Voltar à página inicial
TEMPO NA HOLANDA
Tempo na Holanda
TEMPO NO BRASIL
Patrocine esta autora anunciando aqui
 
Compre livros do Brasil e receba-os em sua casa!
Colunas
Dra. Míriam Sommer, natural do Rio Grande do Sul, é homeopata formada em medicina no Brasil. Atualmente é pós-graduada na Erasmus Universiteit e atende em seu consultório em Den Haag. Esclareça suas dúvidas ou saiba como marcar consultas enviando-lhe um e-mail.

Vida e saúde

 

 

Como água para chocolate

Míriam Sommer

 


Seguramente os amantes do chocolate vão receber esta noticia com um sorriso:
Os chocolates da Páscoa alem de cumprir com o que ditados da tradição, estão também cumprindo com os ditados da saúde.
A investigação do Dr. Brian Biujsse, um epidemiologista nutricionista do Instituo alemão da Nutrição Humana, respalda o efeito benéfico do chocolate.

Segundo o estudo, a ingestão de pequenas quantidades de chocolate (o chocolate puro é melhor do que o claro) está relacionada com uma tensão arterial mais baixa e com menos risco de infarto do miocárdio e derrame cerebral.

Este estudo alemão veio aclarar muitas duvidas relativas ao consumo diário do chocolate, bem como a quantidade do consumo dos participantes. Primeiramente foram feitas hipóteses que colocavam o chocolate como um vilão pra a saúde.  Para comprovar o contrario, o estudo alemão contou com a participação de 20 000 indivíduos, os quais foram investigados os hábitos de vida (o que incluiu os hábitos alimentares) e o aparecimento de doenças cardiovasculares, ao longo de uma década.

O que foi constatado ao final do estudo é que os indivíduos que consumiram ao redor de 7,5 gramas diárias de chocolate tiveram menos chance de ter pressão alta e um risco menor (de 39%) de desenvolver um episodio cardiovascular se comparados aos indivíduos que haviam consumido somente 1,7 gramas de chocolate por dia.

Dr Buijsse adverte que o chocolate preto é mais recomendado que o claro, porque o chocolate claro contem menos cacau e, em conseqüência, contem menos flavonóides que o preto. Ficou estabelecido que o chocolate preto, que contem ao redor de 70 % de cacau, reduz o estresse oxidativo e melhora a função vascular e plaquetária.

Por fim, cabe lembrar que uma barra de chocolate de 100 gramas possui cerca de 500 calorias. Portanto, sugere-se que, ao ser consumido uma quota de chocolate diária, que sejam eliminadas outras fontes de calorias para evitar um alto somatório de calorias ao final do dia.

 

Visite nossa página de anúncios classificados
Como chegar
Guia de mapas e transporte público
 
Colunas Anteriores

 

 
 
 
.: Importante :.
Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores.
Suas opiniões não refletem necessariamente o pensamento da criadora do site.
Site criado e mantido por Márcia Curvo - Reprodução proibida ©2009 - Para sugestões ou anúncios entre em contato conosco.