Colunas

Postado em 31/05/2019

F.A.L.A.I. e Multiplicai

Colunista Diversas
Autor: Diversas Espaço reservado para publicação de textos de colunistas esporádicos. Quer contribuir com um texto? Basta enviá-lo para ser analisado pela nossa editoria que dentro de poucos dias você terá a resposta se foi aprovado para publicação. Mais colunas deste autor

Seis escritoras brasileiras reunidas em Amsterdã, Roterdã e Nunspeet, entre elas, Josane Amorim, a escritora-embaixadora do evento nos Países Baixos e eu, Mara Parrela, fortalecendo o slogan da organização “conectando mentes e culturas”. A etapa intitulada F.A.L.A.I (Festival Artístico Literário A.C.I.M.A Internacional) aconteceu nos dias 13 a 17 de maio, em Amsterdã e Roterdã, cuja etapa anterior, na Itália, no estande da A.C.I.M.A, Associação Cultural Internacional no XXXII Salão Internacional do Livro de Torino, de 09 a 13.

A coordenadora Sonia Michelin, natural do Paraná, pseudônimo Mariana Brasil, escreveu quatro livros e um deles “O Manuscrito de Sônia” que inspirou Paulo Coelho para seu livro “Onze Minutos”, traduzido para 7 idiomas, incluindo o holandês. Residente em Milão, Itália, ela é vice-presidente da A.C.I.M.A. Sheyla Cruz do Valle, vive em São Paulo e veio para a Europa especialmente, para receber o troféu na categora Verso, com o poema Paz & Pax , 1ª colocada no Concurso Literário Internacional Paz & Pace, incorporada à 7ª Antologia bilíngue, no projeto anual de internacionalização da literatura brasileira e italiana no exterior, capitaneada pela A.C.I.M.A. Sheyla seguiria para a Rússia, para ver o filho, levando orgulhosamente seu prêmio.

Cynthia Theodoro Porto é de São Paulo, vice-presidente da Casa do Poeta da capital, reconhecida internacionalmente por suas produções literárias. Jo Mendonça Acoforado veio de João Pessoa, na Paraíba, é psicóloga, escritora, poeta, atriz, cantora e musicista. Coordenadora de Intercâmbios Culturais, encorajando artistas a se expressarem. Ganhou do dono do hotel em Amsterdã, a garrafa de 5 litros da cerveja Heineken, com uma estrela. Deste modo, ele reconheceu tratar-se de uma brasileira diferenciada.

Josane Amorim é de Cachoeiro de Itapemirim-ES e divulgadora da Ciência Quântica. É autora de Mevrouw Jane, uma conversa dela com ela mesma, projetada em idade avançada, além do livro Mais que Sexo Perfeito e organizadora da 1ª Antologia Bilíngue Brasil-Holanda, Edição 2015. Com sua marcante hospitalidade, recebeu as escritoras em sua “Caravana dos Sonhos”, com flores, frutas, fondue e letras, na cidade de Nunspeet, nordeste da rica região de Veluwe, na Holanda.

Jacilene Bratas é moradora na Noruega, natural de Itaboraí, Rio de Janeiro. Formou-se na Noruega em Estudos Europeus e Americanos: literatura, Latin, Cultura Portuguesa e sociedade. Premiada diversas vezes tanto no Brasil, quanto no exterior. Suas publicações incluem também livros infantis.

As escritoras que vieram à Holanda, eram participantes entre 45 coautoras e algumas premiadas com Menções Honrosas (eu e Josane inclusive, ), na coletânea bilingue português/italiano da A.C.I.M.A. , cujo tema Paz & Pace, tão necessário quanto falar, multiplicar. O poema que participei da Coletânea, foi minha estreia como poetisa e me inspirei para homenagear o holandesinho Tijn Kolsteren que pintava suas unhas com esmaltes bem coloridos e também a dos doadores para a Cruz Vermelha holandesa. Tijn morreu de câncer aos 7 anos incompletos, em 2017. “Se Eu Fosse Poeta”, dei este título. Se quiserem, quem sabe publico aqui em uma próxima coluna.

O evento em Roterdã reuniu escritores e artistas da cidade, como Peter Hofland, ilustrador do meu novo livro Turismo Social. Os pontos ícones de Roterdã, mencionados no livro, foram representados na saia que usei, especialmente feita para o evento. O local foi cedido pela artista plástica brasileira italiana Wilma Kun, no seu espaço “Huis der Zoetheid” Café cultural e Biblioteca sebo em Roterdã.

Mara Parrela é mineira de Belo Horizonte, dupla cidadania, escritora premiada em três de quatro obras publicadas; Hier en Daar, Aqui e Lá ( Editora Sá- 2010) e recentemente lançado Turismo Social, Editora Árvore Alta, em coletâneas, Sem Fronteiras pelo Mundo, Coletânea Literária Internacional em Verso e Prosa, Editora Sem Fronteiras(2018) e recentemente, pela Editora Mandala, Antologia Bilíngue italiano português
“Paz & Pace”.

Para adquirir o livro entre em contato com a autora por e-mail: maraparrela@hotmail.com