Voltar à página inicial
TEMPO NA HOLANDA
Tempo na Holanda
TEMPO NO BRASIL
Patrocine esta autora anunciando aqui
 
Compre livros do Brasil e receba-os em sua casa!
Colunas
Dra. Míriam Sommer, natural do Rio Grande do Sul, é homeopata formada em medicina no Brasil. Atualmente é mestranda na Erasmus Universiteit e atende em seu consultório em Den Haag. Esclareça suas dúvidas ou saiba como marcar consultas enviando-lhe um e-mail.

Vida e saúde

 

Você tem apresentado sintomas da falta de luz?

Miriam Sommer

 

Você tem apresentado ultimamente alguns dos seguintes sintomas nestes meses de inverno?

-Fadiga
-Aumento da necessidade de dormir
-Baixa do nível de energia
-Ganho de peso
-Aumento do apetite
-Dificuldade de concentração
-Desejo de ficar sozinho

Ou ainda, mais raramente, o contrário:
-Perda de peso
-Problemas para dormir
-Perda do apetite

Se você percebe que o que você tem apresentado nos últimos meses se encaixa nos sintomas acima, você pode estar sofrendo da depressão sazonal oficialmente chamada de desordem de acometimento sazonal. Aqui na Holanda a desordem se chama winterdepressie.

A desordem de acometimento sazonal é uma depressão que ocorre cada ano na mesma fase do ano. Usualmente ela começa no outono ou inverno e termina na primavera ou começo do verão. Existe uma outra forma desta depressão sazonal que acomete o ser humano no final da primavera e começo do verão e dura até o outono.

Os sintomas do indivíduo que sofre da depressão sazonal têm muito em comum com os sintomas da depressão, tais quais tristeza, ansiedade, irritabilidade, falta de interesse em suas atividades habituais, abandono das atividades sociais, e falta de capacidade para se concentrar. Num outro extremo, os sintomas podem chegar a uma fadiga extrema e total falta de energia, aumento da necessidade de dormir, desejo acentuado por carboidratos, incremento do apetite e conseqüente ganho ponderal.

Quais as causas da desordem de acometimento sazonal?

A desordem de acometimento sazonal esta relacionada com a insuficiência de raios de luz no cotidiano das pessoas durante os meses de inverno. Pesquisadores descobriram que a luminosidade altera a química cerebral, porém eles ainda estão se concentrando para saber mais detalhes sobre os mecanismos de ação dos raios de luz sobre a saúde dos indivíduos.

Qual a incidência da depressão sazonal aqui na Holanda?

Calcula-se que 3% da população da Holanda sofrem de depressão sazonal no período de inverno. Mulheres que vivem na Holanda sofrem 4 vezes mais do que os homens. Estima-se que 40% dos holandeses continuam trabalhando mesmo padecendo destes sintomas, mas muitos acabam sendo afastados do seu trabalho após passarem por um exame medico apropriado.

Sabe-se que pessoas mais idosas são menos acometidas pela desordem do que pessoas mais jovens. Existem estudos que demonstram que incidência das pessoas acometidas esta mais entra os grupos de idade de 20, 30 e 40 anos.

Qual o tipo de tratamento aqui na Holanda?

Você deve procurar seu huisarts e ele vai lhe colocar num tratamento que consiste em 4 a 5 sessões de terapia com luz.

A terapia da luz:

-é uma exposição a uma luminosidade intensa de 10000lux, diretamente nos olhos, que dura entre 30 a 45 minutos.

-não possui raios UV

-a distância entre os olhos e a luminosidade é de cerca de 50-60 centímetros.

-o tratamento é 50-80% efetivo

O aparelho pode ser comprado no website http://www.lichttherapiewinkel.nl  para ser usado em casa. Neste website também tem uma sessão de venda de aparelhos de segunda mão. O nome do aparelho em holandês é lichtbak. E, segundo uma pesquisa de efetividade entre os aparelhos, os mais aconselhados são os aparelhos chamados de Philips Brightlight, e Sunray 11+.

 

 

Comente aqui:

Visite nossa página de anúncios classificados
Como chegar
Guia de mapas e transporte público
 
Colunas Anteriores

 

 
 
 
.: Importante :.
Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Suas opiniões não refletem necessariamente o pensamento da criadora do site.
Site criado e mantido por Márcia Curvo - Reprodução proibida ©2005 - Para sugestões ou anúncios entre em contato conosco.