Colunas

Postado em 27/06/2019

“Papier Land “(País do papel)

Colunista Renata Ramos
Autor: Renata Ramos Renata Ramos é autora dos livros Amor Próprio, sob o pseudônimo de Jess Jane e também do livro Eu Sou Brasileiro! Me Respeite! Mais colunas deste autor

Certa vez escutei de um amigo holandês: “Nederland is een papier land “ que quer dizer: “A Holanda é o país do papel “

Em outras palavras, isso quer dizer que tudo tem que estar escrito, documentado, agendado, selado.

 

Tudo bonitinho, na prefeitura, na imigração, nas lojas, no banco… tudo tem que ter um comprovante de que você falou, fez, comprou, pagou…

 

Algumas vezes, nós brasileiros, sentimos um certo desconforto com esse sistema sem regalias e flexibilidade. Fomos acostumados a não ter horário, não ser cobrado, não cumprir agenda, não precisar provar muitas coisas… Com isso, ao nos depararmos com esse sistema nos sentimos pressionados. Holandeses também sentem isso, mas estão acostumados e aceitam normalmente as regras.

 

Para tudo na Holanda é necessário escrever uma carta, o correio da Holanda funciona bem e quase nunca se ouve falar em documentos extraviados. A carta simples chega ao destino final, desde que seja dentro do país, no dia seguinte da postagem, as respostas também costumam ser rápidas.

 

O envelope mais temido é o azul, este é o envelope padrão do Belastingdienst(Receita Federal da Holanda) que não perdoa nada e, quase sempre, quando recebemos este envelope, é cobrança de multas ou de imposto.

 

 

Holandeses vivem de contrato em contrato, se vão morar juntos ou casar, sempre têm um contrato bem amarrado no meio disso, nessa hora o amor é deixado de lado. Caso o holandês não esteja fazendo algum tipo de contrato ao “juntar os trapos”, cuidado! Isso pode ser sinal de que ele tenha dívidas…holandês não faz comunhão de bens, quando faz, na verdade é “comunhão de dívidas”. Uma coisa é certa, jamais assine algo sem saber a fundo o que diz nesse contrato ou carta, você poderá cair em uma grande arapuca.

 

Com o tempo veremos que toda essa papelada é necessária para não haver perda de tempo e para nos protegermos, por isso  passamos a aceitar  de que tudo fique registrado em um papel. Tudo que fazemos por escrito é para nossa própria segurança…ou para nossa queda, fiquem espertos!

 

E quando retornamos ao Brasil, que seja para férias, não gostamos nada nada dessa flexibilidade exagerada do nosso país. No Brasil, para tudo dá-se um jeitinho, nem sempre o jeitinho fica melhor para nosso lado, o melhor mesmo é deixar tudo por escrito, assinado e selado!

 

Amor Próprio

 

Amor próprio conta a minha experiência com o mundo das drogas e todos os passos tomados para sair desse mundo. Uma história real que contada me ajudou a clarear os fatos e entender tudo o que aconteceu comigo e porquê. Me ajudou também a trazer de volta meus talentos trancados anos a fio dentre outros , o de escrever e o nato de fazer correlações precisas dos acontecimentos com as razões para tal.

 

O começo, onde minha memória foi para resgatar e identificar onde tudo começou e algumas passagens importantes. A minha visão sobre tudo também é bastante aproveitada. Uma história envolvente, de linguagem fácil e entendimento rápido que alia o intrigante ao útil e ao didático.

 

Disponível na Amazon 

Eu Sou Brasileiro! Me Respeite!

 

É um livro que fala sobre os pequenos detalhes do comportamento do brasileiro, que pode ser melhorado mudando alguns hábitos.

 

Um livro intrigante que mexe com o ” brio ” do brasileiro ao mesmo tempo que convida-o a mudar de lado e fazer as coisas mais corretamente. Pequenos detalhes que podem mudar significativamente a vida das pessoas e consequentemente a rua, o bairro, a cidade, o país … E se não mudar pelo menos a mudança pessoal já é por si só a grande mudança.

 

A autora apresenta também o estilo holandês de viver e mostra um pouco o funcionamento da sociedade holandesa e porque lá as coisas funcionam e no Brasil não! Algumas passagens de situações vividas que a fizeram modificar seus hábitos e se tornar alguém melhor.

 

Uma reflexão para olhar para si próprio e decidir como quer ser e agir.

“Um ser respeitado e honesto ” ou ” Um ser não respeitado e não honesto”.

 

Disponível na Amazon