questões que quero levantar. Eu tenho estudado a história a partir da Holanda, a partir de Maurício de Nassau, de como realmente aconteceu, de como ele foi para o Brasil e porque ele voltou; porque na verdade, a história conta que ele voltou porque ele estava gostando demais e estava começando a ficar arriscado ele entrar na nossa cultura. Então são coisas assim que começo a internalizar, estudar e pesquisar”.

O espetáculo Bull Dancing – Urro do Omi Boi foi visto com curiosidade pelos Holandeses com casa cheia todos os dias.  Segundo Evelin, as reações aqui são bem próximas às do Brasil. “O espetáculo causa certo desconforto porque é muito cru,  por não ter muito artifício e por ser muito na cara, confronta com certa violência. Ele não está embalado em papel de presente. Ele discute  questões que são atuais e “tabus” como a diversidade de cultura, violência no trato com a mulher,  violências cotidianas que são mostradas com a dança e pequenos textos que são usados como acréscimo de informação.  Aqui estamos discutindo a alma do homem, a dúvida, a fragilidade,  o desejo, a subversão que a gente faz, a ironia do povo brasileiro para chegar a conclusão do que é este homem e como ele  se organiza.

No Bull Dancing Marcelo mostra de forma contundente e realista, através do Bumba-Meu-Boi - dança do folclore popular brasileiro -com personagens humanos e animais fantásticos – o desejo, a violência, a sexualidade, a morte e a ressurreição.  A história gira em torno da morte e ressurreição de um boi. Entre os personagens, vaqueiros, uma mulher, o dono da fazenda e portanto, do touro estimado. Conta também, a história da Catirina – outro personagem do Bumba-Meu-Boi que quer comer a língua do boi

Marcelo Evelin mudou-se para a Europa em 1986, e aqui continuou a estudar e a aprimorar seu trabalho que une dança teatro e música, transformando mais tarde em sua marca registrada a união destas importantes manifestações, como linguagem artística.

 

Comente aqui:

Visite nossa página de anúncios classificados
Como chegar
Guia de mapas e transporte público
 

 

 
 
 
.: Importante :.

Site criado e mantido por Márcia Curvo - Reprodução proibida ©Copyright 2008