Voltar à página inicial
TEMPO NA HOLANDA
Tempo na Holanda
TEMPO NO BRASIL
Patrocine este autor anunciando aqui
Compre livros do Brasil e receba-os em sua casa!
Colunas


Susana Alves-Jas
nasceu no Rio Grande do Sul, na região da Serra, Licenciada em História e Pós-Graduada em História da América Latina pela Universidade de Caxias do Sul.Gosta de música, passear, fotografia, de estar com a família, AMA animais e conhecer novas culturas.
- Colunas Anteriores

A VIDA COMEÇA AOS QUARENTA !
... A VIDA COMEÇA AOS QUARENTA ?

Susana Jas

 

Depende ...

Quando eu era adolescente e alguém dizia que tinha 30 anos, parecia-me estar vendo um ser pré-histórico.  Por que será que quando se é jovem, tem-se a impressão de que o tempo nunca vai passar ? Parece que passa só para os outros... Isso parece estar muito ligado aos sentimentos... como é difícil perceber nossos entes queridos envelhecendo.  Para os pais, continuamos eternas crianças;  para nós, nossos pais continuam sendo as eternas fortalezas...
Impressões da força da juventude !!

No momento em que completei 30 anos, estranhamente , passei a achar que alguém com essa idade não está tão “passado” assim.  Achava sim “passado” alguém que me dissesse estar na casa dos 40.
Hoje em dia, tendo entrado na casa dos 40, já acho que temos ainda vigor e muito a dar...
E assim vai... procuramos achar nossas razões para desfrutarmos da idade presente e do que ela nos trouxe, e achar sempre alguém que esteja mais “velho” do que nós.  
Já diziam os mais antigos que envelhecer é uma arte.  Só que não é fácil... é preciso “trabalhar-se”todos os dias para caminhar com serenidade para essa fase da vida.

Fico pensando então, no famoso e velho ditado que diz que a vida começa aos quarenta...
Às vezes soa como ilusão para aceitação do tempo passando (outra ilusão: o tempo não passa. NÓS passamos.)
Com certeza devem ter se referido à vida emocional, principalmente.  Sim, porque em termos de oportunidades acho que esse ditado não cabe bem.
O mundo moderno considera 35 anos uma idade já crítica para o mercado de trabalho (para a mulher parece ser pior).  Imagine 40 então!!!!

Aqui na Holanda, foi  realizada uma pesquisa (holandeses adoram pesquisas e índices) que apontou os estrangeiros e os acima de 40 como as maiores vítimas do desemprego.
Acredito que essa situação deva ser a mesma no mundo todo.
Na Holanda eles justificam que as empresas têm um gasto maior com esses funcionários porque a faixa salarial é determinada também pela idade.  O funcionário jovem representa um salário mais baixo, uma pessoa com mais ambições, se submete mais facilmente devido à inexperiência, etc...
Tive a oportunidade de trabalhar numa multinacional e acompanhei meio de longe a contratação de um gerente.  Pude ouvir o chefe dizendo bem claramente:  “Contratemos o mais jovem, porque quanto mais velho, mais autoritário.”

Aí, ouvimos as leis pelo mundo todo aumentando o tempo de serviço.  Ao que tudo indica, caminhamos para tempos de trabalhar até morrer.  Isso para os sortudos que estiverem trabalhando, porque quem porventura estiver desempregado e estiver com mais de 40 vai ter de sofrer uma metamorfose até conseguir seu lugarzinho ao sol.

Em termos das emoções, fico nos 40 mesmo:  nossos sentimentos parecem ser mais profundos, nossas emoções mais controladas, mais maduras, não temos mais medo de expor nosso coração e nossos desejos.  Aí sim, desperta o ser que é nossa essência, somos absolutamente nós mesmos.  Não importa a decadêcia do físico (inevitável) porque o nosso interior parece ficar tão imenso e intenso que acabamos por cuidar do nosso corpo não mais com a vaidade desenfreada dos jovens, mas olhamos para o corpo como quem olha para um carro que precisa nos levar a um destino... precisa ser abastecido e mantido em ordem para chegarmos lá inteiros e em segurança.
Pelo menos comigo foi assim.

Acredito que o sonho de todos seria ter a mente de 40 num corpo de 20.  Os avanços da medicina já propiciam essa proeza.
Mas, a beleza de uma mente esculpida pelo tempo, parece pedir umas linhas no rosto, uma flacidez nos músculos.  Parece que ela não fica bem num corpo de beleza artificial, que insiste em abrigar as prioridades do jovem quando  o corpo pede espaço para as prioridades da maturidade.
No fim das contas, ainda bem que envelhecemos !  Quantos não tiveram essa oportunidade !  Quando não envelhecermos mais... aí já teremos ido.
Que venham então todos os outros “enta” (quarenta, cinquenta, sessenta, setenta, oitenta, noventa...) !

 

 

Comente aqui:

Visite nossa página de anúncios classificados
Como chegar
Guia de mapas e transporte público
 
Colunas Anteriores

 

 
 
 
.: Importante :.
Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Suas opiniões não refletem necessariamente o pensamento da criadora do site.
Site criado e mantido por Márcia Curvo - Reprodução proibida ©2005 - Para sugestões ou anúncios entre em contato conosco.