Faça do Brasileiros na Holanda a sua página inicial
Anuncie Aqui Anuncie Aqui
logo banner
 Clima   Traffic  moeda positivo Como anunciar
setinha Aprenda Holandês
setinha Classificados
setinha Como chegar
setinha Entrevistas
setinha Ferias escolares
setinha Forum de discussão
setinha Indique o site
setinha Integração Civil
setinha Livro de visitas
setinha Missas em português
setinha Promoções telefônicas
setinha Revista
setinha Turismo
setinha Viagem de menores
setinha Vídeos
Press award

COLUNAS
Clarissa Mattos - - Baiana de Salvador, administradora de empresas e pós-graduada em Marketing e E-Business, nos últimos anos tem atuado nas áreas de comunicação e marketing. Hoje mora em De Bilt e, além de música, cinema, literatura e fotografia, adora conhecer novas pessoas, lugares e culturas.
 
Junk food à holandesa
 
Data: 25/06/2007
 

Quantos restaurantes holandeses existem na sua cidade? Ao responder essa pergunta, você já pode ter uma idéia do que lhe espera em termos de culinária típica aqui na Holanda. Mas não é motivo de desespero. Existem formas de fugir do Stamppot - prato tradicional feito de batata amassada com cenouras ou outros vegetais, acompanhado geralmente de salsichas ou outros tipos de carne. Se você gosta de snacks, junk food e todas essas frituras não recomendadas por médicos e nutricionistas, você veio ao lugar certo. Mas, se você é daqueles que consegue manter a dieta durante as férias, acredite, vai ter dificuldades por aqui. Olha só o que lhe espera:

Bitterballen: Essa ameaça à boa forma é uma espécie de croquete de forma arredondada, servida com mostarda e frito na hora. O recheio, segundo a tradição, é principalmente de carne, mas confesso que às vezes não dá pra ter certeza da origem. Dica: Chega na mesa muito quente, por isso, espete um palito antes de morder. Assim você não correrá o risco de se queimar, caso o óleo espirre na sua primeria mordida.

 

Batatas fritas (Patat) : são encontradas em todos os lugares. Você verá pessoas andando pelas ruas com enormes cones de papel cheios de suculentas batatas fritas. Geralmente, são servidas com um tipo de maionese, chamada fritessaus ou outros tipos molho. O meu preferido é o saté, uma espécie de molho de amendoim delicioso, que tem a desvantagem de tornar as fritas desavergonhadamente mais calóricas.

 

 

Frikandel: Este é o snack mais vendido do Holanda; cerca de 580 milhões por ano. Uma espécie de salsicha sem pele, servida no pão (broodje frikandel) ou com fritas num prato. Ao contrário de hot-dog, o frikandel é frito e muitas vezes acompanhado com molho curry. 

 

Kroket: Segundo snack mais popular, com 300 milhões de unidades vendidas anualmente. É similar ao croquete brasileiro. Assim como o frikandel, também pode ser servido no pão (broodje kroket). O gosto é muito parecido (quase o mesmo) do bitterballen.

 


E onde você compra tudo isso? Todos esses pecados, são encontrados em diversos cafés, mas o lugar mais inusitado são os automaten - vitrines de comida, onde você coloca moedas, abre a janelinha e pega o seu lanche. Isso é que é comida rápida, hein? Existe um marca que domina o mercado e você em muitos lugares, especialmente nas estações de trem. Sem dúvida, é um estilo bem holandês de comer: barato, rápido e eficiente. Pra falar a verdade, ainda não me acostumei a ver tanta gente comendo, enquanto anda pela rua. Apesar de vez por outra me aventurar no junk food, sou mais adepta ao slow food. É bom lembrar que existem algumas restaurantes/lanchonetes chamadas Cafetarias, onde você encontra todos esses lanches e refeições e pode pelo menos sentar para comer ou mesmo levar para casa/hotel.

 

Você deve estar se perguntando: só vou comer isso? Não, você encontra quase qualquer tipo de cozinha na Holanda. Acho que, já que a cozinha deles é tão sem criatividade, a tolerância batava se estendeu à gastronomia. Tudo depende de quanta fome tem o seu bolso. Algumas formas de fuga por uma rota mais saudável são as sopas e saladas que você encontra com regularidade nos cafés e restaurantes.

Última dica: se existe uma fartura de comida não-saudável, existe uma falta de guardanapo. Sempre peça o seu e se receber um, peça mais. Não é à toa, que sempre você vê o holandês lambendo o dedinho.

Share
 
Comente a coluna
Comentários


Relacionadas:

 

Siga-nos Facebook Twitter Orkut
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
Revista:
revista

Video:


 
Importante: Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores, não refletindo a opinião dos mantenedores deste portal.
setas
Site criado e mantido por Marcia Curvo.Todos os direitos reservados. Reprodução proibida ©2010.
Para anúncios ou sugestões entre em contato conosco por e-mail.
Telefone: (31) (0)6 18 200 641