Faça do Brasileiros na Holanda a sua página inicial
Anuncie Aqui Anuncie Aqui
logo banner
 Clima   Traffic  moeda positivo Como anunciar
setinha Aprenda Holandês
setinha Classificados
setinha Como chegar
setinha Entrevistas
setinha Ferias escolares
setinha Forum de discussão
setinha Indique o site
setinha Integração Civil
setinha Livro de visitas
setinha Missas em português
setinha Promoções telefônicas
setinha Revista
setinha Turismo
setinha Viagem de menores
setinha Vídeos
Press award

COLUNAS
Rodolfo Torres - Rodolfo Torres - Graduado em comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é jornalista e redator. Mora em Brasília desde 2005 e trabalha cobrindo política nacional.
 
Suplicy mostra cartão vermelho a Sarney
 
Data: 28/08/2009
 

O Senado brasileiro continua firme no quesito “pano para a manga” do humor nacional. Nessa terça-feira (25), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) subiu à tribuna e mostrou um cartão vermelho (em atitude análoga à expulsão dos jogadores de futebol) ao presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), que não estava em plenário.

Para o petista, a crise da instituição só será resolvida com o afastamento de Sarney, que viu o Conselho de Ética livrá-lo dos 11 processos de investigação a que respondia no colegiado.

“O Senado já sofreu desgaste incomensurável com o arrastar dessa situação. A Casa está paralisada há meses. As grandes questões nacionais não são discutidas. Parlamentares e partidos políticos estão derretendo frente à opinião pública. Ainda não conseguimos votar uma proposição importante neste segundo semestre no plenário do Senado e não se vislumbra como será possível isso acontecer enquanto não for resolvida a questão relativa ao presidente José Sarney”, afirmou o senador paulista.

“Não queira ser juiz de futebol. Queira ser um senador da República que honra os milhões de votos que teve em São Paulo. Não use isso, que o diminui. Use a palavra e não o cartão. Use o argumento e não o gesto. Esse gesto envergonha São Paulo”, rebateu o primeiro secretário do Senado e fiel aliado de Sarney, Heráclito Fortes (DEM-PI).

Suplicy chegou a se irritar com Heráclito, que afirmou que o petista estava faltando com a verdade e que não tinha coragem de mostrar o cartão ao presidente Lula. Na avaliação do senador piauiense, Lula é o responsável maior pela crise da Casa Alta do Congresso.

Enquanto isso, PSDB e DEM anunciaram que não fazem mais parte do Conselho de Ética do Senado. A iniciativa dos oposicionistas é uma resposta ao arquivamento de todos os processos contra Sarney. “Eu, Sérgio Guerra [PSDB-PE] e Arthur Virgílio [PSDB-AM] assinamos a nossa saída do Conselho de Ética em protesto ao arquivamento das denúncias contra Sarney”, anunciou a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) em seu perfil no Twitter.

“Estamos retirando do poder do presidente aquela análise preliminar dos quesitos que permite abrir ou fechar a investigação do modo que lhe dê na cabeça. Com isso, esperamos que o Conselho ganhe vigor e possa concluir de modo célere as investigações e oferecer um parecer contundente pela condenação ou absolvição”, reforçou o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que era membro titular do Conselho de Ética.

Além de Demóstenes, também deixaram o colegiado os seguintes senadores do DEM: Heráclito Fortes (PI) e Eliseu Resende (MG), que eram titulares; e Antonio Carlos Junior (BA), Rosalba Ciarlini (RN) e Maria do Carmo Alves (SE), que eram suplentes.

O DEM também anunciou que apresentará uma proposta que concede uma cadeira no conselho a cada partido político. A iniciativa, que ainda será debatida com líderes partidários, também determina que o presidente do colegiado não poderá ser suplente de senador ou responder a processos na Justiça.  

Share
 
Comente a coluna
Comentários


Relacionadas:
    Não há colunas relacionadas

 

Siga-nos Facebook Twitter Orkut
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
Revista:
revista

Video:


 
Importante: Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores, não refletindo a opinião dos mantenedores deste portal.
setas
Site criado e mantido por Marcia Curvo.Todos os direitos reservados. Reprodução proibida ©2010.
Para anúncios ou sugestões entre em contato conosco por e-mail.
Telefone: (31) (0)6 18 200 641