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Sérgio Godoy é paulistano, graduado em Artes Visuais: Central Saint Martins School of Art , em Londres. Participou de várias antologias literárias no Brasil e alguns de seus poemas foram publicados em Poetry Review UK.

Senhor Manet

Sérgio Godoy

Turistas Italianos, Espanhóis e Americanos formam uma longa fila na escada do Museu Van Gogh. Esperam ansiosos para entrar e provavelmente, pela primeira vez entregarem-se às cores de um dos mais famosos pintores Holandeses.

O Museu Van Gogh foi projetado pelo arquiteto Holandês Gerrit Rietveld (1888-1964) e abriu suas portas em 1973. Em 1999 foi a vez do arquiteto Japonês, Kisho Kurokawa inaugurar a galeria anexa ao museu, onde exposições paralelas à coleção permanente são abertas ao público.

Neste verão Amsterdã apresenta Edouard Manet, “Impressies Van De Zee”. O tema é o mar, com quase todos seus componentes; ondas turbulentas, praias calmas, navios em batalhas.

Edouard Manet (1832-1883 ) é considerado o “pai” do movimento impressionista. Em 1848 ao ser recusado os estudos na Academia Marítima, segue em direção ao Rio de Janeiro em um navio de treinamento onde permanece na “Cidade Maravilhosa” Até o ano seguinte. Ao retornar a Paris, Manet se inscreve para estudar com Thomas Couture até o ano de 1856. Foi profundamente influenciado pelos Grandes Mestres Holandeses e particularmente dois Espanhóis: Velasquez e Goya. Manet começou sua carreira com a pintura “Absinto” onde a figura solitária de um homem é mostrada entre as sombras das ruas de Paris. Essa pintura antecipa o que Degas iria desenvolver mais adiante com o Impressionismo. Outra pintura de grande controvérsia foi “Dejeuner sur L’herbe” (1863); a nudez na pintura de Manet não era uma figura mitológica, mas sim a mulher moderna de Paris, colocada em um cenário contemporâneo com duas figuras masculinas.

Em 1852, Manet teve um filho, Leon, com a pianista Holandesa Suzanne Leenhoff. Casaram-se somente em 1863, na Holanda. Em suas duas e únicas visitas ao país de Suzanne, produziu apenas uma pintura em local indeterminado; ao lado esquerdo da tela pode-se ver um moinho e no centro alguns barcos lutam contra a força do vento.

Após passar por acontecimentos políticos e devastadores, como a Guerra Franco-Prússia, em 1874 Manet já era considerado o líder dos Impressionistas. Durante todos os anos de produção e controvérsia, Manet procurou retratar seus dias de vida fazendo-se uso de seu particularismo e idéias; o principal intuito não era reproduzir uma Arte Decorativa, mas sim, uma Arte repleta de sinceridade.

Percorro em silêncio cada pintura exposta. Tento absorver as cores, a pincelagem, ler explicações e defender-me dos braços de todas as pessoas que inadequadamente formam círculos magnéticos ao redor das pinturas. No terceiro andar há desenhos e esboços de Van Gogh também com motivos maritímos, mas não possuem a mesma força e a mesma troca de beleza como as pinturas de Manet.

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