Voltar à página inicial
TEMPO NA HOLANDA
Tempo na Holanda
TEMPO NO BRASIL
Compre livros do Brasil e receba-os em sua casa!
Manchete

 

Solidariedade e emoção marcam despedida para brasileiros assassinados em Enschede

da Redação
Fotos para o Brasileiros na Holanda por Gerson Apunik© e Jo Almeida©

 

 

Enschede - Uma grande multidão esteve presente ao velório dos três brasileiros assassinados em Enschede, na Holanda. A igreja Jozefkerk, na rua Oldenzaalsestraat, estava lotada, calcula-se que aproximadamente 750 pessoas, entre brasileiros e holandeses estiveram presentes ao serviço fúnebre.

Logo depois do culto houve um cortejo silencioso pelas ruas do centro da cidade de Enschede até a casa funerária Vredenhof na rua Tromplaan para onde os três corpos foram levados. Segundo a brasileira residente em Hoek van Holland, Jo Almeida, muitos brasileiros vieram de outras cidades para prestar as últimas homenagens às vitimas. Almeida viajou mais de duas horas de sua cidade até Enschede para se despedir das amigas e do menino Sávio.

Entre os presentes estavam o prefeito da cidade, Peter den Oudsten e o cônsul do Brasil. Houve discursos curtos, um deles feito por um amigo da vítima Adriana Corrêa Barros; o treinador de futebol e o diretor da escola também se pronunciaram sobre o menino Sávio Barros da Silva, filho de Adriana que comemorava seu nono aniversário no dia em que foram assassinados pelo ex-companheiro de sua mãe, o holandês descendente de italiano, Christian Dega. A terceira vítima foi a irmã caçula de Adriana que passava férias na Holanda, Eliane Carolina Corrêa Marques de 18 anos. Os três corpos serão trasladados para Belém, onde deverão ser entrerrados ainda esta semana.

O município de Enschede vai arcar com parte das despesas funerárias e de rapatriação e outra parte será paga pelo consulado do Brasil. O velório e o cortejo fúnebre foi todo organizado pela prefeitura da cidade, disseram os amigos que estiveram presentes  durante o serviço funerário.

Uma brasileira, amiga das vítimas, Celena, está arrecadando fundos para enviar para a mãe de Adriana no Brasil para ajudar no sepultamento dos três corpos no Pará, já que ela sozinha não teria condições financeiras para arcar com os custos. "Todos os meses Adriana enviava dinheiro para ajudar a mãe e também para pagar os estudos de seu irmão e da irmã".

Segundo Celena,  é desejo dos brasileiros de serem enterrados em sua terra natal, "Fico satisfeita em saber que, com a ajuda de todos isso será possível". Ainda de acordo com Celena, nenhum amigo se deslocará da Holanda para Belém para participar do enterro porque as passagens são muito caras, mas a mãe de Adriana virá em breve para a Holanda para recolher os pertences das três vítimas.

Assista ao vídeo:

 

Massaal afscheid slachtoffers gezinsdrama Boswinkel

18/05/2010 -

Leia mais no site Notícias da Holanda

Visite nossa página de anúncios classificados
Como chegar Guia de mapas e transporte público
 
Colunas Anteriores
 
.: Importante :.
Todas as colunas são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores. Suas opiniões não refletem necessariamente o pensamento da criadora do site. Site criado e mantido por Márcia Curvo - Reprodução proibida ©2010 - Para sugestões ou anúncios entre em contato conosco.