Faça do Brasileiros na Holanda a sua página inicial
Anuncie Aqui Anuncie Aqui
logo banner
 Clima   Traffic  moeda positivo Como anunciar
setinha Aprenda Holandês
setinha Classificados
setinha Como chegar
setinha Entrevistas
setinha Ferias escolares
setinha Forum de discussão
setinha Indique o site
setinha Integração Civil
setinha Livro de visitas
setinha Missas em português
setinha Promoções telefônicas
setinha Revista
setinha Turismo
setinha Viagem de menores
setinha Vídeos
Press award

COLUNAS
Vanessa van Doornik - A paulistana Vanessa van Doornik, 32 anos, é jornalista e professora de inglês. No Brasil, atuou na área de assessoria de imprensa, radialismo e ensino de idiomas. Reside na província de Zeeland desde de Dezembro de 2009 e atualmente trabalha na área financeira, embora sua paixão seja o jornalismo, “uma doença incurável”, segundo ela.
 
A união de dois elementos: terra e água
 
Data: 11/08/2010
 

 

 
Estou de volta depois de um longo período de “recesso literário”. Estava dando um tempo para colocar a casa em ordem, traçar novas metas pessoais e realizar algumas mudanças positivas. E falando em mudanças...

A partir de agora esta coluna será como um pequeno portal com notícias de Zeeland -lugar onde eu “ancorei o meu barquinho” desde dezembro do ano passado. Nada mais nada menos que a província holandesa do sol, do mar, de pitorescas cidades e vilas que guardam muita riqueza cultural e histórica. Uma de suas particularidades é a relação existente entre dois elementos: terra e água. A maior parte de Zeeland fica abaixo do nível do mar. Destaca –se aqui o projeto Delta, uma gigantesca obra de engenharia criada para proteger a região contra inundações.

Embora esteja sempre alerta, a população de Zeeland vê o mar mais como um amigo do que um inimigo. É fácil imaginar o porquê. A província é o lugar ideal para a prática de esportes aquáticos e diversas atividades de lazer. Terra e a água convivem em harmonia e a geografia local favorece o turismo, uma das mais importantes atividades econômicas da região.


Terneuzen, Zeeland, cidade que tem o terceiro maior porto da Holanda

 Zeeland é o destino turístico mais popular durante as férias de verão na Holanda. Esta é a conclusão do Centraal Bureau voor Statistiek (Escritório Central de Estatísticas da Holanda). O CBS fez uma comparação entre o número de turistas que passam pela região e o número de habitantes. De acordo com o órgão, Zeeland atrai 1 milhão de visitantes, quase 3 vezes o número de habitantes da província.


Terneuzen, Zeeland


Middelburg, capital da província de Zeeland, que este ano sediou as festividades do dia da rainha -
30/04/2010


Rainha Beatrix em Middelburg, Zeeland, durante as festividades do Dia da Rainha – 30/04/2010

 

Festival de fim de verão promete movimentar a província de Zeeland


Entre os dias 24 de agosto e 4 de setembro de 2010, a província de Zeeland ficará mais agitada com a realização da décima edição do Zeeland Nazomerfestival (festival de fim de verão de Zeeland). Serão 12 dias de apresentações culturais, com diversos concertos, produções teatrais, dança, apresentações infantis, workshops, e etc. No dia 27 de agosto acontece a abertura oficial do festivalhart (ponto central do festival) na praça Abdij em Middelburg. O show de abertura do evento ficará por conta do músico holandês Alain Clark, a partir das 21 horas.


Outros grandes nomes do meio artístico holandês irão se apresentar durante o festival. No domingo, dia 29 de agosto, o público poderá curtir a performance da comediante Brigitte Kaandorp. Na segunda, dia 29, a cantora e compositora Eefje faz a sua apresentação. Na quarta-feira, 1 setembro, passará pelo palco do Nazomerfestival a banda Moke e na quinta-feira, 2 de setembro é a vez de Freek de Jonge. Talentos internacionais também estarão presentes, como a cantora suíça Sophie Hunger (segunda, 30 de agosto), além da orquestra de Jazz de Bruxelas, (sábado, dia 28 agosto) que se apresentará juntamente com a cantora sul-africana Tutu Puoane e o trompetista belga Bert Joris.


O Nazomerfestival acontecerá em diferentes localidades em Zeeland, mas o ponto central do evento ficará localizado em Middelburg. Para os moradores da cidade de Terneuzen, será oferecido transporte gratuito até Middelburg. Interessados podem obter mais informações através do site www.theaterzeelandia.nl .

 

Dicas e serviços

Concurso de fotografia 1
A biblioteca da região Zeeuws-Vlaanderen, na província de Zeeland, está realizando novamente neste verão um concurso digital de fotografia. Desta vez o tema é ‘Terra e água’. As fotos serão avaliadas pelo público e também por um júri de profissionais da área. Os interessados podem enviar as fotos (no máximo 3 por candidato) até o dia 17 de setembro, através do email: webredactie@bibliotheekzeeuwsvlaanderen.nl. Entre os dias 20 de setembro e 15 de outubro o público poderá votar na sua foto favorita no site da biblioteca. O endereço eletrônico é: www.bibliotheekzeeuwsvlaanderen.nl .



Menos ônibus durante o verão
O horário de circulação dos ônibus na província de Zeeland foi alterado devido às férias de verão. Alguns ônibus estão circulando com menos frequência, já que neste período a movimentação de passageiros não é muito grande. A alteração permanece até o dia 4 de setembro. Mais informações podem ser obtidas através dos sites: www.connexxion.nl e www.veolia-transport.nl .



Concurso de fotografia 2
Devido a comemoração do dia da pesca em Zeeuws-Vlaanderen*, no dia 25 de setembro de 2010, a província de Zeeland e as empresas de pesca da região estão realizando um concurso de fotografia. Os participantes que enviarem a mais bela foto de pescaria irão concorrer a prêmios em dinheiro (200, 100 e 50 euros). Os interessados podem acessar o site www.zeeland.nl/verkort/fotowedstrijd para obter mais informações sobre as normas do concurso. O material (máximo 2 fotos por candidato) deve ser enviado antes do dia 20 de agosto de 2010.

 

*Zeeuws-Vlaanderen é a parte situada mais ao sul da província de Zeeland e faz divisa com a Bélgica ao sul.

 

Share
 
Comente a coluna
Comentários



Fabiane - 30/03/2011
Oi Vanessa!! Quanto tempo!!! Como estão as coisas aí na Holanda? Vamos conversar um dia desses..bjssss

Carla Ortiz - 12/08/2010
Muito legal a coluna, principalmente porque pode nos ajudar a escolher um roteiro bacana para passar as férias. Parabéns pela ideia e adorei a coluna da Vanessa.

Lucas Rebouças - 11/08/2010
Que lugar lindo!
Relacionadas:

 

Siga-nos Facebook Twitter Orkut
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
Revista:
revista

Video:


 
Importante: Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores, não refletindo a opinião dos mantenedores deste portal.
setas
Site criado e mantido por Marcia Curvo.Todos os direitos reservados. Reprodução proibida ©2010.
Para anúncios ou sugestões entre em contato conosco por e-mail.
Telefone: (31) (0)6 18 200 641