Faça do Brasileiros na Holanda a sua página inicial
Anuncie Aqui Anuncie Aqui
logo banner
 Clima   Traffic  moeda positivo Como anunciar
setinha Aprenda Holandês
setinha Classificados
setinha Como chegar
setinha Entrevistas
setinha Ferias escolares
setinha Forum de discussão
setinha Indique o site
setinha Integração Civil
setinha Livro de visitas
setinha Missas em português
setinha Promoções telefônicas
setinha Revista
setinha Turismo
setinha Viagem de menores
setinha Vídeos
Press award

COLUNAS
Rodolfo Torres - Rodolfo Torres - Graduado em comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é jornalista e redator. Mora em Brasília desde 2005 e trabalha cobrindo política nacional.
 
Ibope: Serra lidera com 36%, Dilma tem 25%
 
Data: 19/02/2010
 

Pesquisa Ibope/Diário do Comércio divulgada nessa quinta-feira (18) mostra que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB),continua liderando a disputa pela sucessão presidencial. Na simulação com mais três candidatos ao Planalto, o tucano aparece com 36% da preferência do eleitorado. Em segundo lugar está a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata do PT, com 25%.

No levantamento, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) está na terceira colocação, com 11%, enquanto a senadora Marina Silva (PV-AC) soma 8% das intenções de voto. Na simulação sem Ciro Gomes, Serra atinge 41% da preferência. Nesse cenário, Dilma teria 28% e Marina, 10%.

Na pesquisa espontânea, o Ibope fez a seguinte pergunta aos eleitores: “Se essa eleição fosse hoje, em quem o(a) sr(a) votaria para Presidente da República?” Nesse cenário, o presidente Lula aparece em primeiro lugar, com 23% da preferência do eleitorado. José Serra aparece em segundo, com 10%; O tucano é seguido por Dilma Rousseff, que tem 9%.

Ainda na pesquisa espontânea, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), aparece com 3%. Ciro Gomes e Marina Silva aparecem com 1%, cada. Votos brancos e nulos somam 10%. Outros 42% não souberam responder.

O Ibope entrevistou 2.002 eleitores entre os dias 6 a 9 de fevereiro, em 144 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Pesquisas e mais pesquisas

O resultado da pesquisa Ibope contrasta com outro levantamento de intenção de votos - realizado pelo Instituto Sesus a pedido da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) - divulgado no início de fevereiro.

Nele, Dilma Roussef aparecia tecnicamente empatada com Serra. A pesquisa CNT/Sensus mostrou Serra com 33,2%, , seguido por Dilma, com 27,8%. Como a margem de erro da pesquisa era de três pontos percentuais, para mais ou para menos, a diferença configurava empate técnico.

Comparando essa pesquisa Ibope com a outra feita pelo mesmo instituto em dezembro de 2009, dessa vez a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), é possível verificar que Serra caiu dois pontos.

Naquela ocasião, ele tinha 38% das intenções de voto. Por sua vez, Dilma cresceu oito pontos percentuais no mesmo período. Ela tinha 17%. Com isso, a diferença entre os dois caiu de 19 para 11 pontos percentuais em dois meses.

Share
 
Comente a coluna
Comentários


Relacionadas:
    Não há colunas relacionadas

 

Siga-nos Facebook Twitter Orkut
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
publicidade publicidade
Revista:
revista

Video:


 
Importante: Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores, não refletindo a opinião dos mantenedores deste portal.
setas
Site criado e mantido por Marcia Curvo.Todos os direitos reservados. Reprodução proibida ©2010.
Para anúncios ou sugestões entre em contato conosco por e-mail.
Telefone: (31) (0)6 18 200 641