Faça do Brasileiros na Holanda a sua página inicial
Anuncie Aqui Anuncie Aqui
logo banner
 Clima   Traffic  moeda positivo Como anunciar
setinha Aprenda Holandês
setinha Classificados
setinha Como chegar
setinha Entrevistas
setinha Ferias escolares
setinha Forum de discussão
setinha Indique o site
setinha Integração Civil
setinha Livro de visitas
setinha Missas em português
setinha Promoções telefônicas
setinha Revista
setinha Turismo
setinha Viagem de menores
setinha Vídeos
Press award

COLUNAS
Rodolfo Torres - Rodolfo Torres - Graduado em comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é jornalista e redator. Mora em Brasília desde 2005 e trabalha cobrindo política nacional.
 
Suco de mangaba, caminho do paraíso
 
Data: 26/08/2010
 

Se alguém espera ler algo relativo à política neste espaço, é melhor desistir a partir de agora. O horário eleitoral está insuportável, o presidente da República se tornou inatacável e todos têm uma parcela de culpa nessa construção que embaralhará nossa historiografia. Melhor mesmo é falar sobre coisas mais urgentes, como os sucos de fruta.

Não aqueles de supermercados, que vêm dentro de caixas e são servidos nos voos domésticos. Ultimamente, tenho pensando muito a respeito dos nossos sucos de fruta. E não seria demais dizer que estou com saudade, e ciúmes, de determinados sucos. Para terem uma ideia de como ando, pedi há alguns dias um de abacaxi. E olhem que esse nem me empolga.

Depois do de laranja, o de acerola é o mais fácil de matar a saudade. Em qualquer lugar pelo Brasil conseguimos encontrar um desses, feito na hora por aquele liquidificador barulhento e com uma higiene questionável. Há quem diga que o sabor inigualável que os sucos feitos na rua têm derivam justamente disso.

Mas outros são mais caprichosos. O pessoal da região Norte do Brasil é que conhece um monte deles que são verdadeiros mistérios para os outros brasileiros. Pobre gente - e eu me incluo nesse rol - que acaba passando pela vida sem conhecer sabores que ajudaram a nos formar enquanto povo.

Mas há o suco especial. Se você não conhece o suco de mangaba, meu caro, estás perdendo um tempo precioso que separa o seu paladar da felicidade plena.

Depois de uma breve pesquisa, pude averiguar que a Mangaba (Hancornia speciosa) é uma fruta nativa do Brasil. O belo Estado de Sergipe é o maior produtor de mangaba do país. “A mangabeira é uma árvore que pode atingir os sete metros de altura, pertencendo à família das apocináceas”, diz o texto encontrado.

Encorpado, tem um consistência que vale por uma refeição. Deve ser servido bem doce e gelado. Para ser apreciado num final de tarde, na beira da praia, com uns três à frente para a vadiagem sem culpa. Se possível, servido pela mulher amada.

O sorvete também é extremamente aconselhado. Ideal para se tomar ao lado da namorada, numa pracinha calma depois de um filme leve. Até poderia dar outras sugestões de se atingir à redenção por meio do sabor da mangaba, mas acho que já está de bom tamanho.

O suco e o sorvete de mangaba deveriam ser tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Seu presidente deveria convocar urgentemente o Conselho Deliberativo e corrigir essa falha. Depois, um pedido formal de desculpas da instituição ao povo brasileiro pela omissão seria veiculado nos jornais de grande circulação, tevês e rádios. Por fim, um projeto de lei seria enviado ao Congresso para criar o Dia da Mangaba, feriado nacional. Daí sim, após algumas décadas, alguém poderia se esquecer dessa injustiça.

Share
 
Comente a coluna
Comentários



Luciene Kuiper - 06/09/2010
Perfeita a sua coluna, principalmente ao de suco de mangaba (sou pernambucana) meu marido holandes adora as frutas de origem tropicais, e já experimentou todas principalmente a mangaba, tem uma pequena cidade em João Pessoa/PB que chama-se mangabeira, posso adiantar à voce que a cidade já existe, so faltam criar o DIA DA MANGABA, seria maravilhoso. Abraços e sucesso para voce! Lucienne en Bartje Kuiper

Miriam - 28/08/2010
Pelo que conheço dos seus textos sei o qto vc está sendo sarcástico falando sobre suco de mangaba. Mas vc tem toda razão, melhor falar sobre suco de mangaba do que dessa porcariada que anda acontecendo na política brasileira, que grande parta da população é a culpada! Onde já se viu candidatos como Tiririca, Mulher Melancia, Maguila, dentre vários outros da mesma laia. Se eles se candidatam é pq há eleitores que votam neles, como votaram para os atuais dirigentes do país. Uma pena que o Brasil esteja passando por isso. Ridículo! Voltemos ao suco de mangaba, esse, sim vale a pena ser discutido e apreciado!

Laura - 28/08/2010
Oi, adorei ler o teu texto,até porque não sou chegada a política. Deu-me uma saudade do Brasil e das suas frutas. Quando vou ao Brasil o que mais faço é comer frutas. Um abraço e desfrute. Laura

ione - 27/08/2010
Eu tambem tenho saudades dos sucos. Principalmente o de mangaba e de graviola ou coracao da india. Desculpe pela falta de acentos nas palavras. Ione
Relacionadas:
    Não há colunas relacionadas

 

Siga-nos Facebook Twitter Orkut
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
Revista:
revista

Video:


 
Importante: Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores, não refletindo a opinião dos mantenedores deste portal.
setas
Site criado e mantido por Marcia Curvo.Todos os direitos reservados. Reprodução proibida ©2010.
Para anúncios ou sugestões entre em contato conosco por e-mail.
Telefone: (31) (0)6 18 200 641