Voltar à página inicial
TEMPO NA HOLANDA
Tempo na Holanda
TEMPO NO BRASIL
Compre livros do Brasil e receba-os em sua casa!
Drogas

 

Os Coffeeshops da Holanda

 

Amsterdã ficou famosa mundialmente pela visão liberal da vida, maneiras extravagantes de celebrá-la e roupas glamurosas. Parte da tão popular tolerância de Amsterdã por drogas leves é mostrada pelo número de coffeeshops existentes na cidade. É difícil de acreditar que alguns turistas ainda não sabem a finalidade dos Coffeeshops.

Adultos podem adquirir e consumir drogas leves como maconha e haxixe dentro da legalidade estipulada pelas leis holandesas. Que seja um baseado ou um pedaço de brownie (bolo de chocolate com maconha) para não fumantes, os visitantes podem consumi-los no local ou levá-los pra casa consigo.

 

História dos Coffeeshops  

Os primeiros coffeeshops de Amsterdã apareceram nos anos 70 e tornaram-se um negócio bastante rentável. Há aproximadamente 400 deles em Amsterdã enquanto o número total no país é de aproximadamente mil coffeeshops. São bastante atraentes, especialmente para jovens turistas em busca de maconha e haxixe de qualidade a um preço bastante acessível.

Até 1995 os coffeeshops eram considerados empresas ilegais mas as autoridades de Amsterdã os toleravam dentro de certas limitações. Com o tempo o governo viu-se forçado a fazer uma diferenciação entre o uso de drogas e de substâncias alucinógenas: o que seria proibido e o que seria tolerado. Por isso mais de 200 coffeeshops, de 500 existentes em Amsterdã, foram fechados, considerados empresas criminosas e leis foram implementadas para que o consumo de drogas leves fosse controlado e institucionalizado. Para os coffeeshops que permaneceram funcionando, as autoridades colocaram um sistema de licenciamento o que tornou a existência delas legal.

Também o sistema limita definitivamente a abertura de novos coffeeshops. Para alguém que queira entrar o ramo, a única maneira é comprar um já existente, não só o nome, mas o local e a licença separadamente. O novo proprietário não tem permissão de mudar o local original. Essas regras deixam os proprietários dos coffeeshops felizes já que eles não precisam de se preocupar com com o sucesso de sua empresa e não têm preocupações com novos concorrentes. A licença age também como instrumento único que pode dar um aspecto de legitimidade às drogas leves em Amsterdã. Drogas leves negociadas nas ruas ou em alguma outra localidade não autorizada considera-se crime e é punido de acordo com a lei.  

Regulamentação holandesa de Cannabis

Autoridades holandesas aprovaram leis que restringem as drogas leves para uso pessoal somente, evitando assim o tráfico ilegal. Portanto a maconha e o haxixe só podem ser comprados por adultos (maiores de 18 anos) e na quantidade de até 30 gramas. Negociar drogas leves na rua ou em qualquer outro lugar que não seja um coffeeshop licenciado é estritamente proibido. Para evitar problemas ou desentendimentos com a polícia, não carregue mais do que algumas gramas com você, ou acabará sendo confundido com traficante e se envolver em problemas sérios.

A quantidade de drogas leves nos coffeeshops também é limitada. Os proprietários não podem estocar mais do que 500 gramas de erva, mas ainda mesmo que estejam um pouco acima do limite permitido por lei há uma certa tolerância. É difícil de se imaginar como é que um coffeeshop popular e bastante frequentado fecharia no meio do movimento por falta da erva, não é mesmo? Mas mesmo com estoque em excesso de drogas leves o proprietário só pode ser multado pelos "especialistas em drogas leves" , responsáveis pela implementação da lei. Aparentemente a multa não é tão alta e o estoque excedente não é confiscado, permitindo que os proprietários sempre tenham um estoque suficiente para suprir a demanda dos fregueses.

Os fregueses recebem um cardápio com todos os tipos de ervas que são vendidas no estabelecimento. Se não for mencionada, pergunte sobre a potência de cada tipo para evitar algum tipo de problema que poderá lhe causar. Tenha em mente que a maioria das ervas misturadas produzidas localmente são bastante fortes. Em resumo, e serve para os brownies também, quanto mais intenso o cheiro e o sabor, mais potente será o efeito. Se você preferir, peça para usar um cachimbo para fumá-la. A maioria dos coffeeshops oferecem tabaco gratuitamente (para ser misturado à erva), papel de seda e até mesmo vaporizadores.

Regras não-oficiais dizem que os fregueses não podem ficar fazendo hora nos locais sem motivo algum. Mesmo que não comprem drogas, devem comprar algo para que sua permanência no local seja aceita. Você pode também comprar bebidas não alcóolicas nos coffeeshops já que o consumo de bebidas alcóolicas associadas às drogas leves é estritamente proibida. Lanches e balinhas também são vendidos na maioria dos coffeeshops. Fregueses não podem negociar nenhum tipo de produto no local, isso é totalmente proibido. Alguns também proíbem o uso de aparelhos celulares. O uso de drogas pesadas e comportamento agressivo é totalmente banido dentro ou nos arredores dos coffeeshops. É aconselhável que sigam as regras oficiais e não-oficiais para que não entrem em confronto com os proprietários e nem com a polícia.

Copa  Cannabis

A cannabis tornou-se tão popular em Amsterdã, para os que ali residem e para turistas, que as autoridades organizam uma Copa  Cannabis que ocorre anualmente no mês de novembro, com muita publicidade feita com antecedência. Para muitas pessoas, especialmente turistas, a Copa Cannabis se tormou uma razão para férias já que as agências de viagens oferecem pacotes que incluem passagens aérea, hotéis, e programas turísticos para esse evento em particular. É nessa época que os cultivadores de maconha têm a única chance de serem reconhecidos e ganharem prêmio pelo trabalho. Têm também a oportunidade de se conhecerem e trocar informações.

Especialistas em medicina fitoterápica fazem discursos longos e interessantes sobre os benefícios da maconha medicinal e cannabis industrializada na cura de certas condições, mostrando pesquisas detalhadas e testes sobre o assunto. Para visitantes comuns, com pouco interesse em seu uso científico, a Copa Cannabis pode se tornar uma maratona que eles experimentam totalmente legalizada somente em Amsterdã.

História das drogas na Holanda

 

Visite nossa página de anúncios classificados
Como chegar
Guia de mapas e transporte público
 

 
 
 
.: Importante :.
Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Suas opiniões não refletem necessariamente o pensamento da criadora do site.
Site criado e mantido por Márcia Curvo - Reprodução proibida ©2007 - Para sugestões ou anúncios entre em contato conosco.