Voltar à página inicial
TEMPO NA HOLANDA
Tempo na Holanda
TEMPO NO BRASIL
 
Compre livros do Brasil e receba-os em sua casa!
Colunas

Clívia Caraccíolo é jornalista e advogada, nascida em Belém do Pará e cidadã do mundo. Antes de se estabelecer na Holanda, morou em Londres. Especialista em desenvolvimento sustentável, energias renováveis e mudanças climáticas, temas que atualmente está prestando consultoria, mas é apaixonada mesmo por jornalismo multimídia. Viciada em noticiários.

 

Lula na Holanda para defender etanol brasileiro

Clivia Caracciolo, Amsterdã, 9 de abril de 2008.

 

O presidente Luis Inácio Lula da Silva chegou à Holanda, nesta quarta-feira, com o objetivo claro de abrir mais oportunidades de negócios entre o Brasil e a Holanda. A vista de dois dias do presidente Lula prevê uma série de contatos para impulsionar a cooperação, o investimento e o comércio e confirmar a Holanda como um dos maiores investidores internacionais no Brasil. 90 empresários holandeses já confirmaram presença no seminário Brasil-Países Baixos, oportunidades e negócios.

Além de um acordo na área de patrimônio cultural e turismo, dois temas de peso vão ser consolidados nesta visita: a construção de um local no porto de Roterdã para servir de reservatório ao etanol brasileiro a fim de que o produto seja mais facilmente exportado para outros países europeus. Ao mesmo tempo em que o Brasil vai firmar cooperação com a Holanda que deverá enviar técnicos para modernizar portos brasileiros.

Contudo, a questão do etanol brasileiro e a construção de um reservatório para o seu armazenamento prometem ser um dos assuntos mais árduos para a comitiva brasileira que tem particular interesse em discutir sobre o tema.

No momento, empresários holandeses estão cobrando do governo de Haia mais incentivos para a abertura de usinas destinadas à fabricação da chamada segunda geração de biocombustível.  Na mídia, o Brasil está sendo bombardeado por reportagens e argumentos vão desde o levantamento de dúvidas sobre o grau de poluição que a fabricação do biocombustível produz, passando pelo questionamento sobre as condições de trabalho nas usinas de produção até a utilização de produtos que serviriam para a alimentação de humanos, mas que estão sendo usados para alimentar carros.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge declarou que o presidente Lula esta ciente desta nova opinião quanto ao etanol brasileiro e pediu que um grupo de trabalho seja formado, o mais rápido possível, a fim de elaborar uma estratégia para responder às críticas e  esclarecer melhor o é o programa nacional de biocombustíveis, pioneiro mundial no setor de energia.

No primeiro dia oficial da visita, o presidente Lula vai ter uma reunião provada coma rainha Beatrix e será homenageado com um jantar no palácio Noordeinde. Ele vai participar também de uma cerimônia de oferenda floral no monumento nacional do Dam, na capital Amsterdã.

 

 

Comente aqui:

Visite nossa página de anúncios classificados
Como chegar Guia de mapas e transporte público
 
Colunas Anteriores
 
.: Importante :. Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores. Suas opiniões não refletem necessariamente o pensamento da criadora do site. Site criado e mantido por Márcia Curvo - Reprodução proibida ©2008 - Para sugestões ou anúncios entre em contato conosco.