Voltar à página inicial
TEMPO NA HOLANDA
Tempo na Holanda
TEMPO NO BRASIL
Patrocine esta autora anunciando aqui
 
Compre livros do Brasil e receba-os em sua casa!
Colunas
Dra. Míriam Sommer, natural do Rio Grande do Sul, é homeopata formada em medicina no Brasil. Atualmente é mestranda na Erasmus Universiteit e atende em seu consultório em Den Haag. Esclareça suas dúvidas ou saiba como marcar consultas enviando-lhe um e-mail.

Vida e saúde

Este é o primeiro artigo de uma série de que pretendo publicar paulatinamente aqui no Brasileiros na Holanda. 

Após a publicação do artigo sobre obesidade infantil, recebi muita solicitações para  que continuasse a explorar o assunto,  num sentido mais amplo. Percebi que o tema é do interesse dos imigrantes brasileiros, que, ao mudarem hábitos alimentares, acabam adquirindo alguns quilos a mais e passando a viver o pesadelo do ganho de peso.

Para começar, escolhi tratar da definição da obesidade e suas implicações.

A obesidade


Uma pessoa é considerada obesa, dentro da definição médica, quando ela pesa 20% ou mais do que seria seu peso ideal, devido a um excessivo acúmulo de gordura.

A obesidade é considerada uma condição médica. Quando a pessoa passa a ser considerada obesa, ela já passa a ter um real risco de saúde.

A obesidade está relacionada com várias condições de saúde que reduzem a expectativa de vida. Aqui estão algumas destas condições que acompanham a obesidade (chamadas de co-morbidades):
- Hipertensão / doença cardíaca – O coração não trabalha direito quando o corpo está obeso. Esta pessoa usualmente pode se tornar hipertensa, podendo ocasionar derrame cerebral, danificar o coração e os rins.

- Dislipidemia (colesterol total alto ou níveis de triglicérides altos)

- Diabetes tipo 2 – Pessoas obesas possuem problemas relacionados com a insulina, que regula os níveis de açúcar no sangue. O açúcar no sangue se torna elevado, causando o diabetes to tipo 2.

- Osteoartrite – Um peso adicionado às articulações – especialmente dos joelhos e das cadeiras – acaba culminando em doença articular com inflamação e dor nestes locais. Da mesma forma, o excesso de peso acaba danificando os ossos e músculos das costas, podendo levar a problemas de hérnias de disco, dores e decréscimo da mobilidade.
- Acidente vascular cerebral (também conhecido como derrame cerebral)

- Doenças da vesícula biliar

- Apnéia do sono (ocorrência de no mínimo 5 paradas respiratórias por hora de sono)

- Alguns tipos de câncer (endometrial, mama e de colon)

- Doença do Refluxo gastroesofagiano – O excesso de peso enfraquece e sobrecarrega a válvula que liga o esôfago ao estomago. Esta válvula é responsável por não permitir o refluxo do suco gástrico de volta ao esôfago. Quando a válvula fica enfraquecida devido à sobrecarga, ela se torna ineficaz, promovendo os mais variados sintomas derivados do refluxo do conteúdo liquido que retorna ao esôfago. Os sintomas mais comuns são: pirose, regurgitação da comida de volta para a boca, náusea, sinusites, asma e tosse. Cerca de 10-15% dos pacientes, com até mesmo uma pirose leve, podem desenvolver o esôfago de Barret, que é uma condição pré-maligna e que pode causar o câncer de esôfago.

- Depressão – As pessoas com obesidade passam por inúmeros tipos de sofrimentos como a discriminação, as falhas nas dietas etc. Estes sofrimentos todos podem levar à depressão,
- Infertilidade e desordens menstruais tipo ausência da menstruação ou aumento das dores durante o ciclo.
- Incontinência urinária


Como identificar a obesidade -

A obesidade é medida através do Índice de Massa corporal. Existe uma fórmula matemática que serve para calcular este índice:

IMC = peso / (altura)2 

Após ter sido feito o cálculo do IMC, é recomendável verificar a tabela indicativa, que a Organização Mundial da Saúde sugere, para determinar se a pessoa está abaixo do peso, com peso normal ou acima do peso:

Condição

IMC em adultos

abaixo do peso

abaixo de 18,5

no peso normal

entre 18,5 e 25

acima do peso

entre 25 e 30

obeso

acima de 30

Obesidade mórbida ou clinicamente severa

A obesidade é uma doença considerada clinicamente severa.

A obesidade se torna mórbida quando aumenta significantemente o risco de uma ou mais condições de co-morbidade relacionadas à obesidade. Neste caso, quando o Índice de Massa Corporal atingir 40 ou mais.

Os efeitos na saúde

Morte prematura, uma expectativa de vida reduzida em 20 anos foram os dados que aparecem nos estudos envolvendo pessoas com obesidade mórbida. Todos os sistemas que mantém o corpo funcionando são afetados pela obesidade mórbida.

 

Comente aqui:

Visite nossa página de anúncios classificados
Como chegar
Guia de mapas e transporte público
 
Colunas Anteriores

 

 
 
 
.: Importante :.
Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Suas opiniões não refletem necessariamente o pensamento da criadora do site.
Site criado e mantido por Márcia Curvo - Reprodução proibida ©2005 - Para sugestões ou anúncios entre em contato conosco.