Colunas

Postado em 22/02/2019

O inverno holandês e a baixa iluminação

Colunista Renata Ramos
Autor: Renata Ramos Renata Ramos é autora dos livros Amor Próprio, sob o pseudônimo de Jess Jane e também do livro Eu Sou Brasileiro! Me Respeite! Mais colunas deste autor

O inverno na Holanda varia de chuvoso, frio com neve ou extremamente frio e cinzento.

Nós, brasileiros, sofremos bastante nessa época por causa da escuridão, os dias são muito curtos e isso contribui para que deixemos de resolver tarefas do dia-a-dia, sair da cama às 7h da manhã no meio da escuridão, não é nada fácil.

Outra coisa que não me acostumo é a luz baixa nos recintos fechados, luz amarela ou velinhas é o tom de iluminação favorita dos holandeses. É quase impossível encontrar lâmpadas de luz branca nas lojas, o jeito é colocar muitas lâmpadas na sala para que não deixemos a penumbra reinar no ambiente, porque com ela vem a tristeza e a saudade de casa.

Com certeza, essa penumbra de inverno é algo cultural, isso vem do passado quando usavam muitas velas, que na verdade ainda são bastante usadas no país, consideram que o ambiente fica “gezelig”, algo como “aconchegante”mas eu acho que entristece e deprime.

A solução é acostumar, usar mais lâmpadas e tomar vitamina D que fica insuficiente pela falta de sol, por isso sofremos de “winterdepressie” , depressão de inverno. Grande parte da população dos países nórdicos sofre de depressão nessa época do ano.

As ruas ficam escuras e calmas, nos leva às telas de cinema de filmes de suspense, mas com toda escuridão, ando sozinha sem medo algum, coisa que não posso fazer no Brasil, apesar de toda iluminação.

Meu conselho? Acostumemo-nos, porque logo passa…a primavera chega e o povo volta a sorrir!

Three stages of grief