Page 12 - julho

This is a SEO version of julho. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

Descobrindo a Veneza holandesa

À primeira vista, a comparação com a histórica e artística Veneza pode parecer absurda, conside-rando-se o tamanho - apenas sete quilômetros de comprimento - e a localização de Giethoorn, numa província (Overijssel) do leste dos Países Baixos. Uma visita ao vilarejo de 2,5 mil habitantes, porém, revela a origem da mesma: Em Giethoorn, o princi-pal meio de transporte é proporcionado por barcaças e gôndolas, já que o lugar é "banhado" por pequenos canais - principal via de acesso de um ponto a outro da locali-dade, situada no meio de uma reserva natural ( De Wieden ) e nas imediações do Parque Nacional de Weerribben - conhecido por abrigar a maior área de formação de musgo do nordeste europeu - a principal característica da paisagem de Giethoorn.

O vilarejo, secular, foi fundado por fugitivos e deve seu nome aos inúmeros chifres de cabras - provavel-mente mortas durante a inundação de Santa Eliza-beth, no século 14 - ali encontrados. Aos olhos do visitante, revela-se na aparência de reino dos contos de fadas: casas, fazendas e outras constuções anti-gas formam, junto com as pontes de madeira - por

debaixo das quais deslizam tjaskers e outras embar-cações - uma imagem de sonho, diante de quem está acostumado a arranha-céus e outras modernidades. Ali, quando se observa a arquitetura, o tempo parece ter parado em algum frame do século retrasado; tal impressão, porém, logo é desfeita, quando se imagi-na o valor do metro quadrado local: há quem esteja pedindo "módicos" EUR 800 mil por uma casa com telhado de sapé. Aliás, imóveis à venda são uma atra-

ção à parte na região. Como as possibilidades de deslocamento são precárias (para transportar qualquer coisa é preciso andar muito ou então fazer uso das barcas e afns) a maior parte da população vem sucumbindo às facilidades da vida na "civili-zação" e, assim, desistindo da bucólica Giethoorn.

Na também chamada "Veneza Verde", há várias facilidades para tornar o passeio turístico um programa dos mais agradavéis: cafés, bares e restaurantes, oferecem a pausa ideal para depois do passeio de punter, embarcação típica da região, ou da visita aos museus, com destaque para o " 't Old Maat Uus ". Outros acervos incluem cristais, pedras e minerais.

Texto: Arnild Van de Velde / Fotos: Marcia Curvo

Page 12 - julho

This is a SEO version of julho. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »