Faça do Brasileiros na Holanda a sua página inicial
Anuncie Aqui Anuncie Aqui
logo banner
 Clima   Traffic  moeda positivo Como anunciar
setinha Aprenda Holandês
setinha Classificados
setinha Como chegar
setinha Entrevistas
setinha Ferias escolares
setinha Forum de discussão
setinha Indique o site
setinha Integração Civil
setinha Livro de visitas
setinha Missas em português
setinha Promoções telefônicas
setinha Revista
setinha Turismo
setinha Viagem de menores
setinha Vídeos
Press award

COLUNAS
Clarissa Mattos - - Baiana de Salvador, administradora de empresas e pós-graduada em Marketing e E-Business, nos últimos anos tem atuado nas áreas de comunicação e marketing. Hoje mora em De Bilt e, além de música, cinema, literatura e fotografia, adora conhecer novas pessoas, lugares e culturas.
 
O Menino do Dedo Verde
 
Data: 02/07/2007
 

Até o ano passado, a minha experiência com plantas se resumia a uma violetinha artificial que vivia tranquilamente no meu apartamento no Rio. Quando cheguei, ganhei de presente dos meus sogros as flores para a nossa varanda e tive o meu primeiro contato íntimo com esses filhos da dona Flora. 

Neste ano, a experiência já foi outra. Eu e namorido, planejamos e organizamos a nossa varanda. Fomos ao Europatuin, compramos as flores e , "nós", melhor dizendo, ele, com o meu auxílio cheio de caras e bocas de nojo com a terra molhada, colocou as plantinhas nos vasos.

Agora tenho a responsabilidade de mantê-las vivas, dando água e tirando as flores velhas. Mas, como estou ficando prendada na arte da "horti-fruti-jardinagem", fiz (quer dizer ele fez pra mim) um canteiro também com os meus temperos e ervas. Assim, toda a comida que sai na minha cozinha, agora é temperada e aromatizada com as ervas do minha varanda. Já estou pensando no tomatinho cereja. O próximo passo, uma casa com jardim. Será que dou conta? 

A jardinagem é uma paixão nacional aqui na Holanda. Veja alguns números, que resultaram de uma pesquisa do Nationaal Instituut voor Budgetvoorlichting (NIBUD), realizada com 1300 pessoas com jardim em suas casas, em 2005.

  •  São 4,5 milhões de casas com um jardim.
  •  Em média, os holandeses gastam 13 horas por mês trabalhando nos seus jardins e 45% deles consideram prazeiroso trabalhar no seu jardim. Para 23% dos entrevistados, a jardinagem é o seu maior hobby e estes últimos gastam 23 horas por mês nos seus jardins. Já quem não gosta ( 7%) faz o necessário em 4 horas apenas.
  • O gasto médio é de 500 euros por ano. São euros gastos em móveis de jardim, vasos, potes, luminárias, grama e árvores, ferramentas e uma vasta gama de acessórios.
  • Esses que pagam 500 euros, na maioria das vezs, contratam mão-de-obra especializada. Mas atenção familiares: apenas 8% dos amantes dos jardins pagam aos parentes. Já aos amigos, 30% pagam de alguma forma.
Share
 
Comente a coluna
Comentários


Relacionadas:
    Não há colunas relacionadas

 

Siga-nos Facebook Twitter Orkut
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
Revista:
revista

Video:


 
Importante: Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores, não refletindo a opinião dos mantenedores deste portal.
setas
Site criado e mantido por Marcia Curvo.Todos os direitos reservados. Reprodução proibida ©2010.
Para anúncios ou sugestões entre em contato conosco por e-mail.
Telefone: (31) (0)6 18 200 641