Faça do Brasileiros na Holanda a sua página inicial
Anuncie Aqui Anuncie Aqui
logo banner
 Clima   Traffic  moeda positivo Como anunciar
setinha Aprenda Holandês
setinha Classificados
setinha Como chegar
setinha Entrevistas
setinha Ferias escolares
setinha Forum de discussão
setinha Indique o site
setinha Integração Civil
setinha Livro de visitas
setinha Missas em português
setinha Promoções telefônicas
setinha Revista
setinha Turismo
setinha Viagem de menores
setinha Vídeos
Press award

COLUNAS
Rodolfo Torres - Rodolfo Torres - Graduado em comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é jornalista e redator. Mora em Brasília desde 2005 e trabalha cobrindo política nacional.
 
Uma CPI inevitável
 
Data: 21/03/2007
 

Brasília - Se não fosse o PFL, a vida do governo Lula seria muito mais fácil. Os pefelistas são para o governo Lula, guardando a devida proporção, tão ácidos quanto eram os petistas durante o governo FHC. Ou será que estamos esquecidos dos escândalos dos petistas diante de qualquer projeto do governo anterior? Daquela história do “Fora isso” ou “Fora aquilo”?

Destaco aqui a atuação de dois deputados do PFL no papel de oposicionistas: José Carlos Aleluia (BA) e Onix Lorenzoni (RS). O baiano é um parlamentar clássico do PFL: nordestino, cara de poucos amigos e um discurso pesado contra o PT.

Sempre que Aleluia vai à tribuna, podemos esperar palavras firmes e sensatas contra o presidente Lula. Aleluia, apesar da antipatia natural dos pefelistas nordestinos, tem o meu apreço. Na verdade é uma simpatia gratuita, porque não consigo encontrar motivos para gostar dele além do ataque pesado dele contra o governo.

Já o gaúcho é, podemos assim dizer, um fenômeno. Em seu segundo mandato na Câmara, Onix Lorenzoni já é líder do partido na Casa. E fala muito bem, e é combativo, e atua com tanta desenvoltura que mais parece que seu destino sempre foi o de ser líder do partido. Ainda acho que quando o Brasil deixar desta conversa besta de ter o PT no governo, o nome de Lorenzoni será fundamental.

Os dois deputados do PFL, juntamente com mais alguns outros - Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Júlio Redecker (PSDB-RS), etc – são heróis. Estes parlamentares são os responsáveis pelo equilíbrio democrático na Câmara. E, verdade seja dita, o PFL, o PSDB e o PTB são partidos de muito maior conteúdo na oposição (até mesmo por conta da experiência como governo) do que o PT era.

O PT no governo sempre tem aquela cara, aquele jeito, de estagiário. O PMDB, que é a muleta de todo governo, caminha, sabiamente, para onde o governo for. E qual seria o partido político capaz de desprezar cinco ministérios?

A oposição está obstruindo as votações no Congresso há quase duas semanas. Como também não é uma oposição profissional, ainda se votou um projeto sobre exploração sexual. Mas o fato é que os partidos oposicionistas querem mais do que tudo que a CPI do Apagão Aéreo seja instalada.

O governo não quer a CPI de jeito nenhum, até porque sabe que se alguém for mexer nessa história de dinheiro para aeroportos, vai aparecer coisa não muito agradável para a tal da governabilidade. Levaram a questão para o Supremo, que pede informações mais detalhadas ao Parlamento, que decidirá por meio da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) se o pedido de CPI é legítimo ou não.

A obstrução das votações, que é uma prática democrática e bastante utilizada pelo PT na época em que era oposição, seguirá até que essa questão da CPI seja decidida.

O governo até que tentou dizer que não era necessário criar uma CPI para investigar o problema. Até que outra série monstruosa de atrasos nos mais diversos aeroportos do país fez com que mais de uma centena de deputados não conseguissem chegar à Brasília a tempo de participar da sessão de hoje.

Agora, parece que a CPI vai sair. Viram que o atraso nos vôos também atinge as votações. E o governo precisa votar. Várias medidas provisórias trancam a pauta e precisam ser analisadas. E a oposição continua até que a CPI seja instalada, heroicamente, em obstrução.

Share
 
Comente a coluna
Comentários


Relacionadas:
    Não há colunas relacionadas

 

Siga-nos Facebook Twitter Orkut
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
Revista:
revista

Video:


 
Importante: Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores, não refletindo a opinião dos mantenedores deste portal.
setas
Site criado e mantido por Marcia Curvo.Todos os direitos reservados. Reprodução proibida ©2010.
Para anúncios ou sugestões entre em contato conosco por e-mail.
Telefone: (31) (0)6 18 200 641