Colunas

Postado em 13/02/2020

Dia de São Valentim celebrado na Holanda e em outros países. E você, como celebra?

Colunista Diversas
Autor: Diversas Espaço reservado para publicação de textos de colunistas esporádicos. Quer contribuir com um texto? Basta enviá-lo para ser analisado pela nossa editoria que dentro de poucos dias você terá a resposta se foi aprovado para publicação. Mais colunas deste autor

O Dia dos Namorados, em alguns países chamado Dia de São Valentim/Valentine’s Day é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados, e em alguns lugares é o dia de demonstrar afeição entre amigos, o dia do amor universal, sendo comum a troca de cartões, flores, caixas de bombons e jóias. Nos Estados Unidos, assim como em muitosoutros países, comemora-se no dia 14 de Fevereiro.

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor e romantismo chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

O Bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. Apesar da proibição do imperador, Valentim continuou a celebrar casamentos, até que um dia a prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte — 14 de fevereiro — também marca a véspera de lupercais, festa anual celebrada na Roma antiga em honra a deusa Juno e ao deus Pan. Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a
fecundidade.

Dia dos Namorados ou o Dia do Amor ao redor do mundo

Brasil – a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo António, conhecido pela fama de “Santo Casamenteiro”, o Padroeiro dos casamentos. As mulheres solteiras, normalmente fazem rituais, conhecidos como simpatias, na esperança de que serão as próximas a se casar. O Valentine’s Day – 14 de Fevereiro está sendo introduzido no Brasil com as escolas de idiomas.

África do Sul – Como muitas partes do mundo, a África do Sul também comemora o Dia dos Namorados, mas com festivais, flores e outros símbolos do amor. No país é comum uma versão da Lupercalia, uma festa romana antiga onde as mulheres fixavam os nomes de seus amados na manga de suas camisas. Em alguns lugares, os homens também seguem esse costume.

Alemanha – É comum presentear a amada com flores em 14 de fevereiro, mas os alemães acrescentaram algumas tradições próprias como os biscoitos em forma de coração de gengibre que são vendidos em mercados de toda a Alemanha. Eles geralmente vêm com uma fita presa que as apaixonadas possam amarrar a guloseima em torno dos ombros de seus namorados.

Argentina – Os argentinos não celebram apenas o Dia dos Namorados, eles separam uma semana inteira durante o mês de Julho para celebrar a “Semana da Doçura”, quando os beijos são trocados por doces. Originalmente criada como uma campanha de marketing pelas lojas de confeitaria, ela foi rapidamente aceita por essa nação apaixonada.

Bulgária – Dia 14 de fevereiro os búlgaros comemoram o dia de St. Trifon Zarezan, também conhecido como ‘Winemakers Day’ (Dia do Fazedor de Vinhos). Os casais, portanto, tendem a celebrar o seu amor uns pelos outros com um ou dois copos de algum dos deliciosos vinhos do país!

China – Conhecido como Qixi, o festival chinês do amor ocorre no sétimo dia do sétimo mês do calendário chinês. Sua origem é a lenda trágica de dois amantes separados pelas estrelas por causa de suas classes sociais diferentes. Contudo, foi permitido que eles se reencontrassem uma vez ao ano. Nesse dia, os solteiros preparam frutas em oferenda na esperança de encontrar o futuro amor, enquanto os casais rezam por prosperidade.

Dinamarca – As pessoas têm o costume enviar para seus amigos e namorados flores brancas prensadas chamadas “flocos de neve”. Homens dinamarqueses também costumam enviar uma “carta de brincadeira” conhecida como um “gaekkebrev”, que são rimas anônimas assinadas com pontos, um ponto para cada letra do seu nome. A mulher que consegue adivinhar o remetente, é
recompensada com um Ovo de Páscoa.

Estônia – No dia 14 de fevereiro, o amor romântico dá lugar à amizade durante a celebração conhecida como Sobrapaev, literalmente “Dia da Amizade”. O mesmo acontece na Finlândia, onde o dia é conhecido como Ystävän Päivä.

Espanha – Para os cidadãos de Valencia, na Espanha, o dia mais romântico do ano é 9 de Outubro, o Dia de São Dionísio, santo padroeiro do amor. Para marcar essa data, acontecem vários festivais e desfiles, e tradicionalmente os homens oferecem as suas amadas uma Mocadora – figuras de marzipan – como um símbolo de seu amor.

Filipinas – O Dia dos Namorados é uma ocasião popular para casamentos em massa onde centenas, às vezes até milhares, vão ‘dizer sim’ em uníssono no altar. Esses grandes eventos são muitas vezes patrocinado pelo governo como uma forma de serviço público.

França – Entre 12 a 14 de fevereiro, a devidamente conhecida como ‘Vila do Amor’ em St Valentin, na França, se transforma no epicentro do romance. Espere casas enfeitadas com rosas, árvores repletas de notas de amor, inúmeras propostas de casamento e a chance de plantar uma árvore para quem você ama.

Japão – Enquanto na maioria dos países as mulheres são mimadas no Dia dos Namorados, no Japão são os homens que recebem presentes de suas amadas, feitos de chocolate. Apenas no dia 14 de março, conhecido como ‘White Day’ (Dia Branco) que os homens retribuem o favor. *obs: geralmente eles retribuem com chocolates brancos, como indica o nome da data.

Letônia e Lituânia – no dia dos Namorados é comum às pessoas colocarem adesivos nos rostos e roupas de amigos e parentes.

País de Gales – Uma nação conhecida por sua paixão, os galeses celebram o amor em 25 de janeiro – dia de St. Dwunwen. As colheres de madeira com cabos esculpidos em formatos elaborados, conhecidas como ‘lovespoons’ (colheres do amor), são frequentemente trocadas entre casais, uma tradição que tem suas origens no século XVI.

Romênia – Celebrado no dia 24 de fevereiro, o Dragobete, também conhecido como ‘O Dia em que os pássaros estão comprometidos’ é uma mistura entre dia dos namorados e celebração da Primavera. Rapazes e garotas vão para a floresta colher flores, enquanto outros lavam os rostos na neve para trazer saúde e felicidade.

República Tcheca – Apesar de nos últimos anos o Dia dos Namorados estar se popularizando, os amantes tchecos celebram tradicionalmente celebram dia 1o de Maio. Muitos casais fazem uma peregrinação à estátua do poeta Karel Hynek Mácha no Petrin Park, em Praga. Outro costume é dar um beijo sob à árvore de cerejeira, para trazer boa sorte no próximo ano.

Participe da Enquete:

Quando vocês celebram o Dia dos Namorados?  

Autora: Jacqueline Lacerda