Faça do Brasileiros na Holanda a sua página inicial
Anuncie Aqui Anuncie Aqui
logo banner
 Clima   Traffic  moeda positivo Como anunciar
setinha Aprenda Holandês
setinha Classificados
setinha Como chegar
setinha Entrevistas
setinha Ferias escolares
setinha Forum de discussão
setinha Indique o site
setinha Integração Civil
setinha Livro de visitas
setinha Missas em português
setinha Promoções telefônicas
setinha Revista
setinha Turismo
setinha Viagem de menores
setinha Vídeos
Press award

COLUNAS
Clarissa Mattos - - Baiana de Salvador, administradora de empresas e pós-graduada em Marketing e E-Business, nos últimos anos tem atuado nas áreas de comunicação e marketing. Hoje mora em De Bilt e, além de música, cinema, literatura e fotografia, adora conhecer novas pessoas, lugares e culturas.
 
Relato de uma muvuca real
 
Data: 01/05/2007
 

Se ela soubesse que de Rainha já foi em transformada em coelha por um erro de pronúncia* desta buitenlander** que vos digita, não ia gostar que justamente eu escrevesse uma coluna sobre o seu dia. Essa não seria a primeira história com coelhos e Rainhas, não é mesmo? Mas isso já é uma outra história. Voltemos ao 30 de abril na Holanda.

Era uma vez uma Princesa, chamada Juliana, que nasceu em 30 de abril e reinou num pequenino país de 1948 a 1980, quando abdicou em nome da sua filha Beatrix. Essa por sua vez, estabeleceu a data nascimento da sua mãe como o Dia da Rainha - o grande feriado nacional e principal festa do minúsculo país. Beatrix, assim como sua mãe, casou com um estrangeiro e seu filho não fugiu à tradição, desposando uma sul-americana. Ontem, a Rainha teve o seu dia comemorado em um caldeirão multicultural, num dia de primavera com um céu de brigadeiro e sol pra brasileiro nenhum botar defeito.

Eu que cheguei aqui há pouco tempo, claro que estava morrendo de vontade de ver essa festa . Tenho que confessar que não esperava muita animação desse povo com quadril talvez mais rígido do que as suas agendas. Pois não é que, para minha surpresa, encontrei um mar de gente trajando laranja nas mais criativas formas. Em lugar dos apressados rostos preocupados, vi sorrisos espalhados por todo canto e muita música. Já estava aqui na Copa do Mundo, período em que as pessoas também vestem o amado e real cor-de-abóbora, mas em termos de criatividade, não há comparação.

Uma outra tradição, onde vi muita originalidade, foi o vrijmarkt (feira livre). Haja liberdade e criatividade! Os holandeses fazem uma boa faxina em casa e com ajuda das crianças, colocam tudo à venda por preços de festa mesmo. Só para dar uma idéia, vi pessoas alugando cadeiras e colchões para descanso por alguns minutos, outras oferecendo um serviço de encontros amorosos na multidão, teclado de computador, roupas usadas, sapatos, tampinha de garrafa, livros, louça, tudo mesmo. E você pensa que as pessoas não compram? Vi até alguns compradores à noite com lanternas para melhor avaliar os artigos expostos. Tudo isso com muita música ao vivo, muita música eletrônica, DJs, cantores, dança, teatro, jogos tradicionais. A cada esquina encontrava uma performance diferente.

E a Rainha nisso tudo? Pela TV, vi que a Rainha visitou a cidade de Den Bosch em companhia de membros da Família Real, assistiu algumas apresentações dedicadas à ela, além de claro, haver uma desfile Real pelas ruas da cidade escolhida. Confesso que que ao assisitr algumas apresentações, fiquei com pena da Rainha e dos ouvidos reais de toda a família.

Apesar de ser uma celebração Real, o que vi foi uma manifestação pra lá de popular. Me lembrou de certo modo as festas populares no Brasil com o vai e vêm das pessoas, muvuca, música, cheiro de comida, alegria, fantasias. E claro, que como boa baiana, me lembrei de dois de fevereiro quando em Salvador, celebramos o dia de outra Rainha, da Rainha do mar. Mas isso também já é uma outra história, talvez um conto de além-mar. Vai ficar para as próximas. Não, não estou falando de colunas; próximas férias, é claro!

*Coelho: Konijn, Rainha: Koningin
**Buitenlander: estrangeira

Share
 
Comente a coluna
Comentários


Relacionadas:
    Não há colunas relacionadas

 

Siga-nos Facebook Twitter Orkut
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
Revista:
revista

Video:


 
Importante: Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores, não refletindo a opinião dos mantenedores deste portal.
setas
Site criado e mantido por Marcia Curvo.Todos os direitos reservados. Reprodução proibida ©2010.
Para anúncios ou sugestões entre em contato conosco por e-mail.
Telefone: (31) (0)6 18 200 641