Voltar à página inicial
TEMPO NA HOLANDA
Tempo na Holanda
TEMPO NO BRASIL
Patrocine este autor anunciando aqui
Compre livros do Brasil e receba-os em sua casa!
Colunas
Rodolfo Torres - Graduado em comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é jornalista e redator.  Mora em Brasília há dois anos e trabalha cobrindo a política nacional.
- Colunas Anteriores


 

Funcionário da Casa Civil vazou dossiê para senador do PSDB

Rodolfo Torres

 

Brasília - Reportagens do Jornal Nacional, da Rede Globo, e do Jornal Folha de S. Paulo afirmam que o secretário de Controle Interno da Casa Civil, José Aparecido Nunes Pires, é o responsável pelo vazamento do dossiê com gastos sigilosos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A reportagem televisiva revela um laudo preliminar do Instituto de Tecnologia da Informação, assinado por três peritos.

À Rede Globo, José Aparecido confirmou a troca de e-mails com André Fernandes, assessor do senador Alvaro Dias (PSDB-PR).  Ele até chegou a admitir a possibilidade de que um arquivo anexo tenha sido enviado a André Fernandes. Contudo, negou que tenha enviado o dossiê ao e-mail do assessor do parlamentar tucano.

José Aparecido foi levado à Casa Civil pelo deputado federal cassado José Dirceu, quando o petista era ministro da pasta. “Aparecido é militante histórico do PT. Foi levado para a Casa Civil por José Dirceu, o antecessor da ministra Dilma Rousseff. Funcionário de carreira do Tribunal de Contas da União, assessorou vários deputados petistas em CPIs, entre eles Dirceu”, diz a Folha.

Antes de o Congresso instalar a CPI dos Cartões, José Aparecido disse ao Jornal Nacional que cedeu dois funcionários para criar um arquivo sobre gastos do governo passado. De acordo com ele, os funcionários foram cedidos a pedido do secretário de administração da Casa Civil, Norberto Temóteo.

“Nessa conversa ele disse que iria ter uma CPI e que no escopo dessa CPI eles seguramente iriam pegar dados a partir de 98, do suprimento de fundos. E que como esses dados estavam desorganizados, eles achavam que a CPI, em algum momento, poderia vir a pedir esses dados e então eles precisavam de certa forma organizar, sistematizar esses dados," afirmou.

Por sua vez, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) confirmou as informações ao Jornal Nacional. “As informações vieram do computador do senhor José Aparecido, que trabalha na Casa Civil da Presidência da República. Essas informações vieram por e-mail, do computador do senhor José Aparecido para um computador no Senado Federal,” disse o tucano.

O tucano destacou que não sabe porque as informações foram endereçadas ao e-mail de seu assessor. “Não imagino o porquê. Certamente houve uma alteração de cronograma, houve um atravessamento, não era hora de vazar esse dossiê, não era isso que estava estabelecido por quem ordenou.”

No entanto, Álvaro Dias destacou que “o mais importante agora é saber quem mandou fazer esse dossiê e porque mandou fazer”. A opinião é compartilhada pelo líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM). “Não acredito que a oposição vazou, e não acredito que o vazamento é o que seja importante. O importante é a elaboração de um dossiê com o objetivo de intimidar a oposição”, destacou o tucano.

Virgílio defendeu que José Aparecido compareça à CPI dos Cartões para prestar depoimento. No entanto, o tucano ressaltou que quer que a ministra compareça à Comissão de Constituição e Justiça do Senado. "Se ela se saiu tão bem, que ela brilhe novamente. Quem sabe ela não cresce ainda mais nas pesquisas", ironizou o tucano, em referência à comemoração dos governistas sobre o depoimento de ontem da ministra no Senado.
 
Já o senador Delcídio Amaral (PT-MS) destaca que a divulgação do laudo preliminar “condiz com tudo aquilo que a ministra Dilma tem reiterado sistematicamente.”

Em relação ao desempenho da ministra, durante audiência na Comissão de Infra-Estrutura do Senado, o petista não escondeu a satisfação: “A ministra deu um banho de bola. Nove horas de exposição para o país inteiro, credibilidade, competência, verdade, sinceridade – inclusive na resposta ao senador José Agripino. Ela dominou o ambiente, foi muito bem, e o governo agora está numa posição absolutamente confortável, uma posição de dianteira”.

 

 

- 09/05/2008

Comente aqui:

Visite nossa página de anúncios classificados
Como chegar
Guia de mapas e transporte público
 
 
 
.: Importante :.
Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Suas opiniões não refletem necessariamente o pensamento da criadora do site.
Site criado e mantido por Márcia Curvo - Reprodução proibida ©2008 - Para sugestões ou anúncios entre em contato conosco.