Faça do Brasileiros na Holanda a sua página inicial
Anuncie Aqui Anuncie Aqui
logo banner
 Clima   Traffic  moeda positivo Como anunciar
setinha Aprenda Holandês
setinha Classificados
setinha Como chegar
setinha Entrevistas
setinha Férias escolares
setinha Forum de discussão
setinha Indique o site
setinha Integração Civil
setinha Livro de visitas
setinha Missas em português
setinha Promoções telefônicas
setinha Revista
setinha Turismo
setinha Viagem de menores
setinha Vídeos
Press award

COLUNAS
Diversas - Espaço reservado para publicação de textos de colunistas esporádicos. Quer contribuir com um texto? Basta enviá-lo para ser analisado pela nossa editoria que dentro de poucos dias você terá a resposta se foi aprovado para publicação.
 
Editorial - Resposta a uma brasileira insatisfeita
 
Data: 05/10/2010
 

Caros leitores,

Esta tarde recebi uma reclamação, por via eletrônica, de uma internauta insatisfeita com o site Brasileiros na Holanda. Como a internauta insatisfeita enviou o mesmo comunicado em "BCC" para inúmeros contatos, achei-me no direito de vir aqui, publicamente, dar uma resposta a todos os nossos leitores. Recebi telefonemas de apoio, de várias pessoas, de diferentes partes da Holanda, mesmo daquelas que não compactuam com minha maneira de pensar.

Leiam aqui o comunicado da internauta insatisfeita:

"From: Alda Cotta
Date: 2010/10/5
Subject: site 'Brasileiros na Holanda ' propaganda eleitoral unilateral..
To: "Marcia Curvo BR.HOL"


Prezada senhora Marcia Curvo,
 
O motivo que me leva escrever-vos esta, se dá pelo fato de eu ter constatado uma 'certa' imparcialidade no website de sua propriedade www.brasileirosnaholanda.com   site este, que conforme a senhora muitas vezes repete, que  está a serviço da comunidade brasileira no Reino dos Países Baixos.
 
Se é assim , devo dizer-lhe que fiquei profundamente chocada, em constatar o contrário, ou seja, que a senhora desde o começo da campanha eleitoral para presidente no Brasil, vem postando em vosso site matérias 'dubiosas' e nao verídicas da revista Veja por exemplo, onde ofensas e difamaçoes ao presidente da república do Brasil , Lula da Silva é corrente. 
 
Um site que tem como nome Brasileiros na Holanda , leva a entender que o mesmo tenha uma certa 'neutralidade' e tolerancia quanto nossa diversidade cultural , religiosa, sexual, mas tambem política. É inaceitável , que um site com este nome , venha por exemplo, a ser usado para fazer propaganda política do seu candidato José Serra senhora Marcia Curvo, mesmo que este esteja sendo pago! Uma coisa é a senhora anunciar em seu website uma escola de línguas ou um salao de cabelereiro e outra muito diferente é tomar partido político e fazer propaganda para o candidato que a senhora apoia ou seja: o candidato Jose Serra !
 
O mais grave, é que com isto a senhora está agindo forma desigual e nao correta. Influenciando , sugerindo, formando (unilateral) opiniao e pensamento para aqueles e aquelas que nao se definiram eleitoralmente. Tal atitude , sugere igualar-se a mesma postura que a grande imprensa brasileira , conhecida como PIG (Partido da Imprensa Golpista) vem utilizando neste processo eleitoral contra por exemplo a candidata do PT Dilma Rousseff !
 
Uma coisa é um website, que já está claro e delimitado quando é nominado :   "www.MarciacurvoumaBrasileirana Holanda.com " e outra é um website ter um nome genérico-coletivo como: "Brasileiros na Holanda" ,que nos dá a entender ou ter a idéia de 'representar' um todo, uma diversidade e/ou  um coletivo. 
Infelizmente ,  o que se constata agora, é que este website, com nome genérico de  "Brasileiros na Holanda" está a expressar,  uma visao unilateral ou as idéias exclusivas e particular da senhora Marcia Curvo dirigida à um coletivo !
 
Neutralidade e imparcialidade faz parte da ética comum às páginas com determinados fins sociais. Devo salientar, que o que vos escrevo, nao é uma preocupaçao só minha , outras pessoas já comentaram sobre isto, mas nao tiveram a iniciativa que eu estou tendo agora de trazer isto ao vosso conhecimento.
 
Finalizando, gostaria de pedir-lhe que por favor retire de seu website  "Brasileiros na Holanda" as matérias negativas e unilaterais de ofensas e injúrias ao presidente da república Lula da Silva e/ou da candidata Dilma Rousseff  , bem como , o vídeo de propaganda do candidato do Dem-PSDB, Jose Serra.
 
No aguardo de vossa reaçao,
 
Atenciosamente,
 
Alda Cotta, brasileira, historiadora e residente ha dezessete anos em Utrecht."

Minha resposta:

Cara  srª Alda Cotta,

 

“Posso não concordar com nenhuma de tuas palavras, mas morrerei defendendo o teu direito de dizê-las” (Voltaire)

 

Respeitadas as divergências e posições contrárias este site prima pela liberdade de imprensa e completa transparência no que tange aos interesses dos cidadãos brasileiros, neste caso, residentes no exterior.

Cabe lembrar que não buscamos nem pretendemos a utopia de conseguir representar, ou mesmo agradar a unanimidade desta comunidade, cabendo a cada indivíduo se fazer representar e expor suas opiniões da maneira que achar mais conveniente, havendo, inclusive, vasto espaço para isto, visto que tal unanimidade seria impossível, não gozando desta sequer nosso popular presidente da república, ao qual temos o maior respeito enquanto representante institucional.

Observando suas reivindicações percebemos que a intolerância que diz presenciar junto a este instrumento de comunicação está enraizada de fatos em suas alegações quando nomeia a imprensa contrária às suas convicções de “PIG Partido da Imprensa Golpista”, afinal, a verdadeira democracia não reside no convívio das diferenças? O golpe não está no relatar notícias, mas sim em tentar calá-las, cegar a sociedade dos acontecimentos.

Durante um pleito eleitoral democrático, como o brasileiro, não há espaço para censura ou mesmo alegações intolerantes, correndo assim o risco de atentarmos contra a grande vitória obtida com a redemocratização do país, retornando ao tão temido e, alardeado, “porão da ditadura” onde a verdade era simplesmente refeita e as diferenças extirpadas.

O site Brasileirosnaholanda.com continua atuando como sempre atuou nestes últimos 7 anos, prezando pela liberdade de acesso do brasileiro residente no exterior a todas as notícias e relatos que por ventura interessem a estes, independente de qual lado possa se sentir ameaçado com isso.

Acreditamos que as notícias veiculadas na revista Veja, a qual a senhora ataca frontalmente, estão sujeitas à fiscalização da justiça brasileira, cabendo responsabilidade direta daquela por qualquer inverdade publicada e, sendo direito dos ofendidos buscar a devida proteção o que, não ocorreu.

Antes de tentarmos calar qualquer voz destoante busquemos na memória o sangue e suor de tantos brasileiros que lutaram pela promulgação da atual Constituição Federal que, buscou, acima de tudo, garantir que nunca mais fôssemos limitados em nossos direitos, entre eles a liberdade de opinião e imprensa.

Quanto ao título do site “brasileirosnaholanda.com” refere-se ao seu objetivo maior, ou seja, manter a comunidade brasileira  atualizada, informada e beneficiada por todo tipo de ações promocionais ou não, sendo portanto um site criado e mantido por mim, direcionado à comunidade brasileira na Holanda. O fato de falar em nome do Partido dos Trabalhadores não significa que fale em nome de todos os trabalhadores, mas sim, tem a pretensão de falar para os trabalhadores, mesmo que muitos deles discordem das posições defendidas, nem por isso, reivindicamos a obrigação de renomeação para "Partido do Lula Trabalhador".

Esperamos contar com a compreensão de todos, concordem ou não com as transcrições midiáticas aqui feitas, abrindo o legítimo espaço para debates, sem, contudo, calar qualquer que seja a crítica, posição ou notícia no que se refere a nosso tão querido e amado Brasil.

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 1º - Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV.

§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

(...)

§ 6º - A publicação de veículo impresso de comunicação independe de licença de autoridade.

 Saudações cordiais,

Marcia Curvo
Editora do site Brasileiros na Holanda

Share
 
Comente a coluna
Comentários



carlos cesar - 31/12/2014
Como sempre prevale a política da conveniência

Mateus - 28/06/2014
Mas esses ditadores do PT não perdem tempo...

Ellen - 12/12/2012
o resultado do governo petista está aí...corrupção e mais corrupção!

Iria R. Rodrigues Pedroso - 29/08/2011
Gente , gente vamos parar de mete-mos na vida das mulheres!!!! Meu deus do ceu... se cada um cuidase de sua propria vida, nao teria-mos tantas guerras!! Para comecar, todos politicos sao iguais, comecam com um ideal, e chegam ao poder so para o seu proprio bolso!! Quando e que nos brasileiros aprenderemos que nao existe politico para o povo, mas sim povo para o politico!! Se votar-mos em branco, talvez um dia teremos um politico para o povo!! Ok voltando a mulher, realmente concordo plenamente com a Lucellia! Parabens Lucellia por ter um pencamento tao avancado!! Tambem acho que o ser humano tem que ter o direito de fazer o que bem intender com seu proprio corpo!! Principalmente a mulher que tem sido alvo de tantos maus tratos e discriminacoes, desde a a sagrada biblia! Entao acho que os que sao contra aborto, que crie as criancas das mulheres que nao poderiam te-las!! Mas naturalmente e muito facil julgar, imaginem voces o que seria desse mundo se todas as criancas que foram abortadas (espontaneas ou nao) se estivessem vivas, o mundo tem mais de 6 bilhoes de seres humanos nesse momento, onde estariam todo mundo?? Onde teria comida para todos??? Nao teria favelas para todos.... ;-) nao existeria mas matas, etc... etc... e um caso para pencar!! O brasileiro fala muito facil sobre ser contra o aborto, mas quase ninguem vai a uma favela, para oferecer ajuda as chamadas maes solteiras adolecentes!!! Entao eu digo como uma mulher de 52 anos, mae de um filho de 17 anos, e que seria mae de dois filhos mais se nao tivesse perdido (aborto espontaneo), mesmo assim acho que a mulher tem que ter direito, de ser dona de seu corpo!!E quem nao estiver de acordo, que fique na porta de clinicas de aborto, e faca uma oferta de adocao as potenciais criancas que seria abortadas!!

Lucéllia C C - 03/11/2010
Miriam, acho que meu comentário não foi infeliz , mas forte. Ou você nunca ouviu dizer ou leu sobre abuso sexual e adolescentes grávidas , olha não sei que em que planeta mora , mas aqui nesse tem muito isso , eu nao sou a favor de todas mulheres praticarem aborto indiscriminado , mas eu acho que em certos casos , como já citei , de adolescentes grávidas por abuso sexual ou não em casos em que a vida da mãe corre risco de morte eu acho que seria um boa e também em caso de estúpro , sabe eu penso em mim própria , se fosse comigo eu faria um aborto , pois imagina o trauma de uma mulher com um filho fruto de um estúpro , isso seria terrível . Bom espero que entenda . E amo muito meus filhos sim e penso assim pois tenho mãe , duas irmãs e duas filhas .Obrigado .

Susana - 01/11/2010
Well, Dilma ganhou sim (infelizmente). Governar uma metade de um povo descontente não deve ser tarefa fácil para ninguém. Enfim, um voto a mais é suficiente para definir. Penso que cada povo tem o governo que merece. Eu sou uma que vou baixar a ripa se ouvir reclamações no futuro. Era de se esperar que ela ganhasse. Num país que se acostumou às "esmolas" ao invés do trabalho, só podia dar Dilma. Coitados dos brasileiros, sinceramente.

Carlos Assunção de Morais - 31/10/2010
Leticia seu pensamento é típico de eleitor petista.

Miriam - 31/10/2010
Lucélia, que comentário mais infeliz esse seu! Desculpe-me, mas como mãe de 3 filhos você deveria pensar totalmente diferente, isso é, se você realmente ama seus filhos. Graças a Deus que você não é minha mãe!

Lucéllia C C - 31/10/2010
HA HA HA HA HA bEM FEITO PARA OS PUXA SACOS DO SERRA ... TOMA ... O BRASIL ESCOLHEU A DILMA , NÃO ADIANTOU VIDS DO SERRA PRA FORMAR OPINIÃO HA HA HA DEI DILMA !!!

Lucéllia C C - 31/10/2010
Sr. Marcos Kosma eu queria ver se sua filha fosse estuprada e ficasse grávida se acharia bom um netinho de um estuprador e outra a pessoa é dona do seu próprio corpo , tem direito de escolher o destino da sua vida , mas claro com responsabilidade , mas acho que a mulher deve ter esse direito , como mulher , mãe de 3 filhos digo isso .

Marcos Kosma - 30/10/2010
1. ABORTO GENERALIZADO (Milhões de criancinhas inocentes vão morrer - e não esqueça que você estará participando deste morticínio.) Vote na Dilma para isso ocorrer. Vote no Serra para evitar esses assassinatos, esse derramamento de sangue inocente. Até o Santo Padre aconselhou a Dilma a mudar de idéia sobre o aborto. 2. BRASIL x VENEZUELA - Um dos melhores amigos do Lula e da Dilma é o Hugo Chaves. Vocês sabem o que está acontecendo na Venezuela e não preciso explicar aqui. Votem na Dilma para que o Brasil comece a virar uma ditadura. 3. BRASIL x IRÃ. - Vocês já viram como o Lula é amigo dos Aiatolás Barbudos. Se deixar a Dilma vai oferecer banquetes para essa corja. Vocês querem pagar esse banquete? Querem ver o presidente do Irã desembarcando em Brasília o tempo todo? 4. A FARSA DO DINHEIRO - Vocês notaram como todo mundo tem cartão de crédito no Brasil? O Lula deu cartão para todo mundo. E o dinheiro? Ninguém tem para pagar a conta mensal do cartão. Isso foi a ilusão que ele e a Dilma criaram para enganar a população e fazer as pessoas se sentirem bem com um pedaço de plástico na mão. Mas dinheiro que é bom... 5. BOLSA FAMÍLIA - Muito bom o projeto. Pena que já era do Fernando Henrique. E o Lula insiste que é dele. Para melhorá-lo o Lula e a Dilma teriam que dar mais educação para o povo e mais emprego. Isso diminuiria os gastos e os impostos que a gente sofre para pagar. Bolsa Família chama-se Bolsa Esmola. Humilhante! 6. ESCÂNDALOS E CORRUPÇÃO - Foi só a Dilma sair da Casa Civil para disputar a presidência e a Erenice, comparsa e amiga muito íntima dela, já se envolveu em falcatruas com toda a família. E para variar veio o "não sei de nada" da Dilma....Lembram-se do caso do mensalão quando o Lula "não sabia de nada"? ...Muita inocência ou burrice. Gente, pensem nisso amanhã e não se deixem enganar por esses populistas. Nós temos cérebro e podemos discernir o certo do errado. Portanto, repassem esse email para os seus amigos. Marcos Kosma

bertrand - 30/10/2010
O jornal "O Estado de São Paulo" mostrou o que ele entende por liberdade de imprensa ao demitir sua funcionária Maria Rita Kehl por delito de opinião. Defensores do "pau oco". http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4722228-EI6578,00-Maria+Rita+Kehl+Fui+demitida+por+um+delito+de+opiniao.html

Daniela Roschel - 29/10/2010
Caro Mauri: "esse comportamento parcial se aplica também à comunidade do orkut "Brasileiros na Holanda" da qual saí exatamante por esse motivo. Acho que, com todo respeito, você não deveria tratar uma comunidade e um site destinado à troca de idéias e informações entre brasileiros como se fosse propriedade pessoal sua e sujeito às suas visões políticas particulares" Na minha visão simplista uma comunidade já é uma troca de ideias e informacoes. Eu voto no Serra trabalhei na campanha dele quando estava no Brasil e participo da comunidade ativamente. Outras pessoas que sao a favor da Dilma tambem participam e trocamos informações e pontos de vistas acho que isso tambem pode ser chamado de democracia. Alem disso o site da marcia é um site de servicos criado por ela e ela tem o direito de publicar o que achar melhor. A democracia na Internet é mais abrangente ainda e todos podem criar sites e expor neles suas ideias. Att. Daniela

Fernanda Bueno - 29/10/2010
Mauri,pensar não está ligado a posição. Parcialidade é fruto do processo de raciocínio. Estamos vivendo momentos onde é mais cômodo ser imparcial e neutro, pois nos coloca em uma zona de conforto. A resposta que Márcia deu ao e-mail deselegantemente enviado pela Sra. Alda foi um posicionamento claro e destemido. Posicionado. Márcia é extremamente respeitada por todos em todos os lugares onde vai ( no Brasil ou fora dele). É uma pessoa comprometida com seus objetivos, séria e que tem seu trabalho reconhecido. Posicionar-se favoravelmente a um candidato é expressão de liberdade, garantida como princípio constitucional em nosso ordenamento jurídico. Caso Márcia atuasse como censora, certamente seu e-mail não teria sido publicado.E, não há impedimento algum em colocar em um site a opinião de seu autor.

Joana - 29/10/2010
Mauri Eu lembro de vc lá da comunidade bnh.Sendo bem sincera,pessoas com a mentalidade igual a sua, que apoiam esse tipo de atitude retrógrada e selvagem, não faz falta nenhuma na comu.Fez muito bem em sair,assim não influência os de mentalidade fraca e nos poupa de ler coisas que deveriam estar no vaso sanitário. Já ficou bem claro que o site é da Márcia e ela faz com ele o que ela quiser.E quanto mais eu vejo esses ataques esquerdistas, mas crio nojo dessa gentalha, que deveria estar na cadeia.

Miriam - 29/10/2010
Mauri, estranho você dizer que saiu da comunidade do orkut pq ali as pessoas tem pensamentos ultra-nacionalistas. Muito pelo contrário, ali tem de tudo um pouco e ninguém foi expulso por ser de esquerda, não que eu tenha ficado sabendo. Na verdade a unica que sei que foi expulsa era contra o Lula e elogiava o Serra, mas ela vivia metida nos barracos da comunidade, a Marcela. Veja só qtos participantes esquerdistas estão ali todos os dias. Rangel, Hew, Baggio, Isabel Cristina, etc, eles dizem algo e outros vão lá e dizem contra, mas todos paricipam com o mesmo direito. Se você saiu por que não gostava que tinham alguns serristas, tudo bem direito seu de entrar e sair de onde quiser. Eu nem voto em ninguém mas concordo que se o site aqui não lhe agrada, não faça parte dele. Sou evengélica por isso não visito sites espiritas , faça o mesmo, por enquanto somos livres.

Mauri - 28/10/2010
Cara Márcia, Eu concordo plenamente com o e-mail da Alda, esse comportamento parcial se aplica também à comunidade do orkut "Brasileiros na Holanda" da qual saí exatamante por esse motivo. Acho que, com todo respeito, você não deveria tratar uma comunidade e um site destinado à troca de idéias e informações entre brasileiros como se fosse propriedade pessoal sua e sujeito às suas visões políticas particulares. Sua atitude parcial em relação à visões de direita e apoio a indivíduos com atitudes ultra-nacionalistas ou até racistas não me agradou nem um pouco e por isso apesar da utilidade da comunidade resolvi sair. Nada pessoal, apenas reprovo a atitude imparcial. Tenha um bom dia.

ARISTIDES MOURA DE ALBUQUERQUE - 21/10/2010
Defendo a liberdade de imprensa, e de pensamento , no Brasil estamos acuados pelo governo federal, e vemos a imprensa ser golpeada de todas as formas, levando a democracia a ficar em perigo. me solidarizo e parabenizo a coragem de Marcia Curvo

Reinaldo Cozer - 21/10/2010
Prezada Marcia Curvo Não conhecia seu site, como sou leitor assíduo do Blog do Reinaldo Azevedo pude ler o seu email. Adorei sua resposta firme , pedagógica e bastante prolixa a esta Sra. Gostaria de afirmar sem trocadilho, que a cota de coisas absurdas vindas do governo federal já se esgotou. Tenho o blog www.movimentoculturalpenapolis.blogspot.com, caso queira divulgar alguma coisa estará a disposição. Atenciosamente Reinaldo Cozer

Mirian - 21/10/2010
Prezada Marcia Curvo, só quero dizer que estou aparvalhada com esse fato. Os tentáculos do patrulhamento estendem-se até a Europa. A imprensa brasileira, salvo honrosas exceções, compactua irresponsavelmente para que nossa Democracia corra um sério perigo. Eu tenho mais de 60 anos, vivi a Ditadura, sei o quanto nos custou a falta de liberdade e a censura. Me parece que esses que patrulham e ameaçam não tem idéia do que seja o Direito Democrático. Abraços, continue forte e vigilante. Mirian

edison balzer - 21/10/2010
senhora Alda Cotta Conheces a Constituição da República Federativa do Brasil?

Ana Paula - 15/10/2010
Adorei a resposta. Moro no Brasil e entendo que você tem todo direito de expressar sua opinião, e cabe a quem não gostar ou não se identificar a não acessar mais seu site.

Rodrigo Souto - 15/10/2010
Muito pertinente a colocação do Álvaro. Da minha convivência com colegas petitas, a maioria sequer cogita a possibilidade de estarem enganados. Quase tudo o que o PT é a verdade universal. E isso é muito conveniente. Quando é divulgado algum escandalo de corrupção, eles não tem a postura de falar: "vamos investigar". A postura tradicionalmente é dizer: "isso é mentira. isso é um ataque etc etc". Eu me pergunto, como eles conseguem iludir tanta gente assim? E parabéns Marcia pelo site. Independente de posições partidárias, nada se justifica se não tivermos respeito pelas idéias dos outros, mesmo que diferentes das nossas.

Marcelo Curvo - 14/10/2010
PS: Álvaro, thanks anyway!

Marcelo Curvo - 14/10/2010
Paulo: thanks for the support. Alvaro: stop flaming this forum, stop behaving like… Marcia: love ya! Keep up the wonderful work, you are a lioness. Big Kiss! Gerard: Cheers, see you.

Paulo Roberto - 14/10/2010
Marcia, trabalho com seu irmão aqui no Brasil e achei que sua resposta foi excelente. Meu voto deverá ser em branco o anulado nesta próxima fase, mesmo sabendo que isto não é la muito favorável a democracia. O que penso é que não temos nenhum candidato verdadeiramente comprometido com as necessidades do povo brasileiro, pior ainda, temos um bando de megalomaniacos querendo cada vez mais poder. Onde iremos parar? não da para saber exatamente, mas importante é dizer que não adianta ser como a historiadora em questão mas do outro lado, isto só piora. Liberdade de expressão e direito a escolha... isto é essencial e é o que eu vi aqui. Parabens pelo site.

Álvaro polati - 14/10/2010
Gostaria de me solidarizar com a Márcia Curvo, e exortá-la para que não desanime. O inglês Bernard Burke deixou-nos uma frase emblemática: “Para que o mal triunfe, basta que os homens (e mulheres) de bem se calem”. Por isso, não nos calemos! Num evento destes dá para perceber bem como os petistas pensam. Eles clamam uma falsa neutralidade e se indignam quando vêem fatos negativos relacionados ao seu partido serem publicados, como se nada de mal sobre seu partido pudesse ser publicado... Toda a informação negativa é automaticamente taxada de “dubiosa” e “não verídica” e aqui não importa quão claras são as provas e evidências. A imprensa que relata as “maracutaias” petistas é imediatamente chamada de golpista, no linguajar petista. A Veja só publica “calúnias”, e não importa se o dólar na cueca é real. A Carta Capital não... é imparcial, publica só as “maracutaias” do PSDB e é favorável ao Lula. Ai pode... Eu nunca vi um petista pedindo para que a Carta Capital seja imparcial! Neutralidade para vocês significa ser do PT. O presidente Lula decretou e impôs a sociedade brasileira um tal de plano nacional de direitos humanos, que de “direitos humanos” não tem nada. Neste plano nefasto, estava previsto alterar o artigo 221 da constituição propondo a suspensão de programação e até cassação de jornais, revistas, estações de rádio e TV, baseado em critérios subjetivos do tipo “violação dos direitos humanos”. O mesmo princípio de Chávez usa para censurar jornais e TVs que publicam sobre a escalada da violência do seu regime. E publicar uma corrupção do PT? Seria enquadrado como uma violação dos “direitos humanos”? Claro! afinal o PT é o “bem absoluto” que garante os “direitos humanos” do povo. Quem publica uma corrupção sobre o PT é do “mal”. Aliás, o PT se coloca como acima da sociedade, a força do “bem” que está a serviço do povo, e assim pode censurar, corromper e mentir, pois os “fins justificam os meios”. “A mentira e coisas piores são partes inseparáveis na luta de classes, mesmo nas suas formas mais elementares” (Their Moral and Ours, Leon Trotsky, Resistance Marxist Library, pág 28). Uma vez que uma vez que ela mudou de discurso, vídeos irrefutáveis da Dilma pregando o aborto sem limites na Internet são agora “calúnia”, “corrente do mal” do Dem-PSDM contra a candidata do “bem”! Hipocrisia! Eu é que estou chocado! Eu é que estou chocado! Vocês moram na Europa e eu duvido que ai se discuta tolir a liberdade de expressão! Porque aqui no Brasil, nós voltamos à década de 70! E, por mais absurdo que possa ser, estamos preocupados com o cerceamento de um direito que deveria ser irrefutável! E é importante, não só para os brasileiros que moram na Europa saberem disso, mas toda comunidade internacional! Que o senhor Lula da Silva e seu partido trotskista esteja transgredindo com a democracia! Não sou eu quem está dizendo isso. É o Hélio Bicudo, fundador do PT! São juristas, políticos de vários partidos, jornalistas de crédito como Arnaldo Jabor, Alexandre Garcia, Joelmir Beting, religiosos como D. Evaristo Arns, pensadores como Ferreira Gullar, artistas, escritores, e cidadãos comuns como eu e Márcia Curvo! Por isso, eu digo, não sou do PSDB; mas diante do desavergonhado flerte petista com a tirania, eu voto 45! E que doam seus ouvidos! Vocês que não toleram a diversidade de idéias, que saibam que só vão me silenciar se me matarem! E exorto a todos os brasileiros que votem no 45! Em nome da liberdade de expressão e da democracia!

Susana - 12/10/2010
Márcia, também sou historiadora e moro na Holanda. O fato de ter estudado História não significou que tenha de ser do PT ou do contra. Lembro bem que quando me formei, o "must" naqueles anos, era ser petista, daqueles bem esquerdistas. Se uma mosca passasse voando diferente, lá vinham os "historiadores" fazer uma análise marxista do tal diferente vôo. (Desculpe a comparação esquisita, mas, é para mostrar que eram mesmo radicais). Eu aprendi a ser analítica e crítica com a História, mas não radical, nem partidária. A História é muito mais feita por homens de valor do que por partidos. "Os cães ladram e a caravana passa"; portanto, prossiga com seu trabalho aqui no site. Você sabe e todos sabemos também, do grande valor do seu empenho em manter-nos atualizados. Um abraço, Susana

Dores van der Hoek - 11/10/2010
Muito apropriado citar Voltaire para enfatizar que a liberdade que tens, como titular do site,de colocar as matérias que achares pertinentes e de importancia para comunidade brasileira. Continue com esse trabalho digno,profissional e sério!!

Luciene Kuiper - 11/10/2010
Recado para a Ilustríssima historiadora Sra. Alda Costa: a melhor coisa nesta vida é cuidar da casa, do marido, de nois mesmos deixar as pessoas viverem as suas vidas da melhor maneira possível, porque estamos aqui neste planeta maravilhoso somente de passagem VIVA A VIDA a cada minuto! Para Sra. Marcia Curvo sem palavras, porque o trabalho que faz é polido como diz em holandês: ALLES RUSTIG. Sucesso na sua vida pessoal e profissional.

AG - 10/10/2010
Gostaria de parabeniza-la pela brilhante resposta dada a brasileira Alda Cotta. Gostei desde o inicio, quando voce cita a frase do grande Voltaire. Continue fazendo o seu trabalho como sempre fez, mantendo nós, brasileiros, informados do que acontece aqui e no nosso Brasil. Abracos

Jurema - 09/10/2010
Como sempre, a imprensa só interessa quando é boa para os petistas. Quando não é, falam em censura, em golpe. Acorda Brasil ! estão querendo dar um cala a boca e deixar tudo escondido!

Flora van der Meer - 09/10/2010
Valeu a resposta Marcia!! Assino embaixo tudo que deixastes bem claro no teu texto/resposta!

Carmem Frota Boelen - 09/10/2010
Querida Márcia, Somente agora li tudo e fiquei impressionada com tanta cara de pau dessa gente.Concordo plenamente com sua resposta e com os comentários sobre o direito a Imprensa livre e a Democracia e contra a Censura. Cada um tem o direito de pensar como quiser, se o video do Serra tem influencia ou nao sobre cada um e suas idéias, isso fica a critério de cada um. O mesmo vale para Dilma e Marina, dentre outros candidatos.Reafirmo novamente ter a citaçao do Prof. Eduardo Viana P. Neves, comentada pela Sra. Nina Petite, de muito bom gosto. Parabéns Márcia pelo trabalho de divulgaçao. Abraços.

Adriana van der Zwaan - 09/10/2010
Imparcialidade na imprensa ou qualquer outro meio de comunicação, é lenda. Nunca existiu, o que existe é vc ser democrático e dar aos leitores o espaço para concordar e/ou discordar com aquilo que está sendo escrito. É claro que sempre haverá a pendência para aquele ou aquela candidata, partido político e ideológias. Cabe a cada um escolher e filtrar o que está se lendo. O "sacal" é ler os comentários dos partidários dos dois lados. Alda será que foi necessário mandar esse e-mail para tanta gente? Se eu quero saber em quem votar vou pesquisar, conversar com pessoas e me informar em mais de um meio...procurar na entrelinhas. Se Márcia decidiu "puxar a sardinha pra o Serra" e daí? Quem vota no Lula filtra a informação e acabou. Cada um tem que vir com argumentos sérios e concretos e parar de levantar os pom poms de "chearleader" dos candidatos. Tem gente aqui parece adolecente de 13 anos defendendo seu idolo favorito. Valeu Márcia, legal vc ter aberto o espaço para as pessoas comentarem. Aah by the way, eu votei na Marina, pq apesar de gostar do Lula, achei a Dilma muito arrogante e o José Serra TBM.

José Fernandes da Cunha - 08/10/2010
Fui aluno da Márcia em Goiânia, por isso não considero minha opinião imparcial, pois sei a pessoa maravlihosa que ela é. Mas como comunicador, com 13 anos de trabalho árduo na área gostaria de deixar aqui a minha opinião de maneira bem clara. 1º - Não sabia eu, neste tempo todo como comunicador, que nós da imprensa somos chamados de "porcos" (PIG em inglês). Já que a reclamante é historiadora deveria ao menos nos dar o respeito do qual merecemos, pois foi essa mesma imprensa golpista, para não repetir o termo pejorativo usado pela notória historiadora, que noticiou os demandos de collor, enfrentou bravamente a ditadura, bem como o ex-presidente Getúlio Vargas, que constamentemente denuncia os desmandos de todos os presidentes da república, sem exceção, inclusive os do atual presidente, Luíz Inácio Lula da Silva que descaradamente e comprovadamente realizou capanha presidencial fora do prazo legal para tal, num livre desrespeito à constituição que ele jurou defender ao assumir o cargo. 2º - Muito revela esse apelido dado a nós comunicadores, já que ele só vem a justificar algo que a senhora reclamante e historiadora não saiba,é o governo Lula - Dilma Russef que tenta incansavelmente criar sistemas de censura à imprensa no Brasil, como o Conselho Nacional de Imprensa, e que caso a senhora tenha a paciência de ver, institui um sistema sensor no Brasil aos moldes do utilizado pela ditadura que a senhora Dilma tanto se gaba por ter combatido. 3º - Apesar da injúria sofrida pela minha classe, não categorizarei a da senhora com apelidos humilhantes, já que, assim como há na imprensa sujeitos com objetivos obscuros, há também em vossa profissão pessoas com a mesma índole, o que não desmerece ao meu ver a sua e nem a minha profissão, mas tão apenas estes que se escondem por trás de títulos para ratificar suas opiniões tendenciosas, cegas e assintosas. 4º - Pressupor que a massa, ao ler, ouvir ou assistir determinada informação irá comungar em 100% com o que é dito é o mesmo que dizer que a sociedade brasileira é acéfala. Sim! O brasileiro pensa, tem senso crítico, troca idéias... Não somos o gado que Zé Ramalho cantou para os quatro cantos, essa massa incapaz de interpretar um texto é em verdade o resultado de um programa chamado Avança Brasil, implantado pelo presidente Lula, que proibe as escolas de reprovar estudantes, criando uma geração de analfabetos funcionais, com diplomas de 1º e 2º grau, mas incapazes de interpretar um texto. Gente assim não faz idéia do que disse o Serra, e nem tão pouco de qualquer coisa mais complexa que a candidata que a senhora vê como prejudicada diz. Bem, encaminharei ao Sindicato dos Jornalistas de meu estado suas colocações pejorativas à nossa classe que com certeza tomará alguma providência. Quanto ao trabalho feito pela senhora Márcia, dou meus parabéns! Ajudou e tem ajudado a milhares de brasileiros todos os anos, e tenho certeza que continuará ajudando. Lembre-se minha professora, ninguém joga pedras em árvore que não da frutos! Cordialmente, José Fernandes da Cunha Radialista e Jornalista

Ricardo Menezes - 08/10/2010
rsrsrs levando pedradas petistas por causa de reportagens da Revista Veja. Isso já foi longe demais!

Nina Petite - 08/10/2010
A seguinte citação não é minha, mas do Prof. Eduardo Viana P. Neves, e retrata exatamento o que nós temos visto... 'O PT é um partido orientado por intelectuais que estudam e não trabalham, formado por mi...litantes que trabalham e não estudam, comandado por sindicalistas que não estudam nem trabalham e apoiados por eleitores idiotas que trabalham pra burro e não têm dinheiro pra estudar.' Prof. Eduardo Viana P. Neves Parabéns Márcia pelo "site" e seu maravilhoso trabalho de informação. Gostaria de deixar registado o meu apoio e dizer que o direito de expressão/opinião está garantido em nossa Constituição: "Art. 5o. (...) IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; ... IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;" Mais uma vez, Márcia, parabéns pelo seu maravilhoso trabalho! Que Deus sempre te ilumine e te proteja! Bjs.

Juliana de Souza Brandão - 08/10/2010
Esse e-mail chegou longe, moro nos Esatados Unidos, como outras tantas vim bater aqui de curiosidade apenas. Adorei o site e não vi nada demais, verifiquei nas notícias anteriores e não vi nada, nada que desabonasse o site ou a dona dele. Pelo visto este e-mail correu o mundo nesses poucos dias. E viva a liberdade de imprensa! Abaixo a ditadura! Abaixo a coação! Já encaminhei o e-mail que a sra. Alda enviou para toda minha lista de contatos, e olha que tenho amigos até no Japão!

Susana Cordeiro de Sá - 08/10/2010
Essa Alda deu o maior fora da vida dela espalhando tanta asneira, pegou mal para o PT!

Valdete - 08/10/2010
Márcia, como sua mãe, sou suspeita mas estou orgulhosa de sua atitude. Parabéns e continue assim, nosso pobre Brasil precisa de pessoas que lutem por seu crescimento, principalmente para que nosso povo deixe de ser dirigido como cordeiros, presenteados com bolsa esmola para se submeter ao jugo de um partido, sem direito de pensar e decidir por vontade própria, já que perderam a dignidade comprada com a humilhante esmola. O alimento que precisamos é educação para que tenhamos o direito de pensar e agir com liberdade sem nos submetermos a ameaças de políticos despreparados.

paloma - 08/10/2010
bom sobre o sait BRASILEIROS NA HOLANDA pra mim e meus amigos estamos satisfeitos pois nao tenho o que falar em fim e um sait que nos deixa enformados de tudo que passa nao holanda e e em outros lugares em fim adoro

Ricardo Ferreira Souto - 08/10/2010
Alda, obrigado por ter disseminado este e-mail, acabei por reber uma cópia enviada por uma amiga que mora aí na Holanda. Visitei o site e achei o conteúdo fantástico, voltarei outras vezes. Só não conseguia entender sua indignação, até eu assistir o vídeo do José Serra publicado na parte superior da página. Realmente é de dar raiva em qualquer eleitor da Dilma/Lula, o Serra fala bem, com segurança, explica todos os planos já existentes no governo brasileiro que na verdade foram criado pelo FHC. E tem mais, o Serra terminou o vídeo com maestria, pelo jeito você não assistiu até o final, se tivesse assistido teria aprendido o quanto a liberdade de imprensa é importante. Pessoal, assistam o vídeo que está nesta página, vale a pena. Concordo com o Fabio, eu também não voto em partidos, voto em bons políticos, voto em quem tem mais capacidade de governar.

Fabio - 08/10/2010
Sou de Sao Bernardo do Campo,terra do PT,já convivi com o filho do Lula.Conheço a trajetória dele e respeito muito.O PT tem alguns bons políticos assim como outros partidos,mas não gosto da filosofia do partido,meu direito.Já votei e continuarei votando em políticos do PT,mas nao preciso amar o partido.Em São Bernardo o PT ficou muitos e muitos anos fora do poder,só retornando nesta ultima eleição para prefeito.O país não se faz por partidos,mas sim por pessoas e convicções.Eu apesar de não gostar de todos os políticos do PSDB me identifico mais com a filosofia do partido e também voto em políticos do PSDB.A democracia é isto,posso escolher bons políticos de diferentes partidos e com esta pluraridade temos diferentes pontos de vista sendo analisados e o povo é melhor representado.Unanimidade não é bem vinda,mesmo que um ''boa'' unanimidade.

Raquel Coelho - 07/10/2010
Prezada Márcia Curvo, não é de se admirar que até fora do Brasil o pessoal do PT quer enfiar o dedo no nariz e dar as ordens. Estamos à beira do abismo esperando o segundo turno dessas eleições vendo a "máquina pública" descaradamente ser usada pela candidata guerrilheira. Provavelmente essa Alda Cotta tem cargo comissionado e não quer perder a "boquinha". Por favor, continue com este site excelente que tem me ajudado muito nesta fase de transição Brasil-Holanda.

Valdete - 07/10/2010
São todos iguais, quando a notícia não os agrada, não os elogia, não os adula são consideradas inverdades cujo desagrado causado justifica até ameaças. Onde está a liberdade e, a justiça? Só vale o direito deles. Eta petistas !!!

Valdete S. C. - 07/10/2010
Bela resposta. Esses petistas se acham donos da verdade. Ou seja, a verdade deles, e se julgam no direito de veladamente fazerem ameaças. Isso é bem próprio deles.

laura - 07/10/2010
Don't worry,be happy! Viva e deixe viver! Leef en laat leven !!!

Lucéllia C K - 07/10/2010
OBRIGADO POR COLOCAR MEUS COMENTÁRIOS.

Jose Sierra Marinado - 07/10/2010
Veja quem e Alda Cotta. Petista de carteirinha http://www.mobilizacaobr.com.br/profile/AldaCotta?xg_source=activity

Eliana S. Gomes - 07/10/2010
Deixemos as diferenças partidárias de lado. Me espantou esta senhora se manifestar e dizer-se historiadora. Se ela estivesse por dentro da história do Brasil, nestes 17 anos em que está na Holanda, não teria sido tão repressora. Como historiadora talvez ela tenha se esquecido da época da ditadura em nosso país nas décadas de 60/70. Antes de agirmos tão impulsivamente, procuremos analisar bem as consequências. Colocar em dúvida o trabalho sério de um veículo de comunicação como a Revista Veja, foi no mínimo, desolador. Cuidado é o que temos que ter antes de "comprar uma briga" ainda mais a favor de políticos. Eles são os primeiros a mudar de partido, de idéias e ideais como quem muda de roupa. Hoje podemos ser a favor de um ou de outro, mas e amanhã? Depende do andar da carruagem e o que deve prevalecer é a capacidade de nos mantermos conscientes e críticos a favor do bem de uma nação inteira. E vale a liberdade de ir e vir e de expor idéias. A Sra Márcia respondeu bem, afinal ela devia uma resposta a esta senhora que não pensou bem antes de agir, cegamente.

Fernando Andrade - 06/10/2010
Amigos, vejam atentamente o sermão deste padre . Vamos divulgar e espalhar para todos. Vamos criar uma revolução nacional. Vamos mostrar a esse partido anti-cristão e comunista que nós não deixaremos que tirem Deus de nosso país. Pe. José Augusto: sobre o 2° turno das Eleições para Presidente (parte 1) http://www.youtube.com/watch?v=vgWdrcWNSbY Pe. José Augusto: sobre o 2° turno das Eleições para Presidente (parte 2) http://www.youtube.com/watch?v=7Nq-3aCp-ss&feature=related

Josiane Dias - 06/10/2010
Lucellia, cada vez que você deixa um comentário aqui fica pior. Voce diz que a dona do site não autoriza comentários negativos? O que voce me diz dos seus comentários? Eles sao positivos por acaso? seu comentário já esta no livro de assinaturas do site e por sinal, duas vezes, e voce bate na mesma nota. O problema é que nem todos tem pensamentos radicais como os seus, veja qtos petistas comentaram aqui com educação, a mesma educação que a dona do site teve ao dar resposta a insatisfeita que mandou o e-mail por via escondida prá várias pessoas. Uma das minhas amigas recebeu e enviou prá mim, e prá outras amigas, isso aqui se espalhou prá todos os lados. Sabe o que significa isso? Votos a mais pro Serra, cada vez mais pessoas recebem o e-mail e vem aqui olhar o que é o tal site. Eu mesmo nem sabia da existencia deste site, e nem na Holanda eu moro, mas já vim fazer uma visita e deixar minha opinião. Já enviei o e-mail a outros da minha lista de contatos e até pro jornalista daqui da minha cidade que é contra o PT, viu como isso se espalha? Hoje à noite comentei com meu professor de sociologia sobre esta reclamação e ele mesmo sendo do PT deu razao a dona do site, ele disse que não existe jornal nenhum, imprensa nenhuma no mundo que fale bem de todos os políticos ou que apoie candidatos opostos , que sempre o jornal tem um de sua preferência. Se o site é dela, deixe ela colocar o video que ela quiser, nem vi nada demais naquele vídeo ali. Está incomodada? Faça um site ou um blog para voce e coloque propaganda de todos os candidatos que estão concorrendo a presidente, do jeito que voce quer. Acabei de chegar da aula, trabalhei o dia todo, estou cansada para discutir mais com voce. Vai estudar um pouquinho de sociologia prá entender melhor dessas coisas em vez de ficar aqui escrevendo seus comentários sem fundamentos.

FABIO - 06/10/2010
Parabens pela honestidade . O Brasil esta vivendo um Periodo muito perigoso . Onde a imprensa esta sendo calada (Censurada ) . Varios meios de Comunicacoes estao suspensos por simplesmente falar as mentiras do governo Lula .Infelizmente estamos beirando ao Comunismo. Onde leis vao ser mudadas ,imprensa calada e informacoes suspensas . A Dilma tem um passado horroroso , onde cometeu assassinatos , roubos , sequestros e muito mais . Ela pertence ao Foro de Sao Paulo , onde o mesmo tem ligacao com as Farcs e varios Partidos comunistas pela America Latina . Se ele for eleita , estaremos no Lixo . Eh soh ver o PNDH-3 , que lah diz tudo . O Brasil nao esta esta maravilha que eh vendida ao mundo , e nem por esses "trocados" enganando o povo faminto do Brasil .Nao temos saude , seguranca ,educacao , nada.. JAMAIS ESQUECAM DO PQ SAIRAM DO BRASIL . ELE CONTINUA O MESMO . NAO SE ENGANEM POR PROPAGANDA ENGANOSAS . O brasileiro quer trabalho , dignidade , e nao Esmolas . Estamos criando preguicosos , e com isso pessoas sem qualquer tipo de ideais . E eh isso que o PT quer . Quanto mais o povo pobre e burro , mias facil de ser Controlado. E nao esquecam que Hitler , Chavez, entre outros , foram eleitos pelo pobre povo .

Maria Cristina Alves Torres Roure - 06/10/2010
Ridicula esta petista. Me desculpem, mas nao ha outra denominaçao pra ela. Ta querendo seguir os passos do guru nordestino e impor a mordaça a quem nao compactua com as mentiras e sujeiras do pt. Marcia, parabens. Voce e todos nos temos todo o direito de expressarmos a nossa preferencia pelo Serra. Quem quiser que expresse a sua pela mentirosa e falsa candidata do pt. Nossa, vou parar por aki porque nao me aguento de vontade de falar umas boas verdade pra esta senhora. Maria Cristina, brasileira, honesta, inteligente e residente ha 20 anos na Holanda. Fora pt. fora lula. fora dilma. O Brasil merece muito mais que isto.

Larissa - 06/10/2010
Peraí, o site é de quem mesmo?? Tem algum slogan do Governo aqui??? Quando li o email dessa senhora, vi até a espuma branca saindo nos cantos da boca, a raiva era tanta, que ela nem se deu o trabalho de contar até dez antes de escrever o email ou pelo menos pesquisar antes de fazer essa cagada. Ela podia ter evitado o mico. A mesma só mostra o lado negro da Militância Petista e endossa o que o próprio governo vem tentando fazer no Brasil, que é CALAR A MÍDIA. Aliás, o que nos dá ânsia do PT é isso, ARROGÂNCIA e principalmente a falta de lucidez, como alguém ai comentou. Tatyana concordo com vc, eles são mesmo muito esquisitos, que fique claro que não estou generalizando!!. Márcia, não ligue para esse tipo de gente,eu acredito que nem todo mundo sabe a importância do seu site e da sua presença nesse país, eu não a conheço, mas já soube de várias pessoas que vc ajudou, inclusive botando dentro da sua própria casa, coisa que eu e muitos brasileiros(a), não teriam coragem e muito menos vontade de fazer. Ignore essa pessoa. Passada!!!

Léa - 06/10/2010
Cara Lucélia, fala sério, você fez propaganda para os três candidatos? Não??? Então você foi desonesta rsrsrsrs. Já entrei em dezenas de sites e de blogs e não vi ninguém fazendo propaganda para três cadidatos diferentes ôxi! Monte um site para você e cole lá a foto dos dois candidatos, diga que você ama a Dilma e o Serra. Por falar nisso, fui verificar as notícias do site e não vi nada de política, só mesmo coisas sobre a Holanda, de uns dias para cá é que tem algumas matérias da Veja. Visito o site diariamente, no lugar do video do Serra tinha o video do Jorge & Mateus que eu detesto, mas nem por isso escrevi um e-mail para a Márcia enviando-o escondido para minhas amigas e autoridades reclamando da atitude dela em propagar essa música sertaneja horrorosa. Acho que esse video do Serra entrou depois de domingo quando passou o show dos sertanejos. Eu marinei mas nem por isso me importei com essas matérias que surgiram aqui esta semana, quem tem acesso a este site tem acesso a vários outros sites da internet, se eu quisesse ler coisas boas da minha candidata eu visitava o site do PV ou os blogs dos militantes.

Lucéllia C K - 06/10/2010
Sra. Marcia Curvo quero deixar a minha decpeção registrada com seu site , por a senhora só colocar mensagens a seu favor , isso é ridículo , eu li é quase 100% concordam com a senhora claro que as mensagens contrárias a senhora não colocou , olha seu site é uma decepção pra mim e nunc mais indico seu site pra amigos e também se tiver opurtunidade vou contar sobre sobre a falta de honestidade do seu site.

Lucéllia C K - 06/10/2010
Liberdade de expressão é uma coisa e querer formar opinião dos eleitores é outra mostrando vids ridículos do candidato Serra ISSO NÃO É NADA HONESTO!

LUCÉLLIA C K. - 06/10/2010
Eu também achei uma falta de respeito com os eleitores Brasileiros , ficar fazendo propaganga pro candidato Serra, isso foi ridículo e não é honesto com a candidata Dilma Roussef e com a candidata Marina Silva. foi uma decepção com o site !

Francisca de Oliveira Nunes - 06/10/2010
Já entrei várias vezes no site da Andréia Schilzt da Alemanha, é um site para a comunidade brasileira. Ela é militante do PT e lá está cheio de propagandas da Dilma, não tenho nada contra, o site é dela e ela defende aquilo que ela acredita. Parabéns Andréa e parabéns Márcia, cada uma faz seu trabalho sem ofender ou implicar com a outra e nem com ninguém. Isso é democracia! Nem todo petista é esquisito e nem todo PSDBista é chato! O site Brasileiros na Holanda é da Márcia e ela tem o direito de publicar o que ela quiser. Ou vocês acham que quem estava balançando bandeira na porta do consulado tinha 3 bandeiras na mão, uma (na mão esquerda) para Dilma, uma na mão direita para o Serra e outra fincada na testa para a Marina? Claro que não! Lá havia somente uma pessoa e com a bandeira da DILMA, alguém implicou com ela? Eu acho que não! Isso é democracia! Parabéns pelo site, Márcia! Sou eleitora da Marina e indecisa no segundo turno, mas acho que depois desta eu já me decidi.

Juliana Medeiros - 06/10/2010
Quase morri de rir ao ler isto que a militante petista escreveu: "outra é um website ter um nome genérico-coletivo como: "Brasileiros na Holanda" ,que nos dá a entender ou ter a idéia de 'representar' um todo, uma diversidade e/ou um coletivo. Infelizmente , o que se constata agora, é que este website, com nome genérico de "Brasileiros na Holanda" está a expressar, uma visao unilateral ou as idéias exclusivas e particular da senhora Marcia Curvo dirigida à um coletivo!" A resposta da Márcia foi ótima, o Partidos dos Trabalhadores deveria mudar o "nome genérico"também, já que ele não expressa o sentimento e a ideologia de TODOS os trabalhadores. Sou trabalhadora e não compactuo com as idéias do PT, vou entrar na justiça e pedir que eles mudem esse "nome genérico" rsrsrsrsrs, só mesmo dando gargalhadas. Será que li isso mesmo que essa militante escreveu e ainda por cima se intitula "historiadora"? Se eu fosse ela, depois deste grande mico, eu queimaria meu diploma.

Fernanda Bueno - 06/10/2010
Comte-Sponville em seu Pequeno Tratado de Grandes Virtudes, sabiamente nos diz: Tolerância é uma das tantas virtudes, necessárias para elevar o ser humano à condição de civilidade. Ela faz parte do processo de desenvolvimento ético de indivíduos e grupos, cuja meta é levá-los a manter a "disposição firme e constante para praticar o bem". Este é um conceito de tolerância, mas o exercício desta tolerância devemos fazê-lo diariamente. Juntamente com a tolerância é importante a prática da gentileza, da educação e da forma sensata de colocar pontos divergentes. Democracia é conquista e não imposição. Democracia pressupõe diálogo elegante e de alto nível. Diante disto Márcia, parabenizo-a pela postura adotada: inteligente, sensata, democrática e elegante, ou seja, você está colocando em prática o exercício da tolerância. Você tem meu respeito e minha admiração. Continue este trabalho que você faz com seriedade, dedicação e profissionalismo Forte Abraço.

Tania Liguori - 06/10/2010
Querida Marcia, lamentável como MUITAS pessoas não suportam uma opinião diferente da sua própria.E brigam e reclamam e acusam por causa disto!Então a internauta insatisfeita pode ter uma preferencia e voce não? Como pode?Assino embaixo de sua resposta à ela! A questão não é Serra / Dilma , é LIBERDADE DE EXPRESSÃO.Quem quer ouvir falar de dilma ou outro candidato que vá atras de reportagens deste!

Ju - 06/10/2010
Isso e para quem ainda duvida que o PT tem sangue doce para a ditadura...calar a imprensa e o sonho deles. Marcia nunca proibiu a liberdade de expressao de ninguem, porque querem proibir a dela? Depois que ficou confirmado um segundo turno parece que bateu um desespero neste povo. Agora e esperar dia 31 para ver se ganha a LUCIDEZ ou a DOUTRINACAO.

Sueli - 06/10/2010
Não resta dúvida de que a editora, Marcia Curvo pode apoiar o candidato que quiser. Em São Paulo, o jornal O Estado apoiou explicitamente o candidato José Serra, no editorial O mal a evitar. É um direito.

Karla - 06/10/2010
Censura de imprensa realmente não tá com nada e nisso concordo com todos aqui. Mas todos hão de concordar que o apelo político preferencial pelo Serra, aqui nesse site, ta evidenciado demais. Talvez um bom modo de resolver esse impasse seja publicar algumas propagandas a favor da Dilma também, fazer a linha imparcial, entende?! Vejam bem não estou defendendo ninguém só estou tentando ver uma saída democrática pra esse mal entendido entre alguns dos “brasileiros na Holanda”. Por outro lado, Márcia, o site é seu, é você que tem o maior trabalho em administrá-lo e, portanto, a que tem todo o direito de postar o que bem entender! Mais uma vez, abaixo a censura de imprensa!

Vanessa van Doornik - 06/10/2010
Jamais poderia votar no Sr. José Serra simplismente pelo fato de ser filha de uma professora de história da rede estadual de ensino do estado de São Paulo que está cansada de sofrer com as injustiças e desmandos do PSDB. Só quem é funcionário público em SP sabe o que é ter o Serra no poder. Having said that (todavia), sou jornalista e parabenizo a Márcia pela postura ao responder a mensagen da internauta insatisfeita. A atitude da Márcia comprova que o site Brasileiros na Holanda é um veículo de comunicação democrático que está SIM a serviço dos brasileiros nos países baixos. LIBERDADE DE EXPRESSÃO!ABAIXO A REPRESSÃO!

Gerard - 06/10/2010
Eu vi o quanto tempo, esforço e dedicação que você tem investido em seu site durante os últimos sete anos. Lendo sua resposta profissionais a estes falsas acusações que me faz sentir orgulho de compartilhar minha vida com você. (Erros de português? Culpa do Google.)

Leila - 06/10/2010
Apesar de não votar no Serra não me senti nem um pouco ofendida com as matérias, afinal o site é da Márcia, e não representa a opinião de todos os Brasileiros na Holanda, só por causa do nome do site. Liberdade de expressão tem que ser respeitada!

Miriam - 06/10/2010
Eu ate tava pensando em votar do PT, mas tenho lido sobre ser um partido ditador e vejo algumas coisas que o presidente diz que me deixa meio a pensar que é mesmo um partido de ditadores. Venho aqui agora e vejo isto que essa militante petista escreveu, fiquei chocada! Porque essa militante nao vai procurar coisa melhor para fazer na vida? Nem foi materia da Veja e nem o video do Serra que mudaram meu voto, foi a ideia desta senhora que se diz historiadora. PT nao tem mais meu voto, -1 e menos os outros que vou tirar falando com meus amigos e familiares que ainda tinham duvidas.

Eliana Bernadete Moreira Chaves Arp - 06/10/2010
Vrijheid van meningsuiting is de vrijheid van burgers om hun overtuigingen kenbaar te maken, zonder voor vervolging door de staat te hoeven vrezen. Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral. Portanto não vejo MOTIVO algum,para a criadora e mantenedora do site BRASILEIROS NA HOLANDA,acrescentar nem retirar algo que não seja do gosto e aprovação da reclamante. O site é de utilidade publica, mas de propriedade de quem o fez, cabendo a mesma decidir o que se é feito dele e nele. Como brasileira residente ha mais de 20 anos na Holanda não me sinto ofendida caso seja postado algo que vá contra minha maneira de agir ou pensar,mesmo porque não cabe a mim decidir o que no site é postado e sim à proprietaria do mesmo. Cabe a cada brasileiro que acessa o site decidir o que pessoalmente deve ler e absorver.Temos liberdade pra isto. Não votaria no PT ou contra ele por ter lido ou visto comentarios ou propagandas aqui e ali,mesmo porque jornais no mundo inteiro estão cheios de todo tipo de propaganda, de sérias a gozadoras. Não votaria no PT,porque não sou PT,não sou a favor do LULA e muito menos da Dilma. Cada cidadão tem que ter sua propria OPINIÃO de acordo com a maneira de ser e carater de cada um. Acho frapante alguém abusivamente sugerir que alguem se CALE ,ou não use do sagrado direito humano de liberdade de expressão cabiveis a todos nós. Cordiais saudações, Eliana Bernadete Moreira Chaves Arp Brasileira/holandesa;mãe;esposa;donade casa;empresária; residente ha 23 anos em Amsterdam no Reino dos Paises Baixos CALE-SE? POR QUE? Como é difícil acordar calado Se na calada da noite eu me dano Quero lançar um grito desumano Que é uma maneira de ser escutado Esse silêncio todo me atordoa Atordoado eu permaneço atento Na arquibancada pra a qualquer momento Ver emergir o monstro da lagoa

Claudia van der Sluijs - 06/10/2010
Estou sem ação, atonita e perplexa com a atitude dessa pessoa. Prova mais do que viva de que esse partido PT está a favor do silencio. Isso me faz lembrar os meus amigos que morreram nos anos 70 apenas por pensarem diferente. Das minhas amigas que foram violentadas nas celas da vergonha. Infelizmente constato que ainda existem pessoas com esse perfil doentio e perverso. Marcia minha amiga, siga seu caminho e não valorize essa pessoa, pois no fundo no fundo deve ter problemas sérios.

Bárbara - 06/10/2010
ABAIXO A CENSURA!!!! Parabéns a direção do site brasileirosnaholanda.com pela resposta. Até aonde meu entendimento de profissional e estudante da area da comunicação vai, o "PIG" faz referencia à imprensa que relata fatos nao veridicos. A insatisfação da Sra.em questão e a pública resposta só provam que o site brasileirosnaholanda.com, respeita a liberdade de expressão a voz de ambos os lados, não sendo assim PIG. No mais gostaria de destacar uma grande dúvida pessoal: Será que está Sra. estaria tão revoltada em relação ao site se a situação fosse inversa? Quero dizer os artigos favorecessem a candidata que ela apoia? Qual será o real problema desta Sra.: o fato do site por algum momento ser dubioso, como ela cita, ou a frustração da Sra. ao não poder se expressar da mesma forma que a fundadora do site o fez a respeito do candidato que apoia (afinal seria mais fácil do que fazer boca de urna, não é mesmo)? Em na minha humilde e sincera opinião, a direção do site não infrigiu nenhuma lei, direito humano,ou afins. Ela não fez boca de urna, não se escondeu nem ao menos escondeu as acusações da Sra. em questão. "PAI AFASTA DE MIM ESTE CALE_SE!!!"

Adriana - 06/10/2010
Tatyana, Desculpe, mas eu sou Lula desde a raiz dos cabelos e desde que nasci. Votei na Dilma e votarei de novo. Acho que o Brasil realmente melhorou nesses últimos 8 anos. MAS... eu não sou esquisita e me senti ofendida. E acho que a Marcia (mesmo eu sendo "esquisita lulista", como vc diz) tem TODO O DIREITO de colocar matérias políticas que ela ache que deva, afinal o site é DELA. E viva a liberdade de imprensa! O que teria que acontecer é ter um povo brasileiro capaz de interpretar e de tirar suas próprias conclusões sobre todo e qualquer assunto. Mas um povo que coloca "Tiririca", Romário e Collor no governo, vc quer mais o que? Mas nosso presidente Lula fez bastante pela educação. As universidades Federais nunca estiveram tão bem, por exemplo! ainda há esperança, companheiros! :)

Daniela Roschel - 05/10/2010
Acredito que a reclamacao da senhora Alda esteja um pouco aquem a realidade presenciada. As pessoas tem o direito de colocar suas opinioes e manisfestar seus interesses pessoais em qualquer lugar. É por isso que a teia INTERNET une as pessoas e nos transforma nessa rede mundial de democracia.

Tatyana - 05/10/2010
Que coisa hein? Procura no google o nome da Sra. Alda Cotta: só tem ela "militando" para nosso santo presidente e sua candidata... Achei 2 passagens muito engraçadas: "vosso site matérias 'dubiosas' e nao verídicas da revista Veja por exemplo, onde ofensas e difamaçoes ao presidente da república do Brasil , Lula da Silva é corrente." "Finalizando, gostaria de pedir-lhe que por favor retire de seu website "Brasileiros na Holanda" as matérias negativas e unilaterais de ofensas e injúrias ao presidente da república Lula da Silva e/ou da candidata Dilma Rousseff , bem como , o vídeo de propaganda do candidato do Dem-PSDB, Jose Serra." É mole? O povo do Lula é mesmo muito esquisito, eles não percebem o quão esquisitos eles são. Isso nao acontece com gente que vota em outros partidos, né? Não existe esse fanatismo. Marcia deu um show de resposta, parabéns!
Relacionadas:

 

Siga-nos Facebook Twitter Orkut
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
Revista:
revista

Video:


 
Importante: Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores, não refletindo a opinião dos mantenedores deste portal.
setas
Site criado e mantido por Marcia Curvo.Todos os direitos reservados. Reprodução proibida ©2010.
Para anúncios ou sugestões entre em contato conosco por e-mail.
Telefone: (31) (0)6 18 200 641