Voltar à página inicial
TEMPO NA HOLANDA
Tempo na Holanda
TEMPO NO BRASIL
 
Compre livros do Brasil e receba-os em sua casa!
Colunas

Raphael Curvo
Advogado pela PUC-RJ e pós-graduado pela Cândido Mendes-RJ

 

Votou errado não chore

Raphael Curvo

 

Faltam três semanas para você, eleitor, teclar o seu voto na urna eletrônica. É um ato que vai demorar pouco mais de 1 ou 2 minutos, mas terá reflexos por mais de 518.400 minutos no ano e 2.073.600 minutos em quatro anos, se não errei na conta. É um teclar de muitas responsabilidades. É a vida do seu município e de todos que moram nele que está em jogo. Não brinque com esse ato de votar. Reflita bastante, avalie com atenção e muita paciência, observe se por trás de propostas não estão outras intenções que não correspondem ao ato de bem governar. Muitos, com toda certeza estarão fazendo da Prefeitura ou Câmara um trampolim para objetivos próprios e para os quais os interesses públicos passam ao largo. Muitas reeleições visam a eleição de 2010.

Como o sistema partidário é, para muitos, coisa de fachada, onde o interesse pessoal sobrepõe-se ao interesse coletivo, doutrinário e programático, é da maior importância que o eleitor analise com maior critério possível a mensagem e propostas do candidato. É fundamental que o primeiro ponto a ser analisado seja o da competência e capacidade administrativa em executar políticas que sejam consistentes e plausíveis. Não se esqueçam que muito detentor dos cargos executivos municipais, na grande maioria, está fazendo algo somente nos minutos finais daqueles 2.073.600. Pensem bem como foram os outros minutos.

Outro ponto a ser avaliado com muito cuidado é o histórico do candidato. Nele tem que constar o seu perfil empreendedor aliado à vontade e garra de homem realizador. Para isso é importante que o candidato tenha uma agenda de nomes repleta de personalidades no cenário nacional e que sejam decisivos no atendimento de pedidos para a concretização das propostas apresentadas na campanha eleitoral. O prefeito eleito que não dispor deste circulo de conhecimentos pessoais na esfera federal vai gastar muitas passagens e diárias em Brasília por nada. Sua administração vai ficar andando em círculos, pouco produtiva e o eleitor é quem no fim da linha, paga por isso.

Outro item muito importante a ser observado por você eleitor é a característica do candidato, se ele é portador de personalidade marcante na atividade política. Um administrador despojado dessa característica fará uma administração mediana. Ficará à mercê de políticos de maior envergadura e dependente deles para tomar qualquer atitude e decisão que o município exigir para o atendimento da população. Obter recursos na esfera estadual, nacional e internacional exige que o postulante tenha aptidão para tal, ou seja, excelente formação intelectual, conhecimento global das fontes de investimentos e apoio técnico, consciência plena da direção evolutiva da sociedade e suas necessidades, liderança e capacidade na escolha dos parceiros externos e internos para mover a máquina pública e, entre outros pontos, principalmente velocidade nas ações para soluções dos problemas da cidade.

Existem, e são os mais perigosos aos interesses municipais, candidatos às Prefeituras que irão se utilizar da reeleição para compor mais adiante a sua candidatura à outras esferas políticas nas eleições de 2010 para deputados estaduais e federais além  de senador. Os eleitores sabem que muitos governadores entregam o governo ao seu vice em pouco mais de ano e meio. São candidatos ao Senado e, obviamente, já estão costurando apoios para seu objetivos pessoais. Estes acordos passam por prefeituras e prefeitos que estão procurando eleger. Alguns, que buscam pela reeleição, farão, com toda certeza, parte da chapa dos governadores na busca de um cargo na Câmara Federal ou Estadual.
Eleitor, não permita que sua cidade continue sem grandes avanços, distanciando-se do crescimento de outras dentro do cenário estadual, nacional e até mesmo internacional. A sua vida, e de todos os seus, merece melhores condições e qualidade. Caso contrário, votou errado, não chore.


16/09/2008       

 

 

*Comente aqui:

*Se você não consegue visualizar o link dos comentários, clique em "atualizar página" no seu navegador.

Visite nossa página de anúncios classificados
Como chegar Guia de mapas e transporte público
 
 
 
.: Importante :.
Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores. Suas opiniões não refletem necessariamente o pensamento da criadora do site. Site criado e mantido por Márcia Curvo - Reprodução proibida ©2008 - Para sugestões ou anúncios entre em contato conosco.