Faça do Brasileiros na Holanda a sua página inicial
Anuncie Aqui Anuncie Aqui
logo banner
 Clima   Traffic  moeda positivo Como anunciar
setinha Aprenda Holandês
setinha Classificados
setinha Como chegar
setinha Entrevistas
setinha Ferias escolares
setinha Forum de discussão
setinha Indique o site
setinha Integração Civil
setinha Livro de visitas
setinha Missas em português
setinha Promoções telefônicas
setinha Revista
setinha Turismo
setinha Viagem de menores
setinha Vídeos
Press award

COLUNAS
Diversas - Espaço reservado para publicação de textos de colunistas esporádicos. Quer contribuir com um texto? Basta enviá-lo para ser analisado pela nossa editoria que dentro de poucos dias você terá a resposta se foi aprovado para publicação.
 
O sabor de estar no Brasil
 
Data: 28/04/2010
 

Por Evelyn Althoff Frielink

Nas primeiras semanas morando na Holanda tive a oportunidade de interagir com vários "buitenlanders" (termo utilizado por holandeses para designar a pessoas que não nasceram na Holanda). A conversa se transformou em debate sobre a cultura em que vivemos e o que mais sentíamos falta do país onde crescemos. 

De todos os ítens citados, apenas um uniu as oito diferentes nacionalidades naquela reunião: a comida! Se uma brasileira amante de churrasco me pedisse um conselho antes de mudar para a Holanda, eu diria: Conheça os cortes de carne, pois esses são bem diferentes dos que conhecemos. Até eu descobrir isso, protagonizei inúmeras situações constrangedoras na hora de comprar carne como, por exemplo, a vez que eu desperdicei o tempo de um estoquista tentando explicar o que era Picanha.

A saudade de um churrasco bem feito se estendeu por alguns meses até o dia em que visitei o litoral holandês e conheci Den Haag (Haia - Capital Administrativa).

O restaurante Rodízio conseguiu unir em quatro sentidos a sensação de estar no Brasil sem sair da Holanda. Começando pela visão de um ambiente caloroso e aconchegante, com a opção e desfrutar as especialidades do lugar em ambiente interno ou no pátio do restaurante. Seguindo pela audição, que é aguçada, ao ouvir a música típicamente brasileira enquanto espera ou pensa no pedido. Nesse momento surge uma dúvida: Se os cortes de carne não são os mesmos, será que esse rodízio consegue impressionar? Ou as carnes terão os mesmos sabores e, no final, você é obrigado a apelar para o lado das linguiças? A questão é respondida imediatamente ao ouvir a voz do garçom perguntando na mesa ao lado se eles desejavam cupim e, na próxima rodada, se desejavam picanha. Mas o que acontece se um dos acompanhantes não come carne? Devo confessar que a surpresa maior não foi ver que o restaurante oferece sugestões para o vegetarianos, mas sim de comprovar que a qualidade é tão excelente quanto a do preparo das carnes (que é a especialidade). 

Enquanto as opções no "Self-Service" espalham pelo restaurante o cheirinho de comida caseira e atraem pelo olfato lembranças dos jantares brasileiros em família, os diferentes sabores trazem no paladar o sentimento de estar no Brasil. Importante enfatizar, enquanto desfrutava das carnes, observei que o "self-service" era renovado constantemente mantendo a temperatura e qualidade das saladas oferecidas.

Acredito que assim como eu, muitas pessoas não apreciam um acompanhamento de temperatura razoável ou uma salada murcha de gosto duvidoso.

Naquela noite, nos foi explicado que os produtos são brasileiros e foram importados pelo restaurante com o objetivo de oferecer, na Holanda, a mesma qualidade que encontramos no Brasil com um atendimento de excelencia. O chefe une os melhores produtos holandeses (como a batata, por exemplo) com os melhores produtos e temperos que o Brasil pode oferecer. O resultado é uma refeição de preparo distinto com acompanhamentos de primeira linha e drinks que você não encontrará em qualquer lugar no Brasil.

Para os leitores que gostariam de unir os quatros sentidos, vale a pena conferir os shows que acontecem no restaurante aos finais de semana. Além de mimar seu olfato e paladar com as mais diversas opções de refeições sugeridas pelo chefe, sua visão e audição também será favorecida com a maravilhosa apresentação do carnaval brasileiro e também com show de música ao vivo com o melhor repertório da MPB. Holandeses, italianos, americanos, franceses, canadenses, brasileiros... que gostariam de sentir no paladar o sabor de estar no Brasil, o restaurante Rodízio é o lugar que, definitivamente, não te deixará desapontado.

A churrascaria Rodízio também oferece atendimento especializado para empresas (reservas corporativas). Se você quiser saber mais sobre o restaurante ou fazer reservas, visite o site www.rodizio.nu 

Share
 
Comente a coluna
Comentários


Relacionadas:
    Não há colunas relacionadas

 

Siga-nos Facebook Twitter Orkut
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
Revista:
revista

Video:


 
Importante: Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores, não refletindo a opinião dos mantenedores deste portal.
setas
Site criado e mantido por Marcia Curvo.Todos os direitos reservados. Reprodução proibida ©2010.
Para anúncios ou sugestões entre em contato conosco por e-mail.
Telefone: (31) (0)6 18 200 641