Colunas

Postado em 09/04/2019

A sinceridade holandesa

Colunista Renata Ramos
Autor: Renata Ramos Renata Ramos é autora dos livros Amor Próprio, sob o pseudônimo de Jess Jane e também do livro Eu Sou Brasileiro! Me Respeite! Mais colunas deste autor

Certa vez convidei uma amiga holandesa para ir a um show do A-ha comigo, eu tinha dois ingressos e ela não precisaria pagar nada somente me fazer companhia.

Ela disse: “Não, não quero ir!” Eu argumentei: Mas é um show do A-HA! 

Ela disse: “Não gosto deles e não quero ir.”

Eu fiquei chocada, de imediatonquis ficar com raiva, mas depois entendi que eles são assim, ao contrário de nós brasileiros que muitas vezes dizemos que vamos, concordamos em fazer algo que realmente não gostamos ou pior dizemos que iremos e depois damos para trás.

Outra situação… Convidei uma holandesa para ir na apresentação do meu livro, falei que seria uma noite agradável com um pouco de bebida e “hapjes” (quitutes) e que ficaria feliz se ela fosse. Ela simplesmente disse: “Isso não é para mim! Não tem nada a ver comigo”  

Eu falei: “mas você vai só beber e comer! 

Ela disse “Eu não bebo” 

Eu insisti: Tomar café!

Ela disse: “Também não bebo”. Então desisti e fui embora. Mais uma vez fiquei assustada com tamanha sinceridade mesmo morando aqui há bastante tempo. 

A primeira impressão/sentimento parece de desprezo pelo convite. Mas não tem nada a ver com desprezo ou grosseria, tem a ver com a forma que eles são mais honestos com o que são e sentem e isso é positivo. 

Aliás a honestidade deles aqui é bem mais cultivada e por isso as coisas todas funcionam melhor, inclusive amizade. Estamos acostumados com pessoas que mal conhecemos nos chamando de “querida” e dizendo  “dê uma passadinha lá em casa para tomar um café” sendo que isso não tem nada a ver com convite, é uma frase apenas para fingirmos de amiga e de ser agradável mas sem nem conhecermos o outro direito. 

No Brasil consideramos as pessoas que acabamos de conhecer como amigos, na Holanda o significado de amigo é bem mais sério…amigo é aquele que eles conhecem desde infância e quem já vivenciou muitas coisas da história de vida e, esses são poucos. Sim, holandeses são de poucos amigos!