O Barco de Gatos
*

 

O Barco de Gatos é o único santuário animal existente na Holanda que realmente flutua. É um refúgio para gatos abandonados ou perdidos que, graças a sua localização especial, no circuito pitoresco de canais de Amsterdã, se tornou uma atração turística famosa.

Água e gatos... A maioria dos gatos detestam água, mas esses aprederam a amar morar sobre a água. Lógico, eles são mantidos com as patinhas secas desde 1966.
 
Naquele tempo, o Barco de Gatos acabou se desnvolvendo no sentido de ser um santuário moderno e profissional que dá moradia e amor para inúmeros gatos.
 
Aqui você vai ficar sabendo um pouco dessa história e vai descobrir onde e quando fazer uma visita ao Barco de Gatos.  

 

A história do Barco de Gatos

Tudo se passou muitos anos atrás com uma gatinha, seus filhotes e uma senhora que começou a cuidar deles por pena. O nome dela: Henriette van Weelde, que em 1966 encontrou a família felina abrigada debaixo de uma árvore em frente a sua casa no canal Herengracht de Amsterdã. Henriette decidiu pegá-los para cuidar. Logo um outro gato perdido se juntou a eles, então outro...e outro... Henriette logo ficou conhecida como a "mulher gato" . Pessoas entregavam a ela seus gatos quando não conseguiam mais tomar conta deles.

Por fim eles lotaram a casa dela do jardim ao terraço do telhado. Logo já não haveria mais espaço. Mas os gatos continuavam chegando. O que ela faria com todos esses gatos?

A solução acabou estando bem em frente à porta da casa de Henriette. Se as pessoas eram capazes de viver em casas-barcos que se alinhavam nos canais, por que não os gatos? E assim surgiu a idéia de comprar um desses para os gatos.

O primeiro barco, uma antiga barcaça foi adquirida em 1968. O interior foi todo desmontado e convertido em uma acomodação apropriada para felinos. Logo os primeiros residentes começaram a chegar, todos perdidos, doentes e outros que os donos já não conseguiam dispensar os cuidados exigidos. Logo Henriette, que tinha um barco e uma casa cheia de gatos, foi acompanhada por pessoas que queriam ajudá-la nos cuidados aos animais, eram os primeiros voluntários.

Um segundo barco!

A barcaça estava superlotada depois de três anos somente, então foi comprado e reformado um segundo barco em 1971. A essas alturas já começavam a receber visitantes também. Não somente de pessoas que queriam deixar seus gatos, mas também por aquelas que queriam adquirir um, ou simplesmente olhá-los. Claro, uma casa flutuante para gatos era uma coisa totalmente única.

A barcaça original ofereceu um serviço excelente por mais de uma década, mas teve que ser aposentada em 1979. O substituto foi uma casa barco holandesa do tipo, apropriadamente, conhecido por "arca".

Foi especialmente equipado para abrigar gatos em um estaleiro, para isso teve que ser colocada em condições apropriadas. Os dois barcos permanecem atracados no local original, no canal Singel. Mas os gatos mais bravos e difíceis são mantidos fora da cidade, em um santuário em Bobeldijk, perto da cidade de Hoorn, junto com alguns cabritos e pôneis abandonados.

Condição Oficial

Ninguém em 1966 poderia sonhar que uma gata e seus gatinhos começariam o que é hoje o santuário de gato mais famoso do mundo. Tinha chegado a hora de torná-lo oficial. 
 
Foi decidido, juntamente com as autoridades, registrá-lo como uma obra de caridade. Essa condição foi alcançada no dia três de junho de 1987, com a criação da "Fundação Barco de Gatos".

De 2001 em diante

Manutençao em grande escala! Muito mais do que uma chegadinha ao estaleiro para verificar o casco. Em 2001 um dos barcos foi enviado para uma reforma completa para que pudesse se adaptar às exigências legais de um santuário moderno para animais. 

O trabalho de renovação foi concluído no começo de 2002, depois disso começaram a arrumar o interior. Tudo ficou pronto no final de março e não tiveram que aguardar muito tempo para chegar a primeira moradora. Bloemetje (Florzinha) chegou no dia 3 de abril, que coincidentemente é o dia do aniversário da fundadora, Henriette van Weelde.

Péssima notícia! (ing/hol)

O Barco de Gatos precisa de voluntários, de brinquedos para gatos e outros apetrechos. Se você quiser fazer uma visita, uma doação ou mesmo adotar um gato, basta ir até lá nos horários de funcionamento ao público.

Endereço:  
De Poezenboot
Singel em frente ao número 40  
1015 AB Amsterdã - Tel.: 020 6258794
E-mail: poezenboot@zonnet.nl    
Aberto ao público diariamente de 13:00 às 15:00  

*Texto extraído do site Stichting De Poezenboot
Tradução: Marcia Curvo

Comente aqui: