Faça do Brasileiros na Holanda a sua página inicial
Anuncie Aqui Anuncie Aqui
logo banner
 Clima   Traffic  moeda positivo Como anunciar
setinha Aprenda Holandês
setinha Classificados
setinha Como chegar
setinha Entrevistas
setinha Ferias escolares
setinha Forum de discussão
setinha Indique o site
setinha Integração Civil
setinha Livro de visitas
setinha Missas em português
setinha Promoções telefônicas
setinha Revista
setinha Turismo
setinha Viagem de menores
setinha Vídeos
Press award

COLUNAS
A Holanda - Publicaremos aqui uma série de pequenos artigos sobre atrações turísticas, cidades, feiras, costumes, sistema de governo e curiosidades dos Países Baixos, que nem sempre estão incluídos nos guias.
 
Giethoorn - Descobrindo a "Veneza holandesa"
 
Data: 15/08/2005
 

 

Texto: Arnild Van de Velde
Fotos: Márcia Curvo

À primeira vista, a comparação com a histórica e artística Veneza pode parecer absurda, considerando-se o tamanho - apenas sete quilômetros de comprimento - e a localização de Giethoorn, numa província (Overijssel) do leste dos Países Baixos. Uma visita ao vilarejo de 2,5 mil habitantes, porém, revela a origem da mesma: Em Giethoorn, o principal meio de transporte é proporcionado por barcaças e gôndolas, já que o lugar é "banhado" por pequenos canais - principal via de acesso de um ponto a outro da localidade, situada no meio de uma reserva natural ( De Wieden ) e nas imediações do Parque Nacional de Weerribben - conhecido por abrigar a maior área de formação de musgo do nordeste europeu - a principal característica da paisagem de Giethoorn.

O vilarejo, secular, foi fundado por fugitivos e deve seu nome aos inúmeros chifres de cabras - provavelmente mortas durante a inundação de Santa Elizabeth, no século 14 - ali encontrados. Aos olhos do visitante, revela-se na aparência de reino dos contos de fadas: casas, fazendas e outras constuções antigas formam, junto com as pontes de madeira - por debaixo das quais deslizam tjaskers e outras embarcações - uma imagem de sonho, diante de quem está acostumado a arranha-céus e outras modernidades. Ali, quando se observa a arquitetura, o tempo parece ter parado em algum frame do século retrasado; tal impressão, porém, logo é desfeita, quando se imagina o valor do metro quadrado local: há quem esteja pedindo "módicos" EUR 800 mil por uma casa com telhado de sapé. Aliás, imóveis à venda são uma atração à parte na região. Como as possibilidades de deslocamento são precárias (para transportar qualquer coisa é preciso andar muito ou então fazer uso das barcas e afins) a maior parte da população vem sucumbindo às facilidades da vida na "civilização" e, assim, desistindo da bucólica Giethoorn.

 

Facilidades

Na também chamada "Veneza Verde", há várias facilidades para tornar o passeio turístico um programa dos mais agradavéis: cafés, bares e restaurantes, oferecem a pausa ideal para depois do passeio de punter, embarcação típica da região, ou da visita aos museus, com destaque para o " 't Old Maat Uus ". Outros acervos incluem cristais, pedras e minerais.


Caminhadas são também uma "boa pedida", ao longo das fazendas dos séculos 18 e 19, com seus atrativos e curiosidades. Há também galerias e postos onde o artesanato local, sobretudo a velha arte da cerâmica holandesa, pode ser visto e adquirido. Durante a primavera e o verão, a profusão de flores ajuda a compor uma imagem tão romântica como numa pintura e, a palavra de ordem é "tranqüilidade".

Se a visita a Giethoorn não for motivo suficiente para a viagem, o passeio a Overijsssel pode render bastante. As cidades à margem do antigo Zuiderzee são muito interessantes: Vollenhove, Blokzijl, Stemwijk e Meppel dispõem de shopping centers muito agradáveis e, para quem gosta muito da natureza, vale a pena chegar ao Centro de Descobrimento De Wieden, no St. Jansklooster.

 

 

 

Galeria de fotos 

 

 

' t Old Maat Uus - "Museu-fazenda" preserva história de Giethoorn

Share
 
Comente a coluna
Comentários


Relacionadas:

 

Siga-nos Facebook Twitter Orkut
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
Revista:
revista

Video:


 
Importante: Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores, não refletindo a opinião dos mantenedores deste portal.
setas
Site criado e mantido por Marcia Curvo.Todos os direitos reservados. Reprodução proibida ©2010.
Para anúncios ou sugestões entre em contato conosco por e-mail.
Telefone: (31) (0)6 18 200 641