Faça do Brasileiros na Holanda a sua página inicial
Anuncie Aqui Anuncie Aqui
logo banner
 Clima   Traffic  moeda positivo Como anunciar
setinha Aprenda Holandês
setinha Classificados
setinha Como chegar
setinha Entrevistas
setinha Ferias escolares
setinha Forum de discussão
setinha Indique o site
setinha Integração Civil
setinha Livro de visitas
setinha Missas em português
setinha Promoções telefônicas
setinha Revista
setinha Turismo
setinha Viagem de menores
setinha Vídeos
Press award

COLUNAS
Diversas - Espaço reservado para publicação de textos de colunistas esporádicos. Quer contribuir com um texto? Basta enviá-lo para ser analisado pela nossa editoria que dentro de poucos dias você terá a resposta se foi aprovado para publicação.
 
Eleição no consulado em Roterdã
 
Data: 04/10/2010
 

Texto e foto: Nancy Niemeyer

Graças à eficiência do sistema de votação eletrônico brasileiro, acordamos esta manhã com o resultado oficial de que haverá um segundo turno, que acontecerá no dia 31 de outubro próximo. Apesar das previsões, a candidata Marina Silva arrecadou muito mais votos do que o esperado, roubando, desta forma, a eleição esperada, já no primeiro turno, da candidata Dilma Rousseff. Nos Países Baixos, a espelho do resto do Brasil, Dilma Rousseff ficou com a maioria dos votos, seguida por José Serra e Marina Silva, sucessivamente.

Em Roterdã, com sol generoso e temperatura convidativa para atividades ao ar livre, o eleitorado brasileiro compareceu às urnas no dia de ontem, 3 de outubro, atigindo o índice de aproximadamente 60% dos inscritos na zona eleitoral dos Países Baixos. Neste ano, com o aumento de três para cinco (quase seis) sessões de votação, observamos o salto de cescimento do (re)cadastramento eleitoral que, ao que tudo indica, demonstra um maior interesse da participação do cidadão brasileiro nos rumos do Brasil.

O Consulado-Geral em Roterdã acolheu o eleitor com uma infra-estrutura extremamente bem organizada. Funcinonários da embaixada, do consulado-geral e voluntários da comunidade trabalharam de forma eficiente, dedicada, e, o melhor de tudo, num alto astral. Os elogios do eleitor foram generosamente derramados em todos os momentos do dia e não faltou pão-de-queijo e cafezinho para manter o clima totalmente de "só dá Brasil!"

Antes do horário oficial de abertura - 8:00 - já havia fila na porta do local de votação e não havia demonstração de sono ou cansaço, mas sim de muita animação. Histórias interessantes também não faltaram: a eleitora de Zeist, saiu de casa às 6:30 porque queria chegar cedo; eleitores de Groningen fizeram várias baldeações de trem; turmas de Tilburg, Amsterdam e outras cidades marcaram para fazer a viagem juntos .. e tantas histórias mais! E, para completar, músicos de Roterdã prepararam uma tarde de chorinho no Tia PiriPiri, bem próximo do local de votação, para que a viagem do eleitor fosse ainda mais premiada com boa comida, excelente música e um reencontro interminável de velhos amigos.

Dentro de quatro semanas retornamos às urnas. Vale relembrar que, "todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos", constituição brasieira, artigo 1º, parágrafo único. Vamos torcer para que a votação do segundo turno seja agraciada com o mesmo entusiasmo do eleitor nos Países Baixos.

 

Leia aqui: Resultado geral da votação no Consulado-Geral do Brasil em Roterdã

Share
 
Comente a coluna
Comentários



laura - 05/10/2010
Verdade! A infra-estrutura muito boa.Pena, nao comi pao de queijo.Vai ter musica no Tia Piripiri no dia 31 de novo ? mvg.
Relacionadas:

 

Siga-nos Facebook Twitter Orkut
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
Revista:
revista

Video:


 
Importante: Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores, não refletindo a opinião dos mantenedores deste portal.
setas
Site criado e mantido por Marcia Curvo.Todos os direitos reservados. Reprodução proibida ©2010.
Para anúncios ou sugestões entre em contato conosco por e-mail.
Telefone: (31) (0)6 18 200 641