Colunas

Postado em 08/11/2019

Para me naturalizar na Holanda é preciso renunciar à cidadania brasileira? Entenda como fazer essa renúncia

Colunista Perguntas & Respostas
Autor: Perguntas & Respostas Levantamento feito via redes sociais com questões e perguntas que amigos, conhecidos, pessoas próximas ou não, da infância, contatos online ou reais etc. fazem sobre experiências de quem vive há vários anos, especificamente na Holanda. Mais colunas deste autor

Por Andrea Faganello

 

Como não sou casada e nem tenho parceria registrada com cidadão holandês, precisei renunciar à cidadania brasileira para me tornar cidadã holandesa, é exigência do governo holandês. Segui as instruções no site do consulado,  explico abaixo o passo-a-passo.

Instruções detalhadas para renunciar à nacionalidade brasileira:  

No dia da cerimônia de naturalização, recebi um documento chamado “Bekendmaking” (documento em que o rei informa que você já é cidadão holandês).

 

Precisei fazer a tradução juramentada para o português deste documento (Bekendmaking) e, logo em seguida, fazer o apostilamento da Haia, em um “Rechtbank”. Fiz no Rechtbank Den Bosch- Leeghwaterlaan 8, Den Bosch, mas existe em várias cidades, busque o mais mais perto de você. Paguei 48 € no total , sendo 24 euros no bekendmaking original e o mesmo valor para legalizar a tradução.

 

Entrei no site do SEI, que é um sistema em que vc pode entrar e pesquisar processos eletrônicos junto ao Ministério da Justiça. Portanto é necessário se cadastrar pelo site https://www.justica.gov.br/Acesso/sistema-eletronico-de-informacoes-sei . Logo abaixo na página, aparecerá em cinza a opção: “acessar o sistema SEI”. Antes de preencher este cadastro, preencha o documento chamado Pedido de Perda de Nacionalidade Brasileira  com os dados dos seus documentos brasileiros, para em seguida imprimir, assinar e escanear também .

 

Lá no sistema SEI, você preencherá o TERMO DE DECLARAÇÃO DE CONCORDÂNCIA E VERACIDADE com o seu endereço do Brasil, telefone do Brasil , CPF e RG. Depois de fazer esse cadastro vai imprimir, preencher, escanear e enviar para o e-mail: sei@mj.gov.br . Em seguida receberá, através do seu e-mail, uma confirmação para a utilização do sistema, conselho: mantenha login e senha  sempre bem guardados porque usará para pesquisar. 

 

Leia também o Manual do Usuário do Sistema SEI para saber o passo-a-passo do cadastro. 

Escanear documentos:

Será necessário que escaneie todos os seus documentos: “Bekendmaking” original, a tradução para o português, páginas da sua  identificação no passaporte brasileiro e passaporte holandês, certidão de nascimento, RG e CPF e a declaração que você assinou, porque o sistema vai solicitar!

 

Ao abrir o sistema SEI, aparecerá na tela, na aba do lado esquerdo em cinza a opção peticionamento: clique lá e aparecerá “processo novo” e logo abaixo, escolha a opção “solicitação perda de nacionalidade brasileira ”, clique nessa opção, assim aparecerá a tela principal e a opção peticionamento (lado direito acima na tela principal). Clique novamente nesta opção e aparecerá outra tela onde você colocará as suas informações como endereço (holandês) telefone e o espaço para enviar os documentos escaneados. Porém, primeiro, na aba que fica ao lado direito dessa tela haverá um quadrinho escrito “peticionar”, onde colocará, novamente, todas as informações solicitadas (endereço , telefone holandês e motivo da solicitação: perda de nacionalidade brasileira devido a naturalização holandesa. Após todo esse processo, enviar os documentos escaneados e a petição preenchida no site, aparecerá a opção enviar (aparecerá a tela pedindo o login e senha novamente “sua assinatura digital”.

 

Iniciar o processo no IND: 

 

Após o envio pelo site, aparecerá o número de protocolo do seu processo e em seguida receberá um e-mail de confirmação do SEI. Com este e-mail, agendará no consulado com opção específica para perda de nacionalidade. Leve esse e-mail do SEI com o número do processo e o seu passaporte ao consulado assim poderão verificar seu processo e fazer uma declaração de início de renúncia da nacionalidade brasileira (16 euros).

 

Com esta declaração em mãos, você precisará ir ao Ministerie van Buitelandse Zaken (Julianaplein 8 em Den Haag, saindo da Estação Central de Den Haag atravesse a rua e vire à esquerda e ande 200 metros), para receber um carimbo de legalização de documento(10 euros).

 

Após todo esse processo, você terá que tirar uma cópia dessa declaração legalizada e enviar para o IND por carta (não se esqueça de colocar o seu V-nummer e o zaaknummer a caneta na carta) para endereço : Postbus 3 AA – Ter Pel (para sua segurança, envie documentos pelo correio por carta registrada = “Aangetekende brief”) .

 

Depois de alguns dias, receberá uma carta do IND confirmando o recebimento da sua carta e dando um prazo de até 1 ano para finalizar a renúncia (no meu caso demorou 1 mês para sair no Diário Oficial).

Finalizando o processo de renúncia de nacionalidade: 

Sempre pesquise pelo site SEI se a sua nacionalidade já foi cancelada, através do Diário Oficial da União (pode ser pesquisado através do site do Jusbrasil).

 

Quando for publicada no Diário Oficial, agende ida ao consulado, a cópia da publicação onde aparece seu nome, filiação e informando a razão da perda de nacionalidade.  No consulado será emitida a declaração de renúncia da nacionalidade brasileira (16 euros). Não esqueça de levar o seu passaporte ao consulado para ser cancelado. Assim que tiver a declaração de renúncia, vá ao Ministerie van Buitelandse Zaken para carimbá-la(10 euros), em seguida envie cópia ao IND que lhe comunicará que seu processo foi encerrado. 

 

O horário do Ministerie van Buitenlandse Zaken em Den Haag é das 9 às 12:30 de segunda a sexta.

Conselho, se quiser fazer tudo em um dia, marque bem cedo sua consulta no consulado! O trem sai de Amsterdam Zuid direto para Den Haag!

 

Espero ter ajudado!